2ª Série

 ATIVIDADES,   CALENDÁRIO DE AULAS e PROGRAMAÇÃO SEMANAL CMSP



( Atenção Professor, postar sua atividade abaixo dessa linha e click botão Atualizar quando terminar )










  3°  BIMESTRE





 

Atividade 21

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

3º Bimestre – Semana de 16/08 a 20/09 – Período - Manhã.

Tema:   LUZ: FONTES E CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

Aluno (a) (s)
 
ORIENTAÇÃO

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios das páginas 32, 33 e 34   SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO -  3o BIMESTRE atividade essa a ser entregar aqui no e-mail do professor ou no seu caderno na aula presencial.

 

Link do Caderno do aluno https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf

 

RESPONDA: Atividade 1, 2 e 3

Esta atividade valerá 2,5 pontos.

 

OBSERVAÇÃO:

 

- Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

 

                                                               Boa atividade a todos e boa sorte!

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

 





 

Atividade 13

Disciplina: TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA         E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A e 2º B    

Nome do Aluno (a):

RA:

3º Bimestre – Período - Manhã.

Tema:  CONVIVA E CMSP – Um guia para vida digital!

Vídeo aula: https://youtu.be/wTCBMIKb-94


Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 10 de setembro do 3º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.


ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.

Segue o Arquivo da aula dada, para realizar um resumo do tema dado:

Conviva e CMSP - Um guia para a vida digital, então se descreva como você convive e se relaciona ao navegar na Internet e nas Redes sociais!

No mínimo de 10 linhas e no máximo de 15 linhas para entregar na próxima aula, também discutiremos em sala, os Impactos da Tecnologia relacionado com ansiedade para finalizarmos!

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/21545/202142.pptx

 

Boa atividade a todos!

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: 
suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp






Atividade de Geografia

Professor Eraldo Alencar Menezes-2ª-A-B

Eraldo.amenezes@hotmail.com -11989260823

                     As matrizes étnicas do povo brasileiro

As matrizes étnicas do povo brasileiro foram os nativos da terra (índios), os europeus (portugueses que chegaram por aqui) e os negros africanos (trazidos à força para escravização). No desenrolar da História e com a miscigenação, essa três culturas (acrescidas de outras mais adiante) geraram a cultura brasileira.

 

ATIVIDADES

1)O que entende por matrizes culturais do Brasil?

2)O que define uma matriz cultural?

3)Como surgiu as matrizes culturais?

4)O Brasil vive uma diversidade constante,como você vê esta diversidade?





Prof° Cido  ( Eletiva )

 OBS: copiar no caderno 2° ANOS A e B 

Explicação em sala de aula, juntamente com

 atividades e debate para nota Bimestral




Setembro Amarelo: a importância de falar sobre prevenção de suicídio!

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.
Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

Objetivos do Setembro Amarelo:

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.

Se você está deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

As pessoas que pensam em suicídio normalmente estão tentando fugir de uma situação da vida que lhes parece insuportável, buscando o alívio por:

  • sentirem-se envergonhadas, culpadas ou por se acharem um peso para os demais;
  • sentirem-se vítimas;
  • sentimentos de rejeição, perda ou solidão.

Detectar o potencial de comportamentos suicidas é muito importante para a prevenção. Eles são causados por situações que as pessoas encaram como devastadoras. Por exemplo:

Fonte: Site Vittude







Professor Cido, aula de "Sociologia" 3° bimestre 2° A e B 

de acordo com as aulas do CMSP, por favor caderno 



Modalidades de produção industrial

O processo de desenvolvimento industrial começou no fim do século XVIII e início do século XIX, a partir daí houve a necessidade de buscar maneiras de melhor controlar os gastos, a produtividade, o trabalhador e o retorno financeiro.

Diante disso, no decorrer do tempo surgiram diversos tipos de modelos e sistemas de produção industrial, um tipo sempre superava o outro de acordo com o momento histórico e suas respectivas necessidades.


Taylorismo

Teve início no começo do século passado, tinha como objetivo principal dinamizar o trabalho na indústria. O criador desse sistema produtivo foi Frederick Taylor, que acreditava na especialização de tarefas, ou seja, o trabalhador desenvolvia uma única atividade, por exemplo, alguém que colocava os faróis nos automóveis na indústria automobilística faria apenas isso o dia todo sem conhecer os procedimentos das outras etapas da produção, além de monitorar o tempo gasto para a realização de tarefas e premiação àqueles que tivessem um grande rendimento em seu trabalho.

Fordismo

Essa modalidade de produção foi criada a partir do Taylorismo, com seu mentor Henry Ford na década de 20. Sua ideia foi elaborada em sua própria indústria de automóvel, a Ford, baseado na especialização da função e na instalação de esteiras sem fim na linha de montagem, à medida que o produto deslocava na esteira o trabalhador desenvolvia sua função. Com isso, visava diminuir o tempo gasto no trabalho, aumentar a produtividade, diminuir o custo de produção e, principalmente, realizar a produção em massa para o consumo ocorrer no mesmo passo.

Toyotismo

Sistema de produção criado no Japão que tinha em sua base a tecnologia da informática e da robótica, isso ocorreu na década de 1970, e primeiramente foi usado na fábrica da Toyota. Nessa modalidade de produção o trabalhador não fica limitado a uma única tarefa, o operário desenvolve diversas atividades na produção. Outra criação desse sistema é o just-in-time, produzir a partir de um tempo já estipulado com intenção de regular os estoques e a matéria-prima.




 

Prof Cido, matéria eletivas para o 2º ano B


Trabalho de pesquisa entregar até 13 de setembro de 2021

tema sistemas e formas de governo.

OBS: 

*  Pode ser entregue em papel almaço ou digitado

* Trabalho individual



Prof Cido, matéria eletivas para o 2º ano B

Copiem no caderno estes dois conceitos:

Democracia


Democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade.

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa "povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo"). Neste sistema político, fica resguardado aos cidadãos o direito à participação política.

Assim, a democracia é uma série de princípios que orientam a atuação dos governos para que estes garantam o respeito às liberdades e cumpram a vontade geral da população.

Na democracia, todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo. Atualmente, a maioria dos países possui modelos de democracia representativa. Neles os cidadãos elegem seus representantes por meio do voto.


 Cidadania


Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação).

A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada.

Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão interligados, e o respeito e cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa.


Atividade 20

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

3º Bimestre – Semana de 09/08 a 13/08 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou  

 

Tema:  SOM – CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FONTES

  

Aluno (a) (s)
 
ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios das páginas 28, 29 e 30   SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO -  3o BIMESTRE atividade essa a ser entregue aqui no e-mail do professor ou no seu caderno na aula presencial.

 

Link do Caderno do aluno https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf

 

RESPONDA: Atividade 1 e 2

 

 

 Esta atividade valerá 2,5 pontos.

 

OBSERVAÇÃO:

 

- Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@prof.educacao.sp.gov.br


PROFESSOR ERALDO ALENCAR MENEZES
GEOGRAFIA

                        A GEOLOGIA E A GEOFÍSICA

Geologia estuda a estrutura e a composição química da Terra, bem como sua evolução ao longo do tempo, com ênfase no estudo direto das rochas e seus minerais constituintes. A Geofísica também tem a estrutura da Terra e do subsolo como objeto de interesse.

 


Atividades

 

1)Qual é a importância da geofísica?

 

2)O que é o estudo da Geologia?


 

3)Qual é a função de um geólogo?


4)O que a geofísica estuda?

 



Atividade 12

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                 E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A e 2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

3º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema: REPRISE - Moda pra quem?

Vídeo aula:   https://www.youtube.com/watch?v=JC9VzbV_Ano&list=PLtYe4M7gMnkOmYZM5iB8q6d5qn8FiqvPV

Aluno(a)(s)

Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 10 de agosto do 3º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.

 

Realize um resumo de 10 a 15 linhas desse Arquivo em PDF Anexo, realizando também pesquisa adicional, no seu caderno da Disciplina TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, e assista a vídeo aula anexado a essa atividade, junto com o PPT.

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16371/138918.pptx

 

 

Boa atividade a todos!

 

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: 
suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp






 


   Professor Cido, 2° ano "B" aula de Eletivas 2° bimestre aulas de junho de 2021

                  de acordo com as aulas do CMSP,  por favor copiem no caderno 



 Ceticismo



Ceticismo é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. Um indivíduo cético caracteriza-se por ter predisposição constante para a dúvida, para a incredulidade.

O ceticismo é um sistema filosófico fundado pelo filósofo grego Pirro (318 a.C.-272 a.C.), que tem por base a afirmação de que o homem não tem capacidade de atingir a certeza absoluta sobre uma verdade ou conhecimento específico. No extremo oposto ao ceticismo como corrente filosófica encontra-se o dogmatismo.

O cético questiona tudo o que lhe é apresentado como verdade e não admite a existência de dogmas, fenômenos religiosos ou metafísicos.

O cético pode usar o pensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese. No entanto, o recurso ao método científico não é uma necessidade imperiosa para o cético, podendo muitas vezes preferir a evidência empírica para atestar a validade das suas ideias.

Ceticismo filosófico

O ceticismo filosófico teve a sua origem na filosofia grega e consistia em uma negação da validade fundamental de algumas teses ou correntes filosóficas.

Este tipo de ceticismo pressupõe uma atitude que duvida da noção de verdade absoluta ou conhecimento absoluto. O ceticismo filosófico se opôs a correntes como o Estoicismo e Dogmatismo.

Ceticismo absoluto e relativo

O ceticismo pode ter alguns graus de intensidade. Como o próprio nome indica, o ceticismo absoluto, criado por Górgia, revela que não é possível conhecer a verdade, porque os sentidos enganam. Assim, tudo é considerado como uma ilusão.

Por outro lado, o ceticismo relativo não nega tão veementemente a possibilidade de conhecer a verdade, negando apenas em parte a possibilidade do conhecimento, mas ao mesmo tempo admitindo que existe uma probabilidade. Algumas correntes que apresentavam ideias do ceticismo relativo são: pragmatismo, relativismo, probabilismo e subjetivismo.

Ceticismo e dogmatismo

Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ceticismo é o oposto do dogmatismo. Enquanto o dogmatismo indica uma crença numa verdade absoluta e indiscutível, o ceticismo é próprio de uma atitude de dúvida em relação a essas verdades ou à capacidade de solucionar definitivamente questões filosóficas.

Ceticismo científico

O ceticismo científico indica uma atitude baseada no método científico, que pretende questionar a verdade de uma hipótese ou tese científica, tentando apresentar argumentos que a comprovem ou neguem.

Ceticismo religioso

Frequentemente, o ceticismo é visto como uma atitude oposta à fé. Assim, o ceticismo religioso duvida das tradições e cultura religiosa, questionando também as noções e ensinamentos transmitidos pelas religiões.


Procrastinar


Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

A procrastinação é um comportamento considerado normal ao ser humano, no entanto pode ser muito prejudicial quando começa a impedir o funcionamento de rotinas pessoais ou profissionais.

O verbo procrastinar é utilizado no sentido de negligenciamento de atividades, ou seja, quando um trabalho não recebe a devida atenção e importância que deveria, sendo deixado de lado para a produção de outras atividades menos importantes, por exemplo.

Por normal, o ato de procrastinar está relacionado com a ansiedade, stress, falta de criatividade e outros sentimentos que ajudam a desconcentrar a pessoa de seu objetivo.

Etimologicamente, a palavra “procrastinar” se originou a partir do latim procrastinatusprocrastinare, que significa “à frente de amanhã”, na tradução literal.

Existem algumas técnicas simples que ajudam as pessoas a diminuírem o ritmo da procrastinação, focando principalmente na otimização da divisão do tempo de produção de trabalho, de entretenimento e descanso.

Uma dessas técnicas é chamada de Pomodoro, desenvolvida por Francesco Cirillo na década de 1980. Neste método, a pessoa deve dividir períodos de tempo de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), intercalando com intervalos de 5 minutos de descanso entre cada. Após 4 “pomodoros”, a pessoa tem o direito de 30 minutos de repouso, para depois retornar a uma nova sequência de “pomodoros”.

Pomodoro?

Técnica Pomodoro ou método Pomodoro é um sistema de gerenciamento de tempo que incentiva as pessoas a focar de maneira intensa e integral em apenas uma tarefa ao longo de exatos 25 minutos.

O método pomodoro foi inventado no início dos anos 90 pelo empresário e escritor italiano Francesco Cirillo.

Ele nomeou o sistema de "Pomodoro" (tomate, em italiano) em homenagem ao cronômetro em forma de tomate que ele costumava utilizar para acompanhar seu trabalho como estudante universitário.

Como funciona a Técnica Pomodoro?

Ao denominar uma tarefa a ser feita, no qual você deverá ter foco integral, é preciso cronometrar o tempo exato de 25 minutos.

Ao finalizar esse período de 25 minutos, denominado como pomodoro, é preciso dar um intervalo de 5 minutos para o descanso da mente e do corpo.

Após cerca de quatro pomodoros, a pausa entre as atividades se torna mais longa, tendo entre 10 a 30 minutos.

Isso acontece estrategicamente para que a mente e o corpo tenham um período maior de descanso e recuperação, ajudando num foco de maior qualidade para o próximo pomodoro.

Atualmente, vivemos uma crise da verdade. O negacionismo ganha novamente espaço dentro da sociedade e coloca em xeque preceitos básicos e já sedimentados pela ciência no mundo. Esse movimento se apresenta travestido de “polêmicas”, por isso, é importante tomar cuidado com ele.

A problemática da veracidade é irrigada por ingredientes presentes nas estratégias dos “mercadores da dúvida”. Dessa forma, tais agentes procuram uma falsa simetria na argumentação científica e criam teorias conspiratórias para explicar o inexplicável.


Negacionismo

Um bom exemplo da atuação do negacionismo é em relação ao aquecimento global. De fato, existe uma desestruturação do conhecimento por parte da população, gerando um descrédito em relação ao tema, entretanto, também vemos empresas de petróleos e indústrias ajudando a disseminar contestações à ciência do clima.

A movimentação dessas particularidades é perigosa. O campo do debate vira uma discussão ideológica capaz de influenciar a opinião pública e legitimar governantes com posições anticientíficas.

Entretanto, infelizmente, o aquecimento global não é o único consenso científico questionado pelos negacionistas. Temos o movimento antivacinas, a crença de que a terra é plana, o dito de que o Holocausto não existiu, entre outros. Portanto, é necessário compreender melhor o negacionismo a as suas consequências.

O que é negacionismo?

Negacionismo é a escolha de negar a realidade como forma de escapar de uma verdade desconfortável. Na ciência, o negacionismo é definido como a rejeição dos conceitos básicos, incontestáveis e apoiados por consenso científico a favor de ideias, tanto radicais quanto controversas.

Dessa forma, o negacionismo costuma se fortalecer quando a sociedade se depara com situações de instabilidade, como uma crise ou algo nunca antes presenciado. Quando em oposição a evidências científicas, o movimento encontra sustentação em teorias e discursos conspiratórios, sem aprofundamento e isolados, que acabam favorecendo disputas ideológicas, interesses políticos e religiosos.

Nesse sentido, alguns autores colocam o negacionismo como uma “pseudociência que contradiz um mundo imenso de teorias, verdades comprovadas e pesquisas sérias”. Sendo assim, o objetivo final dele – além de criar polêmicas retóricas e desnecessárias – é rejeitar alguma afirmação que encontra consenso no meio científico e em teorias solidamente comprovadas.

Além disso, as pessoas que seguem essa ideologia tentam propor experimentos para comprovar seus ideais na prática. Entretanto, encontram limitação teórica e de equipamentos, o que os leva a criar falácias com uma conclusão inválida.

Origem da teoria negacionista

A teoria negacionista é uma estratégia antiga e bem sucedida de “minar” conceitos científicos. A ideia foi aplicada pela primeira vez nos EUA, em 1950, quando a indústria de tabaco desenvolveu um manual de relações públicas para reagir às evidências científicas das pesquisas clínicas, que ligavam o fumo ao câncer. O objetivo, ao constatar essas evidências e contrapô-las ao consenso científico, era o de criar a “dúvida”.

Essa mesma “dúvida” do negacionismo foi utilizada para negar o buraco da camada de ozônio em 1980. Na mesma época, evangélicos americanos também usaram a mesma estratégia para forçar o ensino do “criacionismo” nas escolas, equiparando a inspiração bíblica da criação e derrotando a teoria da evolução.

Ainda, as indústrias de carvão mineral e petróleo, em 1990, fizeram de tudo para desacreditar a ciência climática e barrar a ação contra o aquecimento global. Por isso, vemos hoje, em pleno século XXI, o desmatamento da Amazônia e a “permissão” para as queimadas e exploração dos garimpos e minério, que tanto causa debates e discussões políticas, inclusive em âmbito internacional.

O fenômeno da pós-verdade

Era comum a geração mais velha dizer “é comprovado cientificamente” quando queria sustentar uma argumentação. Hoje, essa tática já não tem a mesma eficácia, pois a confiança na ciência está diminuindo.

Dessa forma, os que apoiam a teoria negacionista generalizam dúvidas e argumentos superficiais não comprovados, o que provoca uma descrença nas instituições científicas. Tal movimento favorece a disseminação de fatos escancaradamente anticientíficos, contando inclusive, com o apoio de governos e setores políticos.

O fenômeno da pós-verdade (fatos objetivos que passam a ter menos influência do que crenças pessoais na opinião pública) é um sintoma extremo dessa crise. Muitas pessoas não enxergam que a ciência existe para beneficiar a sociedade e seus indivíduos. A pós-verdade não designa só o uso oportunista da mentira: sinaliza um ceticismo quanto ao benefício das verdades e suas evidências factuais, comprovadas pela ciência.





ATIVIDADE:08

Disciplina: ARTE

NOTA:

SÉRIE/TURMA

Professor: JOSÉ JARDES

E-MAIL: jardes@prof.educacao.sp.gov.br

DATA:

2°A/2°B

Nome do aluno (a):

RA:

 

  2°  Bimestre – período – Manhã

             Atividade de Arte semana: 05/07/2021 à 09/07/2021

 

                Tema: Movimento na dança

 

1-Dança Folclóricas: Qual a origem do coco?

2-Quando surgiu o grupo coco raiz?

3-Quais os termos usados na quadrilha das festas juninas?

4- Pesquisar no mínimo 5 danças folclóricas da região de são Paulo.

 

           Boa atividade a todos!


Professor Cido, aula de "Sociologia" 2° bimestre de 10 e 17-06-21
de acordo com as aulas do CMSP, por favor caderno 2° B 


Consumo e Consumismo


          No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Esse hábito vem sendo discutido por muitos autores em suas origens e dimensões. Alguns estudiosos apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar. Outros autores destacam a vinculação histórica da possibilidade de compra à vida boa, riqueza, saúde. Isso quer dizer que ao longo dos anos, pessoas que tinham maior poder de compra eram consideradas melhores que pessoas com menor poder de compra.

Consumismo é doença?

Quando o ato de comprar está vinculado diretamente à ansiedade e à satisfação, podemos dizer que se trata de uma compulsão. Em alguns casos, isso pode representar grandes perdas em termos de relacionamento interpessoal e qualidade de vida. Para que seja considerado doentio, o consumismo precisa representar uma parcela significativa da vida e dos pensamentos da pessoa, de forma que sua saúde emocional, psicológica ou mesmo social e financeira estejam abaladas. Nesses casos, a cisão entre necessidade e motivação da compra é completa, ou seja, a pessoa definitivamente não precisa e, muitas vezes, nem se dá conta do que está comprando.

Quais são as origens dessa tendência consumista?

A origem da tendência de compulsão pelo ato de comprar tem suas origens na história da humanidade. Após os eventos da Revolução Industrial, os processos de produção e circulação de bens foram agilizados. Com o avanço da produção, houve um grande distanciamento das pessoas e do conhecimento em relação aos meios de produção. Para entender como isso se deu, basta pensar o quanto você conhece, por exemplo, dos processos de produção das coisas que você compra. Você sabe como são fabricados os produtos de higiene, alimentação, itens de decoração e outros? Conhece as formas de distribuição, importação e exportação? É justamente esse desconhecimento que historicamente foi denominado alienação. A alienação é a principal dimensão do consumismo, está na base da compra desvinculada da necessidade e do desconhecimento em relação ao valor de compra e de uso.

Ainda discutindo a história da tendência consumista, podemos destacar a vinculação da possibilidade de comprar ao poder, já que, por muitos anos, o consumo era privilégio de classes mais ricas. Com o desenvolvimento econômico, da produção e da publicidade, as distâncias foram sendo diminuídas. O que se pode perceber na atualidade é um nivelamento de desejos: crianças pobres e ricas querem os mesmos brinquedos, adultos de classes sociais distintas têm as mesmas vontades, reforçadas pelos modelos e padrões de vida apresentados pela mídia, como os gostos e hábitos de celebridades.

A criação e valorização social de padrões de comportamento é outra dimensão importante do consumismo. Para atingir o padrão de sucesso e boa vida, inúmeras pessoas investem seus esforços para adquirir bens que não necessitam.

Taylorismo

Frederick Taylor nasceu nos Estados Unidos, em março de 1856, no estado da Pensilvânia. Engenheiro mecânico por formação, Taylor trabalhou como operário e engenheiro em algumas empresas e fábricas nos Estados Unidos, onde passou a observar o sistema produtivo e a administração industrial.

Taylor constatou que a forma como o trabalho era organizado não gerava lucro, portanto, era ineficiente. A partir disso, passou a estudar maneiras de melhorar o rendimento de cada trabalhador, bem como buscar estratégias mais eficazes quanto à gerência, com o objetivo de aumentar a produção e diminuir o tempo gasto para produzir.

Características do taylorismo

A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.

Para isso, era necessário que os funcionários recebessem instruções quanto à função exercida para que pudessem aperfeiçoar sua capacidade produtiva e permitir o máximo aproveitamento de suas habilidades. Assim, os trabalhadores passaram a ser selecionados segundo as suas aptidões e a receber treinamentos pautados em métodos científicos com atividades planejadas, otimizando o trabalho e o tempo. Cada funcionário exerceria uma função específica, ficando então alheio ao resultado final.

Taylor também defendia que a administração deveria estar atenta à questão da melhoria dos saláriosredução da jornada de trabalhobonificações mediante o que foi produzido por cada trabalhador e também utilização de métodos para diminuir o cansaço dos funcionários, evitando movimentos desnecessários, o que levaria tanto à prosperidade do empregado como também do empregador.

Toyotismo

Toyotismo é um sistema de produção industrial de mercadorias desenvolvido no Japão após a Segunda Guerra Mundial. O sistema levou esse nome pois foi instalado na fábrica da Toyota a partir da década de 1960.

A principal característica do Toyotismo é a chamada flexibilização da produção - ou acumulação flexível -, que tem como premissa básica a adequação da produção e estocagem dos produtos a partir da demanda de consumo. 

O Toyotismo, criado pelos japoneses, foi o sistema alternativo ao Fordismo - desenvolvido anteriormente pelo empresário estadunidense Henry Ford, ainda na década de 1910.

Após a criação do Toyotismo e sua aplicação nas fábricas japonesas, esse sistema se espalhou pelo mundo e ainda é comum em muitas indústrias na contemporaneidade.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se encontrava com graves problemas econômicos e sociais resultantes de um mercado consumidor fortemente reduzido e da extrema dificuldade de importação de matéria-prima.

Diante deste cenário, os engenheiros Shingeo Shingo, Taiichi Ohno e Eiji Toyoda desenvolveram um modelo produtivo que visava encontrar formas de fabricação de produtos com os menores custos possíveis.

O modelo desenvolvido entre os anos de 1948 e 1975 nas indústrias da montadora automobilística Toyota possuía uma abordagem fabril diferente dos já conhecidos modelos fordista e taylorista, aplicados nas empresas dos Estados Unidos e de vários países da Europa. 

Após visitar fábricas estadunidenses, os engenheiros japoneses perceberam que os modelos que funcionavam nas imensas fábricas nos Estados Unidos, com seus grandes mercados consumidores, mas que não funcionavam no contexto japonês.

O sistema toyotista foi criado para se adaptar à realidade japonesa no pós-guerra, que possuía um espaço geográfico e mercado consumidor menores se comparados a outros países.

Por isso, os engenheiros japoneses criaram um sistema que visava a redução de desperdício e a produção adequada ao consumo, em prol da redução dos custos de produção e o aumento de lucros.

Características do Toyotismo

São características fundamentais do Toyotismo:

  • Modelo industrial baseado no “just in time”, que consiste na regulação entre o fornecimento de matéria-prima, a produção e a venda. Ou seja, somente a matéria-prima necessária para produzir uma quantidade definida de mercadorias em um certo tempo estabelecido é requisitada e utilizada. O chamado “just in time” ajudou a economizar matéria-prima e, sendo assim, capital. Além disso, viabilizou a economia de espaço de estocagem e tornou mais ágil a produção e circulação das mercadorias
  • A quantidade de mercadorias produzidas é diretamente definida pela demanda do mercado. Isso ajuda a evitar o acúmulo de estoque, excedentes de produção e desperdício de matéria-prima. 
  • Diferente do sistema fordista, onde cada trabalhador se tornou especializado em uma função determinada da linha de produção, os trabalhadores nos sistema toyotista precisam ser multifuncionais - ou seja, conhecer muito bem todo sistema de produção - ,além de altamente qualificados.
  • Implementação de sistemas de qualidade nas variadas etapas de produção e nos processos de distribuição, visando manter a alta qualidade dos produtos e controlar desperdícios.
  • Implementação de pesquisas de mercado para avaliar demandas, satisfação etc. 
  • Acompanhamento e controle constante das etapas, onde a visibilidade, transparência e organização são fatores fundamentais. Esses valores deram origens a metodologias como o chamado “Kanban”. 
  • Aumento da diversificação dos produtos. 
  • Considerações sobre o Toyotismo

    Um fator importante a se considerar é que o desenvolvimento desse sistema foi acompanhado de um intenso desenvolvimento tecnológico, do aumento das análises de mercado, controles de qualidade e afins, que são muito presentes nas empresas atuais.

    O Toyotismo é um dos sistemas de produção responsáveis pela flexibilização não só do processo produtivo, como também das formas de trabalho. O caráter multifuncional dos funcionários no sistema toyotista contribuiu para a diminuição da oferta de empregos no setor secundário da economia (industrial) e, com isso, fez aumentar a concentração de oferta de serviços no setor terciário (serviços).

Fordismo

fordismo foi um modelo de produção industrial utilizado amplamente nos Estados Unidos e revolucionou a produção de automóveis, sendo adaptado para outras indústrias ao longo dos anos. Como o nome já diz, foi um modelo criado pelo idealizador das indústrias Ford, Henry Ford.

Ford aperfeiçoou uma prática que já existia na Europa, desenvolvida por Frederick Taylor, e a adaptou para suas indústrias automobilísticas. Com as adaptações, como a linha de montagem e a padronização dos produtos fabricados, a produtividade era alta, e o tempo de produção, muito baixo, o que resultou em um modelo de sucesso no início de sua implementação.

Origem do fordismo

No fim do século XIX, a Segunda Revolução Industrial aumentou, de forma considerável, a produção de mercadorias e, consequentemente, o número de indústrias pelo mundo. A partir desse momento, inovações foram criadas para dar conta de tal demanda, a fim de aumentar ainda mais as produções em um menor espaço de tempo.

primeiro a produzir um modelo de produção industrial que atingisse esses objetivos foi Frederick Taylor, que desenvolveu um sistema que baseava a produção no tempo de movimento dos trabalhadores, o taylorismo. Taylor elaborou um mecanismo que adaptava o trabalhador ao ritmo da máquina, assim, menos interrupções aconteciam, havia menos desperdício e mais produtividade.

Entretanto, no século seguinte, em 1909, o empresário Henry Ford melhorou as ideias de Taylor e as adaptou para a indústria automotiva, a Ford Motor Company, localizada em Detroit, nos Estados Unidos da América. Suas ideias revolucionaram a forma como a indústria, de forma geral, produzia suas mercadorias.

Antes de Ford, com as ideias de Taylor, as fábricas adaptavam as máquinas aos funcionários, mas isso não fazia com que a produção fosse tão alta como os industriais imaginavam. Ford, notando essa questão, introduziu várias técnicas para proporcionar uma produção rápida e barata.

Características do fordismo

Ao adaptar as ideias de Taylor, Ford retirou da fabricação todos os componentes que pudessem ser artesanais, implementando, assim, uma total automatização dos processos industriais. Para isso, algumas características precisam ser explicadas a fim de melhorar o entendimento desse modelo.

  • Padronização da produção: Henry Ford estabeleceu padrões nos seus automóveis, os modelos T, introduzindo máquinas que cortavam todos os componentes do veículo e os moldavam, diminuindo possíveis erros humanos.

  • Esteira rolante e linha de montagem: entre as principais inovações de Ford, uma das mais significativas em relação à produção foi a linha de montagem, vinda com uma esteira rolante que levava o produto a ser trabalhado para o operário. Desse modo, o operário ficava parado em sua posição, esperando sua demanda. Com isso, os trabalhadores ficavam submissos a movimentos mecanizados e relativamente simples. Era essa esteira que controlava o tempo de produção na indústria. O trabalhador ficava parado enquanto o automóvel se deslocava até o final da produção, o acabamento.

  • Diminuição do tempo de produção: ao padronizar os modelos e designar movimentos repetitivos aos seus funcionários, o modelo fordista reduziu amplamente o tempo de produção de um automóvel. Na época, estima-se que, antes de Ford, um veículo demorava, em média, 500 minutos para ficar pronto. Nas fábricas Ford, esse tempo caiu para 2 minutos.

  • Divisão rígida de tarefas: no processo da esteira, cada trabalhador realizava uma função específica, o que aumentava a produtividade e diminuía os custos.

  • Barateamento dos produtos e produção em massa: com todas as características acima citadas, os veículos da Ford puderam ser comercializados com preços acessíveis, pois os custos eram baixos. Assim, a alta produtividade com a linha de montagem (esteira) e funções específicas para cada trabalhador popularizaram os os veículos, tornando comum a aquisição do modelo T.





Professor Cido, aula de "Eletivas" 2° bimestre de acordo com as aulas do CMSP, por favor copiem no caderno 2° B 


Propaganda



Propaganda é um conjunto de ações específicas e sistemáticas realizadas para dar conhecimento a algo ou alguém.

O termo deriva do latim propagare, que significa “reproduzir por meio de mergulhia”.

Ela é um dos meios de anunciar determinado assunto, com o objetivo de convencer ou influenciar a opinião do seu receptor, embora também possa estar ligada à junção de pessoas em prol de uma causa ou campanha.

A propaganda utiliza um conjunto de ações e estratégias combinadas com fins ideológicos, políticos, emocionais e instintivos para influenciar o seu receptor.

Os meios onde este conjunto pode ser utilizado são os comerciais, revistas, jornais, cartazes, entre outros.

Existe também um tipo de propaganda na qual o anunciante pode oferecer uma ideia parcial ou totalmente errada em relação à realidade do produto ou do serviço. Esta é uma propaganda enganosa, pois transmite a ideia ilusória das características do que se está anunciando, apenas com a finalidade de venda do mesmo.

Propaganda e Publicidade

Embora apareçam mencionadas sempre juntas e com funções semelhantes, na teoria, as palavras propaganda e publicidade possuem significados diferentes.

Enquanto a propaganda, pela sua etimologia, significa dar conhecimento a algo através de um conjunto de ações, a palavra publicidade, deriva do latim publicus e significa o ato de tornar público um fato, uma ideia.

Na prática, tanto a propaganda como a publicidade adquirem o mesmo significado. De acordo com o Conselho Executivo de Normas Padrão (CENP, um dos órgãos regulamentadores da comunicação), ambas palavras são sinônimos e possuem o mesmo entendimento.

A comunicação impessoal de uma mensagem dirigida ao público-alvo do produto paga por um patrocinador identificado, veiculada em meios de comunicação de massa ou dirigidos, como televisão e internet, que tem como objetivo criar imagem e estimular a aquisição do produto.


Tipos de Propaganda


As várias formas da propaganda moderna estão presentes diariamente no cotidiano das pessoas. Desta forma, ela possui uma lista de classificações que variam com o contexto dos setores da vida.

Propaganda ideológica

É uma técnica de persuasão realizada de maneira a convencer ou formar as ideias e convicções dos indivíduos. Ela é desenvolvida de maneira mais ampla que os demais tipos de propaganda.

Propaganda política

É o tipo de propaganda que visa disseminar ideologias políticas, programas e filosofias partidárias e atuações de governos. Tem um caráter permanente e é considerada um instrumento importante na propagação de sistemas políticos.

Propaganda eleitoral

Tem uma utilização esporádica no objetivo de conquistar votos para determinando candidato a um cargo eletivo. Seus principais instrumentos para campanha eleitoral são adesivos, faixas, camisetas, bonés, além de um ostensivo programa eleitoral para circular em diferentes meios de comunicação.

Propaganda governamental

A propaganda governamental é aquela realizada com o propósito de criar, reforçar ou modificar a imagem de um determinado governo, em seus níveis federal, estadual e municipal, dentro e fora de seus limites geográficos. Ela representa atualmente o maior número de propagandas veiculadas no Brasil.

Propaganda institucional

Também denominada por alguns autores americanos de propaganda de relações públicas (Public Relations Advertising), é o tipo de propaganda onde as atividades de relações públicas e de propaganda interagem, visando preencher as necessidades legítimas da empresa em termos de divulgação de informações.

Propaganda social

É o tipo de propaganda dedicada às causas sociais. É onde a atuação se volta para a junção de pessoas em prol de um objetivo ou uma causa, como as campanhas de arrecadação de roupas, alimentos e outros itens para determinadas instituições.

Propaganda de produto

O objetivo desta propaganda é o de divulgar um produto e influenciar o consumidor a comprá-lo. É onde se utiliza todo conjunto de ações ideológicas e instintivas para influenciar o poder de compra do consumidor. O tipo mais comum desta propaganda são as de alimentos e bebidas.

Propaganda de serviços

Este tipo de propaganda dedica-se em influenciar o poder do consumidor para determinado serviço. A sua identificação é um pouco similar com a propaganda institucional, porém sua função trata-se apenas da divulgação do serviço.

Propaganda comparativa

Este tipo de propaganda é feito com base na comparação de produtos que são concorrentes. O anunciante contrapõe a sua própria oferta à oferta da concorrência.




ATIVIDADE:07

Disciplina: ARTE

NOTA:

SÉRIE/TURMA

Professor: JOSÉ JARDES

E-MAIL: jardes@prof.educacao.sp.gov.br

DATA:

2°A/2°B

Nome do aluno (a):

RA:

 

  2°  Bimestre – período – Manhã

             Atividade de Arte semana: 28/06/2021 à 02/07/2021

 

                Tema: Dança

 

1-O que você entende por cultura popular?

2-O que você entende por dança popular, folclórica paulista e brasileira?

3-Você conhece os fatores de movimento?

4- Você considera a capoeira uma luta ou uma dança?

5- O que você entende por movimento corporal?

6- Você conhece estas danças: frevo,catira,xaxado,chimarrita?Se não conhece, imagina como elas são? Saberia dizer quais as origens delas?

 

 

           Boa atividade a todos!



 

Atividade 17

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Semana de 21/06 a 25/06 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 22/06 – Link anexo    https://youtu.be/3eXbyBS0WHQ


Tema: Energia Solar – efeito fotovoltaico

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 30.06.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 04, 05 e 08 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 

 RESPONDA:

 

1)    Quais as maneiras de aproveitarmos a energia solar?

 

2)    O que são células fotovoltaicas?               

 

Verdadeiro ou Falso – Enquete

 

3) É possível abastecer uma cidade com as usinas geotérmicas.            

     a) Verdadeiro.        b) Falso.

 

4)    No Brasil, há cidades que utilizam a energia proveniente do

interior da Terra para aquecimento das águas e de pequenas fontes.

 

    a) Verdadeiro.        b) Falso.

 

5)  A localização das cidades e os custos com equipamentos especiais são desvantagens

 no aproveitamento da energia geotérmica.

 

a) Verdadeiro.        b) Falso.

 


Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16404/149219.pptx

 

 Esta atividade valerá 1,5 ponto.

 

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

 

Atividade 16

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Semana de 21/06 a 25/06 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 15/06 – Link anexo   https://youtu.be/kxCp4xzfOg0

 

Tema: Energia Geotérmica

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 28.06.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 04, 05 e 08 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 

 RESPONDA: Verdadeiro ou Falso – Enquete

 

 

 

 1) A poluição sonora é uma das desvantagens em utilizar a energia eólica.

a) Verdadeiro.        b) Falso.

 

2)  Hoje é possível, com as usinas eólicas, produzir energia elétrica suficiente para a cidade de São Paulo.

 

a) Verdadeiro.        b) Falso.

 

3) O rendimento da usina eólica depende da velocidade dos ventos e do tamanho da hélice.

 

a) Verdadeiro.        b) Falso.

 

4) O que é energia geotérmica?

 

5) Como acontece o aproveitamento dessa energia?

 

6) Que aspectos positivos e negativos você associa à energia geotérmica?

 

 

Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16368/146090.pptx

 

 

 Esta atividade valerá 1,5 ponto.

 

  

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@prof.educacao.sp.gov.br


Atividade 10

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                       

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A e 2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema:  Vish está tudo pixelado!

Vídeo aula:    https://youtu.be/Q7sEYdaGPmA


Aluno(a)(s)

Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 28 de junho do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.

 

Realize um resumo com uma pesquisa do tema “ Pixel ” de 10 a 15 linhas desse Arquivo em PDF Anexo, realizando também pesquisa adicional, no seu caderno da Disciplina TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, e assista a vídeo aula anexado a essa atividade, junto com o PPT.

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16443/162558.pptx

 

 

Boa atividade a todos!

 

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp

 




Atividade de Geografia para a semana

Professor Eraldo Alencar Menezes-2ª-A-B

Eraldo.amenezes@hotmail.com -11989260823

E E Antonio Carlos da Trindade

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-rede-urbana.htm

Centro de Mídias

 

                    I                              A REDE URBANA BRASILEIRA

 


A rede urbana brasileira é constituída por centros que polarizam a economia, o fluxo de pessoas e a oferta de bens e serviços. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 5.570 municípios, mas a rede urbana é comandada por 11 centros. Desses, 49 são aglomerações urbanas.

Os chamados centros urbanos são constituídos por 440 cidades, além do Distrito Federal. Esse conjunto de centros urbanos reúne 60% da população do País. Somente Rio de Janeiro e São Paulo, que são consideradas metrópoles globais, concentram 18% da população brasileira.

Já as aglomerações urbanas – que podem ou não serem metropolitanas – concentram quase 50% da população e estão distribuídas em 379 cidades.

São consideradas metrópoles nacionais os municípios de: Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Recife e Porto Alegre. As cidades de Belém, Goiânia e Campinas são denominadas metrópoles regionais.

Foram enquadradas como centros regionais: São Luís, Maceió, Natal, Teresina, João Pessoa, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Cuiabá, Aracaju, Londrina, Santos, Florianópolis e Vitória.

Há, ainda, a definição de centro sub-regional I, que se aplica a Sorocaba, Joinville, São José do Rio Preto, Caxias do Sul, Pelotas, Jundiaí, Maringá, Ilhéus, Itabuna, Volta Redonda, Barra Mansa, Caruaru, Blumenau, Limeira, Cascavel, Petrolina, Juazeiro do Norte, Crato, Araraquara e São Carlos.

O termo centro sub-regional II é aplicado para designar os municípios de Ipatinga, Araçatuba, Criciúma, Itajaí, Cabo Frio, Moji-Guaçu, Moji-Mirim, Guaratinguetá, Aparecida e Itabira.

 

 

                                         ATIVIDADES

 

1)Como se formou a rede urbana no Brasil?

2)O que é rede urbana,de exemplos?

3)Quais as características da rede urbana?

4)O que são metrópoles regionais?

5)O que são metrópoles nacionais?

 



 



ATIVIDADE:06

Disciplina: ARTE

NOTA:

SÉRIE/TURMA

Professor: JOSÉ JARDES

E-MAIL: jardes@prof.educacao.sp.gov.br

DATA:

2°A/2°B

Nome do aluno (a):

RA:

 

  2°  Bimestre – período – Manhã

             Atividade de Arte semana: 21/06/2021 à 25/06/2021

 

                Tema: Dança

 

1-Definir na dança o que se entende por deslocamento.

2-Quais os balés que conhece ( moderno) e ( contemporâneo).

3-Na dança como podemos definir nível baixo?

4- Como podemos definir técnica de rolamento?

 

           Boa atividade a todos!

 

Atividade 15

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Semana de 14/06 a 18/06 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 03/06 – Link anexo   https://youtu.be/sMWRsxpcNuQ

  

Tema: Usina Eólica

  

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 23.06.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 04 e 08 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 

RESPONDA Verdadeiro ou falso – Enquete

 

1) A geração de energia nas termonucleares é devida à fusão nos átomos de urânio.

a)  Verdadeiro.        b) Falso

 

2)  O descarte do lixo radioativo é um problema mundial para os países que têm usinas termonucleares.

 

a) Verdadeiro.        b) Falso

 

3)  O Brasil está na vanguarda no investimento nas usinas termonucleares.

a) Verdadeiro.        b) Falso

 

4) Que aspectos positivos e negativos você associa à Energia eólica?

 

 

Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16337/143965.pptx

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16337/142735.mp4

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16337/142736.mp4

 

 

 Esta atividade valerá 1,5 ponto.

 

  

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br 


Atividade 14

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Semana de 04/06 a 18/06 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 01/06 – Link anexo   https://youtu.be/wFPZYSw8hTE

 

Tema:  ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - Retomada da Termometria 

 

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 23.06.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 07 e 08 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

1)    A temperatura média do corpo humano é de 36,5°C. Determine esse valor na escala Fahrenheit.

2)    O livro Fahrenheit 451 aborda sobre a extinção de todos os materiais de leitura em um futuro onde a função dos bombeiros era a de manter a temperatura da queima dos livros em 451°F. Como poderia ser o nome do livro se a temperatura fosse medida em °C?

 

3)    É possível medir a temperatura de um corpo através da sua dilatação térmica?

 

4)    Qual é o órgão responsável pelo controle da temperatura do corpo humano?

 

5)    Por que que mesmo com “febre” nós sentimos frio?

 


 Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/18123/151196.pptx

 


 Esta atividade valerá 1,5 ponto.

  


OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br



Língua  Portuguesa 2º A e B

Professor: rogeriomachado@prof.educacao.sp.gov.br

Professora  Sandra: sandrabrantes@prof.educacao.sp.gov.br 

 Atividade: Livro Aprender Sempre - Volume 2 - Sequência 1 - Aulas 01 a 08 (páginas 03 à 15). Data de entrega 18/06/2021.

Bons estudos!






ATIVIDADE:05

Disciplina: ARTE

NOTA:

SÉRIE/TURMA

Professor: JOSÉ JARDES

E-MAIL: jardes@prof.educacao.sp.gov.br

DATA:

2°A/2°B

Nome do aluno (a):

RA:

 

  2°  Bimestre – período – Manhã

             Atividade de Arte semana: 14/06/2021 à 18/06/2021

 

Tema: Dança e Brincadeiras: o novo ETHOS nas praticas sociais de linguagem, movimento na dança.

 

1-Atividade de pergunta e respostas: Cite alguns artistas que se destacam em festejos juninos.

2-Cite alguns tipos de dança em período das festas juninas.

3-Cite algumas brincadeiras do período das comemorações dos festejos juninos.

 

         Boa atividade a todos!




Atividade 10

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA                                                 

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

2º Bimestre – Período - Manhã. 

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

Tema:   “ Usinas termonucleares – vantagens e desvantagens  ”

Vídeo aula:   https://youtu.be/3obKfInSVPg

 
Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 11 de junho do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp,  ou acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE

Deverá o aluno abrir o Arquivo da aula em PDF e responder as questões dos Slides 4, 5 e 7. Siga as instruções, conforme a orientação dessa aula e assistindo a vídeo aula anexado a essa atividade para entender melhor, segue o PPT abaixo.

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/14281/137832.pptx

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/14281/137912.mp4

 

 

                                                                                         Boa atividade a todos!

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
Cel. (11) 99415-2178

Atividade 09

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA 

E-mail:             suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

2º Bimestre – Período - Manhã.

 

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema:   “ Energia elétrica, produção e consumo ”

Vídeo aula:    https://youtu.be/NGhxo3I2jE0

 
Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 11 de junho do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp,  ou acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE

Deverá o aluno abrir o Arquivo da aula em PDF e responder as questões dos Slides 4 e 5. Siga as instruções, conforme a orientação dessa aula e assistindo a vídeo aula anexado a essa atividade para entender melhor, segue o PPT abaixo.

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/13503/135357.pptx

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/13503/135276.wav

 

 

                                                                                         Boa atividade a todos!

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: 
suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178

EE. Antônio Carlos da Trindade

 

Nome do Aluno (a):­­­­__________________________________RA:______________Nota:_______ 

Turma: 2° EM: A e B - Data:_______________ Disciplina: Biologia   -   Professora: Lanny

E-mail para devolução: lannycoelho@prof.educacao.sp.gov.br

 

Habilidade: Identificar os aspectos históricos das concepções sobre hereditariedade à luz da época

em que foram propostas; Elaborar e testar hipóteses sobre composição genética de indivíduos; Propor e testar hipóteses sobre herança, aplicando as ideias de Mendel;

 

Atividade 2: Genética


Seguindo os conteúdos ministrados nas últimas aulas do CMSP, segue uma síntese do tema Genética: desde a antiguidade, o homem busca entender como ocorre a transmissão das características de um ser para outro. As primeiras ideias sobre hereditariedade eram bastante simples e apenas afirmavam que os filhos eram semelhantes aos pais, sem entender o mecanismo por trás dessa constatação, a Genética é a parte da Biologia que estuda a hereditariedade, ou seja, a forma como as características são repassadas de geração para geração. Considera-se que essa ciência iniciou-se com os experimentos e leis propostas por um monge chamado Gregor Mendel, em um trabalho publicado em 1866.

De acordo com as informações aqui expostas e com auxilio dos vídeos a seguir, os quais vocês deveram assistir.

17/05/21: https://youtu.be/b4HeoJA0Jt4;

24/05/21: https://youtu.be/wpQh181xK-U;

31/05/21: https://youtu.be/ac6SiMP7lHg;

 

Pesquise e escreva de forma resumida sobre a primeira e segunda lei de Mendel e qual a maior diferença entre as duas?

 

Caso tenham dúvidas por favor me contatar. Estou a disposição.

Não deixem de realizar essa tarefa, pois irá compor nota para o segundo bimestre.

Não deixem acumular as atividades.

Acompanhem as aulas do CMSP, pois também irão compor nota.

 

Boa atividade a todos!

 

 

Projeto de Vida

Professor Marco Aurélio Cândido

E-mail: marcocandido@prof.educacao.sp.gov.br

Turmas:

·         8º anos A e B

·         9º anos A, B e C

·         1ª série A e B

·         2ª série A e B

·         3ª série A

Atividade: Autoavaliação socioemocional

Na secretaria eletrônica digital – SED - https://sed.educacao.sp.gov.br/ use seu RA e senha para fazer seu acesso. Abra a opção aluno, na coluna azul no lado esquerdo, depois autoavaliação socioemocional e preencher autoavaliação, ler o exemplo de como resolver a rubrica e preencher todas as competências (foco, responsabilidade, ...). Lembre-se, escolher o 2ª bimestre e de justificar, no box abaixo, sua resposta.


Professor Cido, disciplina de "Sociologia" Atividade de M.M.R , por favor 

respondam no caderno alunos do  2° A e 2° B



1)Descreva o conceito de cultura?

2) O que é a globalização da cultura?

3) O que é identidade cultural?

4) Descreva o conceito de identidade?

5) Qual o conceito de auto-identidade?






Professor Cido, disciplina de "Eletivas" Atividade de M.M.R , por favor respondam 

no caderno alunos do  2° B 


1) O que é empreendedorismo?

2) O que é ser um empreendedor?

3)Descreva as características de um empreendedor!

4) Descreva empreendedorismo na visão de Joseph Schumper !

5) Descreva o seu conceito sobre empreendedorismo !




Atividade 09

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                 

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A e 2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema:  Moda pra quem?

Vídeo aula:   https://www.youtube.com/watch?v=JC9VzbV_Ano&list=PLtYe4M7gMnkOmYZM5iB8q6d5qn8FiqvPV

Aluno(a)(s)

Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 11 de junho do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.

 

Realize um resumo de 10 a 15 linhas desse Arquivo em PDF Anexo, realizando também pesquisa adicional, no seu caderno da Disciplina TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, e assista a vídeo aula anexado a essa atividade, junto com o PPT.

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/16371/138918.pptx

 










 

Boa atividade a todos!

 

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp



ATIVIDADE:04

Disciplina: ARTE

NOTA:

SÉRIE/TURMA

Professor: JOSÉ JARDES

E-MAIL: jardes@prof.educacao.sp.gov.br

DATA:

2°A/2°B

Nome do aluno (a):

RA:

 

  2°  Bimestre – período – Manhã

             Atividade de Arte semana: 07/06/2021 à 11/06/2021

Tema: Dança

 

(1) Pesquisa com o uso de computado e celular a questão em vigor: Como podemos classificar o ritmo do frevo?

      (2) Qual o figurino utilizado para dançar o frevo?

(3) Nas festas juninas qual o figurino usado para a dança da quadrilha?

 

Boa tarde a todos!



*Educação Física  – 2°s anos A/B*

PROF Glauber '  

glaubercd@yahoo.com.br

EE ANTONIO CARLOS DA TRINDADE

RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO –

 

 

OBJETIVOS

 

Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).

      Compreender o conceito de um “padrão de beleza”;

      Analisar os padrões de beleza ao longo dos anos;

      Discutir a questão do corpo saudável.

 

Nas redes sociais, nas telas da televisão, nas capas de revistas, são inúmeros os meios midiáticos em que somos bombardeados diariamente com imagens e discursos sobre o corpo perfeito. Como se beleza estivesse diretamente relacionada a padrões que só conseguiremos se estivermos em determinado lugar, utilizarmos algum produto, praticarmos aquela atividade e ou exercício físico, vestirmos aquela marca de roupa [...].

A aparência física não tem nenhuma ligação com a saúde.

Um indivíduo pode ter colesterol alto, diabetes e até hipertensão, independentemente de estar no peso ideal ou não.

 

 

Pesquisa  

 

1.  Quais são os padrões de beleza impostos pela sociedade atualmente?

 

 

2.  Ao longo dos séculos, sempre foi esse o padrão imposto?

 


Bom dia !!


*MATEMÁTICA – 2°s anos A/B*

PROFA SAMANTHA

EE ANTONIO CARLOS DA TRINDADE

RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO – CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA

MATEMÁTICA – 2°s anos A/B

PROFA SAMANTHA

*OS EXERCÍCIOS SÓ SERÃO ACEITOS COM AS CONTAS RESPECTIVAS*

1) Observe os objetos abaixo e pense nas figuras espaciais que podem ser associadas a eles. Assinale a alternativa que mostra a relação correta entre os objetos e as figuras geométricas.

 I Lata de lixo

 II Bola de fuebol

 III Dado

A) esfera cubo cilindro

B) esfera cilindro cubo

C) cilindro esfera cubo

D) cubo esfera cilindro

 

2) A figura abaixo representa uma pirâmide de base hexagonal. O número de vértices dessa pirâmide é:

(A) 06

(B) 07

(C) 10

(D) 12

 

3) Quantos vértices tem um prisma de base quadrada?

 

4) Quantas faces tem uma pirâmide de base triangular?

 

5) A forma geométrica espacial que possui 5 paredes retangulares e 2 bases pentagonais é:

(A) um cilindro.

(B) uma pirâmide de base pentagonal.

(C) um prisma de base pentagonal.

(D)um paralelepípedo.






EEANTONIO CARLOS DA TRINDADE
RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO
PROF. ANA MARIA  TURMA 2A - FÍSICA

EXERCÍCIOS SOBRE A DEFINIÇÃO DE CALOR















 

d) É definido como sendo a energia elétrica média das moléculas de um corpo.
e) É definido como sendo a energia potencial gravitacional de um corpo.

2. O calor pode ser definido como uma forma de energia em trânsito, motivada por uma diferença de temperatura. Um corpo pode receber ou ceder energia na forma de calor, mas nunca armazená-la. O ato de fornecer ou ceder calor para uma substância pode acarretar consequências, como mudança de fase ou variação da temperatura. Com base nesses conhecimentos, o que acontecerá se fornecermos calor continuamente a um bloco de gelo que se encontra a 0 ºC, na pressão de 1 atmosfera?

Assinale a alternativa correta.

a) Primeiro o bloco irá fundir-se e, depois, aquecer-se.
b) Primeiro o bloco irá aquecer-se e, depois, fundir-se.
c) Primeiro o bloco irá fundir-se para, depois, solidificar-se.
d) Não acontecerá nada.
e) O bloco irá aquecer-se.

3. Em todo telejornal, geralmente há um espaço para a previsão do tempo, momento no qual são informadas as temperaturas máximas e mínimas de muitas cidades. Ao informar as máximas temperaturas para algumas capitais do Brasil, um jornalista disse a seguinte frase: “Preparem-se, pois até domingo fará muito calor, com temperaturas de até 35 °C”. Do ponto de vista da Física, existe um erro nessa frase. Marque a alternativa que explica o erro cometido pelo jornalista.

a) Como a temperatura será de 35 °C, inferior à temperatura normal do corpo humano, as sensações de calor não serão tão intensas.
b) O calor é uma energia trocada entre dois corpos. Da forma como a informação foi passada, dá-se a entender que um corpo com elevada temperatura é portador do calor, o que não corresponde à realidade.
c) O certo seria dizer que a temperatura estaria amena, pois dias quentes são dias com temperatura superior a 40 °C.
d) O calor é uma energia que flui do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura, e, da forma como a informação foi passada, dá-se a entender que um corpo com elevada temperatura é portador do calor, o que não corresponde à realidade.
e) O certo seria dizer: “Preparem-se, pois até domingo teremos temperaturas muito altas, com calor de até 35 °C

4. Marque a alternativa correta a respeito do calor.

a) Grandeza física vetorial, motivada pela diferença de temperatura entre dois corpos.
b) Grandeza física escalar, que indica a vibração molecular.
c) Grandeza física adimensional, que indica a temperatura das substâncias.
d) Grandeza física escalar, motivada pela diferença de temperatura entre corpos.
e) Grandeza física unidimensional, que indica se um corpo está quente ou frio.





Professor Cido, aula de "Eletivas" 2° bimestre de acordo com as aulas do CMSP, por favor copiem no caderno 2° B 

                                 Empreendedorismo

Houve um tempo em que a palavra “empreendedorismo” não fazia parte oficial da língua portuguesa. No entanto, há empreendedores por aí há séculos, contribuindo com mudanças importantes na humanidade. Hoje, o termo é cada vez mais utilizado para definir pessoas capazes de identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras.

Isso não significa que um empreendedor seja, necessariamente, um empresário e vice-versa. Neste artigo, você vai finalmente entender o que é empreendedorismo e descobrir algumas qualidades comuns aos empreendedores de sucesso.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para Schumpeter, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. 

A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Isso significa que “a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios”.

O Brasil apresenta grande potencial para o empreendedorismo. De acordo com A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a Taxa de Empreendedorismo Total no Brasil é de 38% (2018). São 52 milhões de brasileiros se dedicando ao próprio negócio.

A pesquisa também mostra que, comparado com os países do BRICS, o Brasil apresenta a maior taxa. A China é o segundo colocado na listagem, com 26,7%.  Diante dos outros 49 países listados em todo levantamento, o Brasil segue bem posicionado.  

O que é ser empreendedor

Agora que você já sabe o que é empreendedorismo, precisa saber o que significa ser um verdadeiro empreendedor. Alguns entendem como empreendedor quem começa algo novo, que enxerga oportunidades que ninguém viu até o momento. Em outras palavras, é aquela pessoa que faz, sai da zona de conforto e da área de sonhos e parte para a ação.

Portanto, um empreendedor é um realizador que coloca em prática novas ideias, por meio de criatividade. Isso muitas vezes significa mudar tudo o que já existe. Já viu aquelas pessoas que conseguem transformar crises em oportunidades e que influenciam os outros com suas ideias? Provavelmente são bons empreendedores.

Aproveitar as oportunidades do mercado e transformar crises em oportunidade é uma característica do brasileiro. Dados do Relatório de Empreendedorismo no Brasil de 2018, mostram que houve um aumento no número de pessoas que empreendem por oportunidade. 

De acordo com o levantamento, 61,8% dos empreendedores abriram o próprio negócio porque identificaram uma oportunidade. O dado é o maior desde 2014, quando atingiu a marca de 70,6%. Enquanto isso, a necessidade tem influenciado cada vez menos a decisão de empreender. O índice caiu para 37,5% em 2018. A menor taxa desde 2014. 

A pesquisa também mostra que houve um crescimento no número de jovens empreendedores. De 2017 para 2018, a participação de pessoas de 18 a 24 anos subiu de 18,9% para 22,2%. 

Os jovens estão mais interessados em ter o próprio negócio e colocar suas ideias em prática, criando soluções inovadoras para a sociedade. Mas como identificar um empreendedor? Veja a seguir quais são as características presentes nesse perfil.

Características de um empreendedor

 

Ninguém nasce empreendedor. É o contato social e estudos que favorecem o desenvolvimento de talentos e características na personalidade, que podem ser fortalecidos ao longo da vida. Todos os contatos e referências irão influenciar diretamente no nível de empreendedorismo de uma pessoa, já que um empreendedor é um ser social. Abaixo, elencamos algumas peculiaridades encontradas nos diversos perfis de empreendedores:

  • Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos, e mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar.
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões. Assim, esse tipo de empreendedor costuma arriscar mais.
  • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. Essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar.
  • Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante.

Quem reúne essas características já está em vantagem quando o assunto é empreendedorismo, mas isso não é suficiente. Para ter sucesso como empreendedor, em alguma atividade é fundamental ter um bom projeto, investir no planejamento e no plano de negócios. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar quem quer empreender.




Atividade 08

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A e 2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período - Manhã. 

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

  

Tema: Desinformação

Vídeo aula: https://youtu.be/0a6gQIizjWU

 

Aluno(a)(s)

 

Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 29 de maio do 2º Bimestre de 2021.

 

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

 

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

 

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.

 

Realize um resumo de 10 a 15 linhas desse Arquivo em PDF Anexo, no seu caderno da Disciplina TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, e assista a vídeo aula anexado a essa atividade, junto com o PPT abaixo.

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/14284/147014.pptx

 

Essa atividade vale 1,0 ponto para sua nota! 

Boa atividade a todos!

 

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br 

Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp

 

Atividade 03

Disciplina: ARTES

Nota:

Série/Turma

Professor:     

JOSÉ JARDES                                                   

E-mail:  jardes@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°A, 2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período – Manhã

 

ATIVIDADE DA SEMANA 10/05/2021 a 14/05/2021

 

TEMA: Dança

 

1- Em que período surgiu à dança

 

2- Quais os movimentos da dança clássica?

 

3 - Em que período surgiu à ciranda?

        

     4 - Qual a percussora da ciranda?

 

  

Boa atividade a todos!

 




Atividade 02

Disciplina: ARTES

Nota:

Série/Turma

Professor:     

JOSÉ JARDES                                                   

E-mail:  jardes@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°A, 2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período – Manhã

 

ATIVIDADE DA SEMANA 10/05/2021 a 14/05/2021

 

TEMA: Dança

 

1-    De acordo com seus conhecimentos e pesquisas qual o ritmo da dança grega?

 

2-    Qual o estado que foi originado o forró?

 

3-    Que se entende por giros moderados?

 

Boa atividade a todos!


 

Atividade 01

Disciplina: ARTES

Nota:

Série/Turma

Professor:     

JOSÉ JARDES                                                   

E-mail:  jardes@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°A, 2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período – Manhã

 

ATIVIDADE DA SEMANA 10/05/2021 a 14/05/2021

 

TEMA: Dança

 

1-    Defina a expressão (a vida imita a arte a arte imita a vida)

 

2-    De acordo com seus conhecimentos e pesquisas como podemos definir a história da dança?

  

3-    Cite alguns tipos de dança agitadas e em qual período que surgiu?

 

4-    Cite 3 artistas que se destacaram na dança.

  

5-    Quais tipos de danças que você conhece? Cite no mínimo 3.

 


Boa atividade a todos!

 

  

Atividade 08

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

Professor:       SUEDNO OLIVEIRA                                                   

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2°B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre 05/05 a 12/07 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 11/05 – Click no link abaixo.

 https://youtu.be/JN0pMWN-uVI

 

TEMA:  Energia e suas transformações, novo percurso.

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 02.06.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 04 e 05 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9296/115184.pptx


 Esta atividade valerá 1,0 ponto.


 

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 


 

Sem mais

 

 


                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

 



 ATIVIDADE 03 -    LÍNGUA INGLESA

Professor Rogério e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp.gov.br



                      

Em caso de dúvidas mandem mensagens para os e-mails e assim que finalizarem as tarefas mandem fotos dos cadernos com as tarefas realizadas

Professor Rogério e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp. gov.br

Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

 Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e  do repositório para auxiliá-los nas atividades, 

COPIAR TUDO E RESPONDER NO CADERNO.

At The park      

   Right now I am looking at a picture of Darla. She is not at home in the picture. She is at the park. She is sitting on a bench. She is eating her lunch. Some boys and girls are   running on a patch in the park. A squirrel is sitting on the ground in front of Darla. The  squirrel is eating a nut. Darla is watching the squirrel. She always watches squirrels when  she eats her lunch in the park. Some ducks are swimming in the pond in the picture, and   some birds are flying in the sky. A policeman is riding a horse. He rides a horse in the park every day. Near Darla, a family is having a picnic. They go on a picnic every week. https://brainly.lat/tarea/2700146

 

Questões

1) O que o eu lírico está olhando?

R:

2) De acordo com o texto, onde Darla está localizada na foto?

R:

3)O que Darla faz nesse local?

R:

4) Quais ações o esquilo pratica na foto?

R: 

5) Qual é a ação dos pássaros retratada na foto?

R:

6) Descreva as ações dos patos na imagem.

R:

7) Quem está andando a cavalo na imagem e, com qual frequência ele pratica essa ação?

R:

8) Quem são as pessoas perto de Darla na imagem?

R:

9) Qual ação essas pessoas estão praticando?

R:

10) Com que frequência essas pessoas praticam essa ação?

R:


   Atividade de Língua Portuguesa     

  PROFESSORES: ROGÉRIO E  SANDRA

Encaminhar dúvidas e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp.gov.br    sandrabrantes@prof.educacao.sp.gov.br

As respostas devem ser enviadas via e-mail ou Whats APP com nome completo, série/turma.

   Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

 Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e  do repositório para auxiliá-los nas atividades.  



Yoga

    Yoga é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranquilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

[…]

    O Yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional. Mas o que torna o Yoga único é o fato de ele não apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear os órgãos internos e as glândulas. Ele coordena o sistema respiratório com o corpo físico, relaxa os músculos e a mente, estimula a circulação e aumenta a provisão de oxigênio em todos os tecidos. As costas, peito, sistema digestivo e pulmões são os mais beneficiados pelos exercícios e o resultado é que o processo de enrijecimento devido à inatividade, o cansaço, a postura incorreta e o envelhecimento é revertido. A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.

Disponível em: <http://www.yogasite.com.br/yogasite/yoga.htm>.

 

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:

a) Apresentar o contexto histórico de surgimento do yoga.

b) Refutar os benefícios advindos da prática do yoga.

c) Definir o termo “yoga”.

d) Apresentar, de forma explicativa, os inúmeros benefícios à saúde, oriundos da prática regular do yoga.

 Questão 2 – Transcreva a passagem do texto em que nota a utilização da comparação:

  

Questão 3 – Releia:

“A prática regular do Yoga garante uma qualidade de vida muito melhor, livre dos efeitos nocivos da correria e da tensão do cotidiano.”

Aponte vocábulos que poderiam substituir o termo em destaque, sem interferência no sentido:

  

Questão 4 – Observe:

“O Yoga atua em todos os níveis do nosso ser: físico, mental e emocional.”

Justifique o emprego dos dois-pontos no trecho acima:

  

Questão 5 – Relacione a ideia expressa no texto ao conectivo:

Ideias expressas:

  1. adversidade
  2. adição
  3. causa
  4. explicação
  5. finalidade

Passagens do texto:

____“[…] Yoga significa união, pois ele une e integra o corpo, […]”.

____“[…] a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com […]”.

____“Mas o que torna o Yoga único é o fato de ele não apenas alongar todas as partes […]”.

____“[…] apenas alongar todas as partes do corpo, mas também massagear […]”.

____“[…] é que o processo de enrijecimento devido à inatividade […]”.

____“Não obstante, figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico […]”.

 Questão 6 – Predomina-se no texto a utilização da vírgula para:

a) inserção de termos.

b) inversão na ordem dos termos.

c) sinalização da omissão de termos oracionais.

d) enumeração de aspectos.

 Boa atividade a todos!

 


E.E. ANTONIO CARLOS DA TRINDADE                                                 

RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO DE LINGUAGEM                   TURMA: 2ºA e B

PROFESSORES: ROGÉRIO E  SANDRA

Encaminhar dúvidas para o e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp. gov.br   sandrabrantes@prof.educacao.sp.gov.br

Trata-se de um texto argumentativo, onde o autor argumenta a favor de uma ideia defende um ponto de vista pessoal, no intuito de convencer seus leitores.


Velocidade da informação desafia educação moderna

MARCELO GLEISER


      Nós vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, numa era onde as pessoas são atacadas por todos os lados com uma quantidade enorme de informação. As barreiras entre os povos e as culturas são constantemente perfuradas (mas quase nunca vencidas) pela força da mídia e do consumismo desenfreado. Hoje em dia, nada mais comum do que vermos um beduíno em seu camelo, com sua calça Levis e óculos Giorgio Armani, entoando uma canção de Elton John. Na testa do camelo, em árabe, vemos a escrita "Lady Di, nós te amamos".

     OK, talvez eu esteja exagerando um pouco. Mas, sem dúvida, é indiscutível a importância que o controle dos meios de informação têm na sociedade moderna. E o mais impressionante é a velocidade com que essa informação é disseminada. Bilhões de pessoas em todo o mundo assistiram à final da Copa (infelizmente), e várias centenas de milhões participam rotineiramente de guerras ou da humilhação de presidentes, sentados confortavelmente em suas salas de estar.

     Parece mentira que foi apenas em 1886 que as primeiras ondas de rádio foram geradas no laboratório pelo grande físico alemão Heinrich Hertz, ou que a primeira transmissão telegráfica através do oceano Atlântico foi enviada em 1901 pelo italiano Guglielmo Marconi. Atualmente, a disseminação de informação conta com toda uma rede de satélites, que, juntamente com incontáveis antenas de transmissão, cobrem praticamente toda a superfície do planeta.

     Essa globalização da informação implica necessariamente a detenção do poder pelas pessoas com acesso, ou, mais ainda, pelas pessoas que criam e disseminam essa informação. Lembro-me do recente filme americano "Mera Coincidência" ("Wag the Dog"), em que um "tycoon" de Hollywood é chamado para desviar a atenção do público americano dos escândalos sexuais do presidente durante a campanha eleitoral (bastante profético, aliás, esse filme...). A solução dos produtores foi simples: inventar uma guerra em um país remoto para sensibilizar a opinião pública.

     Informação é poder. E, sem educação, não é possível ter acesso à informação. Mas, simples acesso à informação não é tudo. É necessário que saibamos refletir ativamente sobre a informação recebida, e não só recebê-la passivamente. Caso contrário, podemos nos tornar alvo de uma "realidade fabricada", como aquela apresentada comicamente no filme.

     Daí o papel do educador, não só de transmitir informação, mas também de convidar sua audiência à reflexão, ensinando tanto os métodos necessários para tal como também a arte de duvidar. Educação é um processo de colaboração ativa entre o educador e sua audiência. Na minha opinião, o educador mais bem-sucedido é aquele que desperta em sua audiência o desejo de querer sempre aprender mais e a capacidade de criticar racionalmente aquilo que se está aprendendo. Sob esse prisma, a educação moderna pode não só se beneficiar do fácil acesso à informação, como também "filtrar" a desinformação.

     A globalização da informação provoca uma fragilidade em sua própria audiência. Nós nos tornamos alvo em uma galeria de tiro e só podemos nos safar se soubermos pensar por nós mesmos. Uma sociedade educada é a que poderá tomar decisões que afetam seu futuro de modo coerente. Eis aqui alguns exemplos, ligados à educação científica. Devemos ou não interceder nas pesquisas da engenharia genética, que, com o desenvolvimento de processos de clonagem ou de cirurgia genética em fetos, levanta sérias questões éticas para a sociedade? Devemos ou não apoiar o desenvolvimento de tecnologias nucleares no espaço? Devemos ou não interceder junto ao governo para um maior controle da emissão de gases industriais, de modo a evitar graves mudanças climáticas no futuro? E os asteróides? Vão cair ou não em nossas cabeças.

Fonte: GLEISER, Marcelo. In Folha de São Paulo, 4/10/98.


1. O texto de Marcelo Gleiser é um texto argumentativo que se constrói como toda argumentação por meio de um raciocínio lógico .

a. Pode-se dizer que a premissa maior diz respeito ao fato de que se as pessoas não refletirem sobre a avalanche de informações a que tem acesso podem se tornar alvos de uma “realidade fabricada”? Justifique.

b. O que significa “realidade fabricada” para o articulista? Justifique sua opinião, apresentando argumentos que a sustente.

c. Se a premissa menor está relacionada ao fato de a globalização da informação impedir as pessoas de refletir ativamente sobre a informação recebida, qual seria a conclusão para fechar o raciocínio silogístico na construção do texto? Explique.

2. Identifique no segundo parágrafo do texto o termo lingüístico que revela que o articulista negocia com o leitor.

3. Identifique, no texto, argumentos usados pelo articulista que são baseados em exemplos.








Prof° Cido Sociologia 
( copiar no caderno 2° A e B )
Aula  de Identidade e Cultura continuação CMSP ( 20-05-21)

Obs:  tirar uma foto da atividade e enviar via WhattsApp  com nome e série.

  • Identidade cultural

 O conceito de identidade cultural faz alusão à construção identitária de cada indivíduo em seu contexto cultural. Em outras palavras, a identidade cultural está relacionada com a forma como vemos o mundo exterior e como nos posicionamos em relação a ele. Esse processo é continuo e perpétuo, o que significa que a identidade de um sujeito está sempre sujeita a mudanças. Nesse sentido, a identidade cultural preenche os espaços de mediação entre o mundo “interior” e o mundo “exterior”, entre o mundo pessoal e o mundo público. Nesse processo, ao mesmo tempo que projetamos nossas particularidades sobre o mundo exterior (ações individuais de vontade ou desejo particular), também internalizamos o mundo exterior (normas, valores, língua...). É nessa relação que construímos nossas identidades.

O conceito de autoidentidade (ou a identidade pessoal) refere-se à formulação de um sentido único que atribuímos a nós mesmos e à nossa relação individual que desenvolvemos com o restante do mundo. A escola teórica do “interacionismo simbólico” é o principal ponto de apoio para essa ideia, já que parte da noção de que é diante da interação entre o indivíduo e o mundo exterior que surge a formação de um sentido de “si mesmo”. Esse diálogo entre mundo interior do indivíduo e mundo exterior da sociedade molda a identidade do sujeito que se forma a partir de suas escolhas no decorrer de sua vida e assim forma se a sua identidade cultural.

  • Conceito de identidade

O conceito de identidade refere-se a uma parte mais individual do sujeito social, mas que ainda assim é totalmente dependente do âmbito comum e da convivência social. De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo. Esse entendimento é construído a partir de determinadas fontes de significado que são construídas socialmente, como o gênero, nacionalidade ou classe social, e que passam a ser usadas pelos indivíduos como plataforma de construção de sua identidade.

Dentro desse conceito de identidade, há duas distinções importantes que devemos entender antes de prosseguirmos. A teoria sociológica distingue duas apreensões: a identidade social e a autoidentidade. A identidade social refere-se às características atribuídas a um indivíduo pelos outros, o que serve como uma espécie de categorização realizada pelos demais indivíduos para identificar o que uma pessoa em particular é. Portanto, o título profissional de médico, por exemplo, quando atribuído a um sujeito, possui uma série de qualidades predefinidas no contexto social que são atribuídas aos indivíduos que exercem essa profissão. A partir disso, o sujeito posiciona-se e é posicionado em seu âmbito social em relação a outros indivíduos que partilham dos mesmos atributos.

  • Conceito de cultura

Antes de falarmos sobre os diferentes conceitos de identidade cultural, devemos esclarecer primeiro a ideia geral de cultura e de identidade. A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores. Esses traços culturais possuem influência direta sobre a construção de nossas identidades, uma vez que elas constituem grande parte do conjunto de atributos que formam o contexto comum entre os indivíduos de uma mesma sociedade e são parte fundamental da comunicação e da cooperação entre os sujeitos.

identidade cultural ainda é bastante discutida dentro dos círculos teóricos das Ciências Sociais em face de sua complexidade. 

 


Atividade de Geografia para a semana

Professor Eraldo Alencar Menezes-2ª-A-B

Eraldo.amenezes@hotmail.com -11989260823

https://www.todamateria.com.br/industrializacao-no-brasil/

Centro de Mídias-Fases da industrialização brasileira

 

      Industrialização no Brasil

 

 

industrialização no Brasil foi historicamente tardia ou retardatária.

Enquanto na Inglaterra acontecia a Primeira Revolução Industrial, o Brasil vivia sob o regime colonial e escravista.

Desta maneira, as primeiras fábricas só puderam ser abertas com a chegada da Família Real ao Brasil, em 1808.

Fases da industrialização brasileira

Para fins de estudo, o desenvolvimento industrial do Brasil é dividido em quatro fases.

·         1530 – 1808: período colonial, quando as indústrias estavam proibidas

·         1808 – 1930: compreende a época joanina, o Primeiro e o Segundo Reinado, e a Primeira República. Surgem as primeiras fábricas, mas o café era o grande produto de exportação.

·         1930 – 1956: alguns assinalam que nestas décadas se deu a Revolução Industrial Brasileira. O governo Vargas passa a ser o grande investidor e formador da indústria pesada no País.

·         1956 – até os dias de hoje: começa com o estímulo à indústria de automóveis por JK, a abertura da economia ao capital estrangeiro e a globalização.

1ª fase: período colonial

Durante o período colonial, a metrópole portuguesa proibia a manufatura, pois os produtos iriam concorrer com os do reino e, com o fortalecimento da economia, a colônia poderia se tornar independente, o que não interessava a Portugal.

2ª fase: primeiras fábricas no Brasil

Em 1808, com a vinda da família real para o Brasil, o Príncipe-regente D. João tomou algumas medidas que favoreceram o desenvolvimento industrial, entre elas:

·         extinção da lei que proibia a instalação de indústrias de tecidos na colônia;

·         liberação da importação de matéria prima para abastecer as fábricas, sem a cobrança da taxa de importação.

Essas medidas não surtiram o efeito esperado, pois o mercado interno ainda era pequeno. A maior parte da população era escravizada e não poderia comprar estes artigos.

Industrialização no Segundo Reinado

Durante o Segundo Reinado, a principal atividade econômica no Brasil era a cafeicultura. Ao longo do século XIX, estados e governos estavam ligados à produção de café, de onde provinha a riqueza e o poder.

Apesar da elite cafeicultora não se interessar pela atividade industrial, surgem as primeiras fábricas no Brasil. Estas se dedicam a produzir produtos de consumo doméstico como tecidos, ferramentas e velas.

Com a Tarifa Alves Branco, em 1844, aumentam-se as taxas alfandegárias que os produtos importados deveriam pagar. Com isso, surge um ambiente favorável para o surgimento das primeiras manufaturas e produzir aqui ficaria mais barato.

Nesta época, se destacam as atividades empreendedoras do barão de Mauá que investiu em ferrovias, estaleiros, iluminação pública, bancos, etc.

Ao mesmo tempo, o País começa a receber as novidades tecnológicas como a eletricidade, o bonde de tração animal e o telefone.

Fatores da industrialização no Brasil

Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX:

·         a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria;

·         os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos;

·         a formação de uma classe média urbana consumidora.

A passagem de uma sociedade agrária para uma urbano industrial mudou a paisagem de algumas cidades brasileiras, principalmente das capitais dos estados.

Industrialização na Primeira República

Durante a Primeira República (1899-1930), verificamos a instalação de tecelagens, montadoras de automóveis, fábricas de calçados, alimentos, produtos de higiene e limpeza como sabão, etc. As condições de trabalho eram duras com jornadas de 14 horas, seis dias na semana e o salário baixo.

Também a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) impulsou a industrialização no Brasil. Com o conflito era inviável importar produtos manufaturados da Europa e dos Estados Unidos e muitos artigos foram substituídos pela fabricação local.

No entanto, o grande impulso industrial no Brasil ocorreria após a crise do café e a de 29.

3ª fase: industrialização no governo Vargas

O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945) foi decisivo para a industrialização brasileira.

Com o governo Vargas, o Estado passa a investir e abrir empresas públicas. Ele privilegia a indústria pesada, ou seja, aquela que transforma a matéria-prima e fabrica bens de grande porte.

O contexto exterior também ajudou, pois era complicado importar máquinas num momento em que os países europeus se preparavam para a guerra. Curiosamente, a Alemanha nazista tornou-se compradora do algodão brasileiro a fim de vestir seus soldados.

Para instalar a indústria pesada era preciso financiamento e isso foi possível graças ao empréstimo obtido junto aos Estados Unidos. Assim foi construída a Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941, em Volta Redonda (RJ). Este acordo se deu na época quando o Brasil foi lutar junto aos americanos na Segunda Guerra Mundial.

Outras indústrias de base do período são a Companhia do Vale do Rio Doce (1942), para a extração de minério de ferro e a Fábrica Nacional de Motores (1942).

Quanto à mão de obra empregada nas fábricas, observamos o crescimento de operários vindos do nordeste brasileiro.

4ª fase: do governo JK até os dias de hoje

Com a chegada de Juscelino Kubitschek à presidência, se observa o crescimento da indústria de bens intermediários.

JK privilegiou a indústria automobilística em detrimento do transporte ferroviário e a fabricação de autopeças conheceu um grande impulso. Para isso, abriu a economia brasileira ao capital estrangeiro.

Igualmente, verifica-se um incremento industrial automobilístico de São Paulo, no ABCD paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema).

A construção de Brasília também garantiu o fomento da indústria nacional, pois era preciso muito material para levantar a nova capital.

Veja também: Plano de Metas

Ditadura militar e indústria no Brasil

Com o golpe de 1964 houve a instalação de um ditadura militar de caráter autoritário e nacionalista no Brasil.

O Estado volta a aparecer como um grande investidor e realiza obras de grande porte como a usina hidrelétrica de Itaipu, a rodovia Transamazônica e a ponte Rio-Niterói.

Os gastos com estes empreendimentos, no entanto, aumentam a dívida externa e provocam uma inflação descontrolada no País.

Industrialização e neoliberalismo

A eleição de Collor de Mello, em 1989, e os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso (1994-2002), significam a implantação do neoliberalismo no Brasil.

Desta forma, as estatais são privatizadas, a economia se abre ao capital estrangeiro na maior parte dos setores, e o trabalhadores veem seus direitos diminuírem.

Acompanhando a tendência mundial, a atividade industrial no Brasil decresce e desponta o setor de serviços, tendência que segue no século XXI.

Temos mais textos sobre o assunto para você:

·         Primeira República

·         Revolução Industrial

·         Industrialização

·         Urbanização Brasileira

·         Tipos de Indústrias

·         Neoliberalismo no Bras

 

 

                                        ATIVIDADES

 

1)Como ocorreu o processo de industrialização no Brasil Resumo?

2)O que marca a 2º fase da industrialização brasileira?

3)Quais são as principais características da industrialização brasileira?

4)Como foi o início da industrialização no Brasil?




Escola Estadual Antônio Carlos da Trindade

Recuperação e Aprofundamento Ciências da Natureza - Química

Professor Marco Aurélio  2º ano A e B

Faça as atividades 1 e 2 do "caderno do aluno" disponível no link https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/05/Caderno-do-Aluno-%E2%80%93-2%C2%AA-s%C3%A9rie-do-Ensino-M%C3%A9dio-1%C2%BA-semestre_FINALimpressao_cv.pdf.

Tire uma foto, não esquecendo de colocar nome, número e série e envie ao e-mail: marcocandido@prof.educacao.sp.gov.br.


Atividade 07

Disciplina:  FÍSICA

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                    E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º B

Nome do Aluno (a):

RA:


2º Bimestre – Período - Manhã.

 

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema 5:   “ Atividades de Termodinâmica”

Vídeo aula:   https://youtu.be/m7M0NPVrlCAluno (a) (s)


Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 25 de maio do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp,  ou acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE

Deverá o aluno abrir o Arquivo da aula em PDF e responder as questões dos Slides 6 e 7. Siga as instruções, conforme a orientação dessa aula e assistindo a vídeo aula anexado a essa atividade para entender melhor, segue o PPT abaixo.

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9296/115184.pptx

 

                                                                                         Boa atividade a todos!

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
Cel. (11) 99415-2178


Atividade 07

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                           E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A e 2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período - Manhã.

 

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema:  Nem tudo é torradeira

Vídeo aula:  https://youtu.be/jWXt_DuyWW4

Aluno(a)(s)

Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 21 de maio do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.

 

Realize um resumo de 10 a 15 linhas desse Arquivo em PDF Anexo, no seu caderno da Disciplina TECNOLOGIA & INOVAÇÃO, e assista a vídeo aula anexado a essa atividade, junto com o PPT abaixo.

  

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9298/115180.pptx

 

Boa atividade a todos!

 

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp

 


Filosofia Olá alunos, Boa tarde

 (2ª A e 2ªB)!!🍀 Está é a aula da CMSP para quem não participou. Lembrando que estou no chat na aula ao vivo do aplicativo CMSP não deixem de acessarem. As atividades vamos continuar com o combinado resumo da aula mais as reflexões e respostas. Está é nossa primeira atividade do 2 bimestre não deixem de fazer. 

Qualquer coisa estou a disposição.😉 


Olá boa tarde!

 FILOSOFIA (2ª A e 2ª B) 



Seguem nossa aula de Filosofia para quem não assistiu ao vivo. Fazer o resumo da aula junto com as respostas e reflexões. Lembrando que estou sempre na aula ao vivo para tirarem dúvidas. Mas percebo que quase ninguém aparece por lá. 

Não deixem de acessarem.😉 2 atividade do 2 BIMESTRE.






 CMSP Aula de 13-05-21 sociologia Prof° Cido ( copiar no caderno )

 Cultura " Eu e os Outros "


  Estamos acostumados a pensar no homem como algo “sui generis” na comparação com outras espécies. Inclino-me a pensar que muito disso é apenas vaidade, se não for desconhecimento.

Existe algo que poderíamos aproximar de “cultura” em diversas espécies animais, e experimentos com macacos suportam conclusões bastante ofensivas para nosso orgulho intelectual.

Para piorar, não só um senso de justiça pode ser suposto em seres tão simples como certas bactérias (como argumenta Damásio em seu livro “A estranha ordem das coisas”), como também algo similar à inteligência.

Com o que, poderíamos dizer simplesmente que não há oposição entre natureza e cultura. A cultura – seja lá como a definamos, como justiça, inteligência, moralidade, etc – existe, mesmo que em formas rudimentares, em diversas espécies de vida.

Minha experiência clínica também dá indicações nessa direção. Penso em pacientes autistas, por exemplo, que claramente possuem “cultura” – conhecimento, linguagem, raciocínio – mas apresentam um déficit no que poderíamos chamar de “sociabilidade”.

Algo em sua estrutura mental não suporta muito bem o “outro”, como dizemos em psicanálise, e é uma questão em aberto saber se isso é causal ou apenas outra expressão dessa condição.

Esse tipo de constatação me faz pensar se não haveria ganho em redescrever o problema da “natureza x cultura” em termos de “Eu x Outro”. Porque o que o problema da cultura coloca é que, por vezes, nos falta cultura – ou, como proponho, não conseguimos ter uma relação de cuidado com o outro -, e é isso que exige explicação. Por outro lado, autores como Winnicott foram bem claros em descrever o desenvolvimento humano em termos de uma maturação dupla tanto do Ego quanto da relação com o Outro.

Prosseguindo, não acho que exista algo de especial no humano, na forma como nos relacionamos e entendemos o outro. Do meu ponto de vista, tudo isso pode estar pré-configurado em nossa genética. A única coisa que poderia ser mais específica do humano seria justamente a intensidade dessa relação ao outro.

Assim, como qualquer outra potencialidade humana – caminhar, falar, imaginar, etc – , existiria um “maquinário” genético ou cerebral disponível, ao nascer, aguardando apenas a exposição apropriada às formas específicas de cultura que cada família compartilha.

Esse maquinário darias as condições para o funcionamento de nosso aparato ou impulso social; e as experiências de vida dariam a formatação, a estruturação específica que nossa relação com o outro viria a adquirir.

Colocando as coisas nesses termos, parece tudo muito simples. Diversas experiências sugerem que há uma ligação entre a qualidade das relações de maternagem e o desempenho social do adulto, mesmo em macacos (cf. experiências de Harry Harlow, por exemplo).

A clínica, por outro lado, nos dá provas de que a má estruturação da função, em seu aspecto social – a falta de uma boa relação ao outro, diríamos – suplanta inclusive o que pode estar estruturado do ponto de vista genético. Crianças podem ter problemas de fala por questões emocionais, por exemplo.

Isso clarifica, a meu ver, como a instância do “Eu” é, também, uma construção social, isto é, por mais que tenha suas raízes em processos corporais (como Damásio, mais uma vez, argumenta), apenas se desenvolve e estrutura nessa relação em espelho com o outro,

 Xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela aversão, hostilidade, repúdio ou ódio aos estrangeiros, que pode estar fundamentado em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros.

Trata-se de um problema social baseado na intolerância e/ou discriminação social, frente a determinadas nacionalidades ou culturas.

Esse problema gera violência entre as nações do mundo, desde humilhação, constrangimento e agressão física, moral e psicológica. Tudo isto, promovido, principalmente, pela não aceitação das diferentes identidades culturais.

Em suma, a xenofobia é considerada um tipo de aversão irracional aos estrangeiros, o que gera demasiada angústia e ansiedade nos pacientes. Nesses casos, o tratamento é feito por meio de terapia comportamental.


 CMSP Aula de 06-05-21 sociologia Prof° Cido ( copiar no caderno )

 Identidade:


Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares.

Identidade social é um elemento que facilita o reconhecimento de uma pessoa no âmbito social, designando o seu posicionamento em uma sociedade. Pode ser construída de forma individual ou coletiva.

Existem vários fatores que influenciam a identidade social, porque afetam as suas interações em um sistema social, como por exemplo: a idade, gênero, classe social, nacionalidade, etc.

É importante referir que a identidade social não está relacionada apenas com indivíduos, mas também com grupos. A identidade social tem um componente de inclusão e de exclusão, porque elementos de um mesmo grupo têm a mesma identidade social e ao mesmo tempo são diferentes socialmente de pessoas de outros grupos.

Identidade visual é a representação gráfica que caracteriza uma empresa ou um produto. É um símbolo gráfico que leva ao mercado a divulgação de uma marca, com o objetivo de criar uma identidade, que visualizada remete imediatamente ao produto.

Identidade cultural é o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo. Identidade cultural são as tradições, a cultura, a religião, a música, a culinária, o modo de vestir, de falar, entre outros, que representam os hábitos de uma nação.

 Alteridade:


Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia.

Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".

Quando é possível verificar a alteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.

 A noção de alteridade trata-se de um conceito flexível e que deve, portanto, ser vista de vários anglos. De igual modo o conceito de identidade, encontra-se em constantes transformações e dessa forma constitui-se diariamente. A construção do homem contemporâneo apresenta-se como eixo norteador para a superação das questões que atrapalham seus relacionamentos e o processo de tornar-se sujeito. A alteridade vem recebendo variadas denominações, tais como: no mundo anglo-saxão – educação multicultural; na Europa – pedagogia do acolhimento, educação para a diversidade, educação intercultural etc. Contudo, é importante ressaltar que as suas definições partem todas de um mesmo significado: o de colocar-se no lugar do outro. O objetivo é fundamentar a importância da alteridade nas relações, atrelando a este conceito a importância da formação da identidade do sujeito.


Atividade 06 

Disciplina: FÍSICA

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                 E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º B 

Nome do Aluno (a): 

RA: 


2º Bimestre – Período - Manhã.


Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, 

pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no 

computador no Word ou Libre Office.


Tema 4 : CALOR COMO ENERGIA  “Termodinâmica”


 Vídeo aula:   

Aluno (a) (s)


Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 17 de maio do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp,  ou acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE

Deverá o aluno abrir O CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA, páginas 58 á  59. Siga as instruções, conforme a orientação dessa aula e assistindo a vídeo aula anexado a essa atividade para entender melhor, segue o PPT abaixo.

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9294/111465.pptx

 

ATIVIDADE 1


Faça você mesmo: Com a ajuda do seu professor, rea- lize a atividade experimental “Transformação de Energia Mecânica em Energia Térmica.”

 

Outra sugestão: Simulador de atritos, disponível em: https://phet.colorado. edu/sims/html/friction/latest/friction_pt_BR.html. Acesso em 19 mar. 2019.


Materiais: Lixa d’água número 180. Caso não consiga este modelo, use uma lixa usada por pintor, encontrada em casas de materiais de construção, e um bloco de madeira.

  1. Esfregue a lixa em um dos lados do bloco de madeira. Enquanto esfregava, o que você percebia na temperatura da lixa? E da madeira?


  1. Aumente a velocidade ao esfregar o bloco de madeira. O que você percebe na tempera- tura dos materiais?



  1. Por que você acha que esse calor é gerado?


  1. Se não houvesse essa movimentação (atrito) entre os materiais, haveria o “surgimento” deste calor?



  1. Que tipo de transformação de energia é gerada no atrito?



Energia mecânica e quantidade de calor

Quanto mais rápido o personagem dos filmes esfregava a madeira uma na outra, maior era o calor obtido, e, consequentemente, surgia o fogo.

Ao levar um tombo de calça jeans, seu joelho “queimava” porque o atrito da calça com a pele em alta velocidade produziu um calor excessivo, machucando a pele.

Já o aquecimento produzido ao esfregar as mãos também é resultado do atrito em alta velocidade. Esses exemplos são de algumas situações que nos possibilitam relacionar a energia mecânica com a quantidade de calor produzida.



  1. Cite outros dois exemplos em que o aquecimento acontece por uma transformação de energia mecânica.


  1. Ao se utilizar uma parafusadeira, percebe-se que a temperatura do parafuso aumenta. De onde vem a energia para que isso aconteça? Descreva as energias envolvidas no processo e as transições e/ou transformações que elas sofrem.




  1. Calcule a variação de temperatura sofrida por 6kg de uma substância, de calor específico igual a 0,6 cal/g°C, que fica exposta durante 20s a uma fonte térmica que     fornece 2000 cal/s.


Um projétil de chumbo perde toda a sua energia cinética ao colidir com uma parede   de aço. 

O que deve ter acontecido com a temperatura do projétil após a colisão.  O equivalente mecânico

 do calor - Experimento de Joule

O medico alemão Robert Mayer e o físico James Prescott Joule deram a ideia que levou ao conceito de calor que temos hoje, e à conservação de energia. Eles afirmaram que o calor podia 

ser transformado em trabalho mecânico e vice-versa.


Mayer e Joule calcularam, baseados em dados diferentes, a exata quantidade de trabalho necessária para produzir aumento da quantidade de calor.


Joule realizou diversos experimentos na busca do equivalente mecânico do calor. Por volta de 1840, inventou um recipiente, com água, isolado termicamente, representado na foto ao lado, no qual colocou um sistema de pás que agitavam a água. Como mecanismo impulsor, utilizou um bloco que o deixava cair lentamente de uma        certa altura. Como havia atrito das pás com água, o bloco caía com velocidade praticamente constante, ou seja, a energia cinética era invariável, e então pôde calcular a energia potencial dispendida




http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/ estadistica/otros/joule/joule.htm

para fazer girar as pás que, desta forma, aqueciam a água. Praticamente toda a energia potencial do bloco era transformada  em calor pelo movimento mecânico da água.

Conhecendo o valor do peso do bloco, da massa de água do recipiente e da variação de sua temperatura, Joule calculou a quantidade de energia transferida para a água, ou seja, o calor recebido, e assim determinou quantos joules de energia mecânica eram equivalentes a 1 caloria de calor. Foi assim que Joule chegou ao seu equivalente mecânico do calor. Mayer, baseado na teoria, e Joule, nos experimentos, chegaram à verdadeira natureza do calor: uma forma de energia.

Para visualizar o experimento descrito acima, explore o Simulador, disponível em:

https://www.vascak.cz/data/android/physicsatschool/template.php?s=mf_joule&l=pt. Acesso em 7 nov. 2019.

O cálculo de Joule:

Epg = Q

Mdo bloco. g.h = m água.c. ∆T

Onde: Epg = energia potencial gravitacional, Q = calor recebido pela água, m = massa, c = calor específico da água e g = aceleração da gravidade.

Adaptado do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~leila/ joule1.htm. Acesso em 19 mar. 2019.


  1. Explique as transformações de energia envolvidas no experimento de Joule.


  1. Considere um objeto com massa de 8 kg e que ele caia de uma altura de 4 metros por 16 vezes. Calcule a quantidade de energia transmitida para a água. Utilize g = 9,8 m/s2.


  1. Utilizando a mesma massa da questão anterior (8 kg) e alterando apenas a altura para 6 metros, determine a quantidade de energia transmitida para a água.


  2. O que você observa nos resultados das questões 2 e 3 quando alteramos os dados de altura? Por que isso acontece?


  1. Se a alteração ocorrer na massa do objeto, por exemplo 12 kg, o que, consequentemente, ocorrerá com a temperatura da água?



Boa atividade a todos! 



IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 

 



  Atividade de Geografia para a semana

Professor Eraldo Alencar Menezes-2ª-A-B

Eraldo.amenezes@hotmail.com -11989260823

https://youtu.be/5IUpf6rbQo8

 2ª série do EM - Geografia - O Brasil no mercado internacional

                                     

Hoje, o Brasil exporta diversos produtos industrializados e semimanufaturados como calçados, suco de laranja, produtos têxteis, óleos comestíveis, bebidas, alimentos industrializados, aparelhos mecânicos, armamentos, produtos químicos, material de transporte e outros chegando a 55% e 65% das exportações.

Comércio Exterior no Brasil - PrePara ENEM

https://www.preparaenem.com › geografia › comercio-ext.

 

                                                    ATIVIDADES

1)Como o Brasil foi inserido no mercado internacional?

2)Como o Brasil se encontra no mercado internacional de importação e exportação?

3)Qual a importância do comércio internacional para o Brasil?

4)Quais características marcantes do Brasil no mercado externo mundial?


Atividade 06

Disciplina: TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Nota:

Série/Turma

IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA                                                                                     E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

Data:

2º A / 2º B

Nome do Aluno (a):

RA:

 

2º Bimestre – Período - Manhã.

 

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

Tema:  ID Jornalista

 

 Vídeo aula: https://youtu.be/u9k17bVCUkk

 

Aluno (a) (s)



Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou no Classroom até no máximo 07 de maio do 2º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE

 

Pesquisar em um site de Notícias, Blogger de notícias, Jornal ou Revista uma reportagem, entrevista que contenha as características de Gêneros textuais, pode ser um tema a sua escolha, pode utilizar qualquer método de pesquisa, não tem uma regra para realizar, desde que siga as instruções, conforme a orientação dessa aula e assistindo a vídeo aula anexado a essa atividade para entender melhor, junto com o PPT abaixo e a vídeos adicionais.

 

https://drive.google.com/drive/folders/1q-pCeUU1x-fkWzkwHFkAPG0B8huz3JNp

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9297/121015.ppt

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9297/121221.mp4

 


Boa atividade a todos! 

 

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: 
suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp

 

 

ATIVIDADE 01     Disciplina  BIOLOGIA  Prof.ª LANNY COELHO

E-mail: lannycoelho@prof.educacao.sp.gov.br

Turma: 

2ª A / 2ª B

Aluno:               

Data :

 

 

Atividade de Sondagem

Estamos iniciando mais um bimestre, espero que todos estejam bem e acompanham as aulas via CMSP (Centro de Mídias do Estado de São Paulo).

 Para iniciarmos nossas atividades, farei alguns questionamentos a vocês: 

1. O que você entende por Biologia? 

2. Consegue observar a Biologia no seu cotidiano (dia-a-dia)? 

Essas respostas são pessoais, é o que você sabe, ou pensa a respeito e como você consegue analisar a importância dessa disciplina na sua vida. Agora, vou postar um link’s que contém um vídeo que sanara algumas duvidas.

https://youtu.be/WLzehSVCTvw

 

E para finalizarmos, uma imagem que exemplifica o leque de áreas de conhecimento que a Biologia contempla.


Boa atividade a todos!





                                         2° Bimestre - (03.05 à 15.07.2021)




Atividade de Geografia para a semana

Professor Eraldo Alencar Menezes-2ª-A-B

Eraldo.amenezes@hotmail.com -11989260823

https://youtu.be/cEmNxS-zdtY

Organismos econômicos internacionais

 

Os organismos internacionais, além de serem vistos como instituições supranacionais, são considerados espaços de ampla disputa geopolítica e estratégica. Entende-se por organizações ou organismos internacionais as instituições internacionais que agregam em si ações de vários países sob um objetivo ou bem comum.



Organismos internacionais. Organismos internacionais políticos

 

                                                          ATIVIDADES

1 .Qual o papel dos organismos internacionais?

2. Quais são os organismos internacionais?

3. O que é uma organização internacional

4. Quais são os principais organismos econômicos internacionais?







 

Atividade 8

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     13/04/21

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 13/04 – Click no link abaixo.

 

 

 

TEMA:  Equivalente mecânico do calor

 

 

  

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 28.04.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 05 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e também deverá responder as Atividades 1 e 2, das pagina 55 a 58 da Apostila Aprender Sempre e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/8441/108897.pptx

 

 

 

 Esta atividade valerá 1,5 pontos.

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

 

Sem mais

 

 

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

 

 

 


Atividade 7

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     06/04/21

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 06/04 – Click no link abaixo.

 


TEMA: Potência e Trabalho mecânico

 

Aluno (a) (s)



Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega em 28.04.2021.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail Institucional de aluno para retirar as atividades.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 06 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/8440/100494.wav

 

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/8440/102011.pptx

 

 

 Esta atividade valerá 1,5 pontos.

 

  


OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

 

Sem mais

 

 

 

                                                                             Boa atividade a todos e boa sorte!

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

 



 LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Sandra

E-mail: sandrabrantes21@gmail.com

 

2º Ano ( "A") – LIVRO APRENDER SEMPRE – VOLUME 01 -  SEQUÊNCIA 2 – AULAS 01 A 08

- TEXTOS EXPOSITIVOS ARGUMENTATIVOS;

- TEXTOS EXPOSITIVOS INFORMATIVOS;

- ARGUMENTOS NO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM;

- EXPOSITIVO ARGUMENTATIVO DO GÊNERO DE OPINIÃO.

 

TEXTO EXPOSITIVO ARGUMENTATIVO – é um texto no qual o autor expõem o seu posicionamento referente a um determinado assunto com maior intenção de persuadir. Apresenta o conceito de algum tema e utiliza os argumentos para defender sua ideia, quer convencer o leitor a aceitar seu ponto de vista.

Ele precisa usar uma linguagem clara e objetiva.

O texto expositivo-argumentativo é constituído de uma TESE e vários ARGUMENTOS.

TESE; é a idéia/tema que o autor pretende defender.

ARGUMENTO; são as RAZÕES, as PROVAS a que se recorre para a DEFESA de um PENSAMENTO, uma tese. São palavras que o autor usa para defender seu pensamento.

ESTRUTURA DE TEXTO ARGUMENTATIVO

O texto argumentativo segue, geralmente um dos seguintes planos;

PLANO POR AGRUPAMENTO; ele escreve um assunto para pessoas específicas, ele escreve com o intuito de atingir um grupo alvo. EX; pode falar de assuntos de economia, psicológicos, história, entre outros.

PLANO POR OPOSIÇÃO; ele escreve para negar a ideia de outro autor, ele vai reunir argumentos e pensamentos que defendam sua tese.

O texto expositivo argumentativo divide-se em 3 fases;

1 FASE – EXPOSIÇÃO DA TESE; apresentação da tese/tema;

2 FASE -  ARGUMENTAÇÃO, é a mais longa, apresenta um conjunto de argumentos -  onde o autor desenvolve seu pensamento, expõem sua defesa;

3 FASE – CONCLUSÃO -  é a síntese dos argumentos apresentados; faz-se a confirmação da tese.

PALAVRAS CHAVES PARA TEXTOS ARGUMENTATIVOS

INTRODUÇÃO- comecemos por...; analisemos primeiro...; recordemo-nos de ....;

TRANSIÇÃO – a seguir vejamos...; agora vejamos...; consideremos o caso...;

ENUMERAÇÃO – em primeiro lugar..; em segundo lugar...; tal como... tal é o caso...;

CONCLUSÃO – portanto; por isso; acredito; estamos convictos de que...;

 

 

TEXTO EXPOSITIVO INFORMATIVO – tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a fatos concretos e referencias reais.

A grande finalidade do texto expositivo informativo é explicar um acontecimento, um fato, uma ideia ou um assunto específico. Esse tipo de texto está muito presente nos jornais, em gêneros jornalísticos.

DIFERENÇA ENTRE REPORTAGEM E NOTÍCIA

NOTÍCIA - geralmente a notícia coloca um fato corriqueiro e específico do cotidiano.

-texto pequeno ou médio;

- informa sobre fatos gerais do cotidiano;

- explica e descreve eventos tal como ocorreu; onde ocorreu, como ocorreu. A noticia tem como elemento fundamental explicar o que de fato aconteceu;

- geralmente acompanha algumas citações diretas e indiretas.

REPORTAGEM - e a reportagem não, ela faz um interpretação de fatos recentes com análises mais aprofundadas. A reportagem utiliza também dados estatísticos de comparação, para explicar melhor aquele fenômeno, onde os gráficos e as imagens são os elementos não verbais.

- texto mais elaborado, podendo conter dados, gráficos ou entrevistas; informa e interpreta de maneira mais aprofundada sobre os fatos recentes;

- coloca uma reflexão crítica acerca do tema, o grande intuito da reportagem é interpretar os dados, interpretar os fatos recentes;

- geralmente expõem dois pontos de vistas ou mais sobre o tema – ela amplia a visão do leitor, com pontos de vistas divergentes de um determinado tema. – o ponto alto da reportagem é abrir a cabeça do leitor, abrir o horizonte do leitor.

ESTRUTURA VERBAL – a maioria dos textos expositivos informativos utiliza verbos do PRESENTE E PRETÉRITO PERFEITO – no MODO INDICATIVO, pois tais verbos são usados para transmitir um acontecimento real.

ESTRUTURA DA LÍNGUAGEM – geralmente texto expositivo informativo, traz uma linguagem clara, objetiva e direta. – uma linguagem que precisa evitar o duplo sentido ou ambiguidade no sentido geral.

EXPOSITIVO ARGUMENTATIVO DO GENERO DE OPINIÃO

ARTIGO DE OPINIAO – é um gênero escrito, geralmente veiculado na mídia, mas que também tem sido cada vez mais utilizado para a seleção de candidatos nos vestibulares.

 

ARTIGO DE OPINIÃO

 - DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO;

- OPINIÃO COMO FOCO;

- SELEÇÃO DE DADOS;

- CONTRA ARGUMENTAÇÃO;

- INTERPELAÇÃO DO LEITOR.

ARTIGO DE OPINIÃO é um gênero dissertativo-argumentativo, mas o foco da sua escrita não está na dissertação, mas sim na argumentação, isso quer dizer que todos os fatos expostos, serão desculpas para sua argumentação, eles estão ali para servir de base para que seu interlocutor seja convencido da opinião que você esta veiculando naquele gênero textual.

A OPINIÃO É O FOCO – por isso um artigo de opinião é escrito em 1ª pessoa, pois o autor pode se posicionar.

SELEÇÃO DOS DADOS -  Para você convencer o leitor de sua opinião precisa fazer uma seleção de dados muito bem feita, porque os dados precisam servir ao propósito de convencer o seu leitor. Se você selecionar dados vazios ou desnecessários ou que não cabem na argumentação, você acaba perdendo o seu leitor, porque ele não vai confiar na sua opinião de uma maneira convincente.

Além dos dados que vem colaborar com a sua opinião, você também pode usar uma estratégia muito utilizada pelos grande jornalistas que é a

CONTRA-ARGUMENTAÇÃO – você escolhe uma argumento antecipando aquilo que o seu leitor que já esta com uma opinião contrária a sua vai colocar no momento em que ele está lendo o seu texto, é como se fosse um diálogo, você esta antecipando o contra argumento do seu leitor. Quando você faz isso e coloca no seu texto um argumento contrário a sua argumentação, você faz com que o leitor nem chegue a pensar naquele assunto, com isso ele vai se convencer muito mais facilmente da sua opinião. Essa contra-argumentação tem que ser quebrada no seu texto. Você vai apresentar um argumento contrário para que ele seja quebrado durante o seu texto.

Quando você faz essa contra argumentação é muito interessante usar o recurso;

INTERPELAÇÃO DO LEITOR -  o que é interpelar/ . é você falar diretamente com seu leitor. Você vai se dirigir ao seu leitor diretamente, ex.; você vai estar pensando assim.... você gostaria de saber a opinião de tal pessoa sobre isso/....

Quando você usa pronome de tratamento como; você, senhor, senhora, você esta interpelando diretamente seu leitor. E ai fica muito mais fácil de você convence-lo, por que você se aproxima dele, ele chaga mais próximo do seu texto e seu convencimento fica muito mais fácil.

São estratégias que auxiliam na função de um artigo de opinião que é vender uma tese central, vender uma idéia , uma opinião do autor.

 

 Boa atividade a todos!


Atividade de Geografia para a semana

Professor Eraldo Alencar Menezes-2ª-A-B

Eraldo.amenezes@hotmail.com -11989260823

 

FMI e Banco Mundial

GEOGRAFIA

O FMI e o Banco Mundial são instituições financeiras, ambas com sedes nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O FMI (Fundo Monetário Internacional) é um organismo com sede na cidade norte-americana de Washington; criado em 1945, seu objetivo é estabelecer a cooperação econômica em escala global. Sua atuação visa garantir estabilidade financeira, favorecer as relações comerciais internacionais, implantar medidas para geração de emprego e desenvolvimento sustentável e buscar formas de reduzir a pobreza.

Cada país possui uma cota de participação no fundo, estabelecida preliminarmente, o destaque é para os países desenvolvidos, que são os maiores cotistas; por essa razão, são eles que gerenciam o organismo.

Os empréstimos do FMI são concedidos aos países com problemas financeiros, para isso é preciso cumprir as metas estipuladas pelo organismo, nelas estão previstas a implantação, por parte do devedor, de: ajuste orçamentário, cortes nos gastos públicos, monitoramento da taxa cambial, barrar o consumo excessivo com a diminuição salarial, dentre outros.

Quando o FMI é acionado por um país em crise, agentes são enviados para analisar a situação financeira do mesmo e, a partir daí, direcionar as medidas que poderão contribuir para a resolução dos problemas. O principal objetivo desses agentes é evitar que tais problemas se alastrem e tomem proporções maiores, que possam repercutir internacionalmente na economia.


O Banco Mundial (World Bank) ou BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) é uma agência das Nações Unidas criada em 1° de julho de 1944, a sede está localizada na capital dos Estados Unidos, Washington. Originalmente, foi criado com a finalidade de ajudar os países que foram destruídos na Segunda Guerra Mundial.

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fmiebancomundial.htm.

 

 

                                              ATIVIDADES

 

1)Fazer um resumo do texto?

2)Quais os efeitos positivos e negativos com estes empréstimos ?

3)O que representa o FMI e o Banco Mundial em uma globalização?








 ATIVIDADE 02 -  LÍNGUA INGLESA

Professor Rogério

Em caso de dúvidas mandem mensagens para os e-mails e assim que finalizarem as tarefas mandem fotos dos cadernos com as tarefas realizadas

Professor Rogerio e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp. gov.br

Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

 Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e  do repositório para auxiliá-los nas atividades,  e nos mandem e-mails com as possíveis dúvidas.

 COPIAR TUDO E RESPONDER NO CADERNO.

PINK TRY

    1. Fill the gaps                

    Ever wonder ‘bout _______ he’s doing?            

    _______ it all turned to lies?
    Sometimes I think that it’s better to _______ ask why

    _______ there is desire, there is gonna be a flame
    Where there is a flame, someone’s bound to get burned
    But just because it _______ doesn’t mean you’re gonna die
    You gotta get up and try, and try, and try
    You gotta get up and try, and try, and try
    You gotta get up and try, and try, and try

 

    2. Number in the correct order

                 Why do we fall in love so easy?                                    

                 More than just a couple times
                 Even when it’s not right

                Funny how the heart can be deceiving

                But just because it burns doesn’t mean you’re gonna die

                Where there is desire, there is gonna be a flame
                You gotta get up and try, and try, and try

                Where there is a flame, someone’s bound to get burned
You gotta get up and try, and try, and try
You gotta get up and try, and try, and try

 

    3. Choose the correct word

    Ever worry that it (might/night) be ruined?                              
    Does it ( make/stay) you wanna cry?
    When you’re out there doin’ what you’re doin’
    Are you just getting by?
    Tell (me/He) are you just getting by, by, by                                               
 

    Where there is desire, there is gonna be a( flame/came)
    Where there is a flame, someone’s (bound/sound) to get burned
    But just because it burns doesn’t mean you’re gonna die
    You gotta get up and try, and try, and try
    You gotta get up and try, and try, and try

 

    4. Enumere as estrofes de acordo com a tradução correta da música.

    Tentar

                           Onde há desejo, haverá uma chama
    Onde há uma chama, alguém está sujeito a se queimar
    Mas só porque queima não significa que você vai morrer     
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar

                        Já se perguntou o que ele está fazendo?
    Como tudo virou mentira?
    Às vezes acho que é melhor nunca perguntar porquê

                     Engraçado como o coração pode iludir
    Mais do que apenas algumas vezes         
    Por que nos apaixonamos tão fácil?
    Mesmo quando isso não é certo

                         Já ficou preocupado por isso poder ser arruinado?
    Isso faz você chorar?
    Quando você está por aí fazendo o que você está fazendo             
   Você está apenas sobrevivendo?
    Diga-me, você está apenas sobrevivendo

                           Onde há desejo, haverá uma chama
    Onde há uma chama, alguém está sujeito a se queimar
    Mas só porque queima não significa que você vai morrer
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar

                    Onde há desejo, haverá uma chama
    Onde há uma chama, alguém está sujeito a se queimar
    Mas só porque queima não significa que você vai morrer
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tentar
    Você tem que se levantar e tentar, e tentar, e tenta

    https://www.letras.mus.br/pink/try/traducao.html

    5. Comente sobre a mensagem da música?

Boa Atividades a Todos!


 ATIVIDADE 02 -     LÍNGUA PORTUGUESA 

Professores Ana Sílvia e Rogério

E-mail: silviasouto@prof.educacao.sp.gov.br

E-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp.gov.br


 

 Em caso de dúvidas mandem mensagens para os e-mails. 

Professora Ana Silvia e-mail: silviasouto@prof.educacao.sp.gov.br

Professor Rogerio e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp. gov.br

Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

 Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e  do repositório para auxiliá-los nas atividades,  e nos mandem e-mails com as possíveis dúvidas.


Apostila Aprender Sempre Volume 01

 Sequência de Atividades 02.

Responder as aulas 01,02,03,04 e 05.

 

 Atividade 5

E.E. ANTÔNIO CARLOS DE TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Turma/Série

Disciplina

Professor

Data

2º A e 2º B

 

Tecnologia & Inovação.

SUEDNO

spolev4@gmail.com

                     ___/___/_____

 

1º Bimestre -  Semana 19/04 a 23/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

 

Assunto:  Eu Robô

 

 

Assistir esse vídeo aula, o Link vou anexar abaixo e logo após, faça um Fluxo de uma atividade sua que realiza no seu dia a dia.

Siga o Exemplo do Slide ou página 7 do Arquivo em PDF.

Anexos a essa tarefa também para realizar em casa o Arquivo da Aula, fazer em seu caderno e tirar uma foto enviar anexo pelo e-mail de aluno Institucional (Gmail) WhatsApp para receber a nota!

 

 https://youtu.be/Quido1Cke5Q

 


Essa atividade vale 1,5 ponto na sua nota

 


OBSERVAÇÃO:

 

 

 

 

 

 

Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word ou escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: Tecnologia

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e / WhatsApp ou e-mail.

 


Att.:

 

 

 


IT / Prof. SUEDNO OLIVEIRA        

E-mail: suedno@educacao.sp.gov.br









COMUNICADO 15

 

 

 

 Alunos da 2ª Série B comparecer a Escola amanhã, 09.04.2021, para retirar uma avaliação. O atendimento será das 13:00 às 15:35 impreterivelmente

 

 

Sem mais

                                                                      Osasco, 08 de abril de 2021

 

 

 

Coordenação Escolar

 

 

 


COMUNICADO 14

 

 

 

Convocamos os alunos da 2ª Série A para comparecer na Escola amanhã, 09.04.2021, para a realizar uma avaliação. O atendimento será das 13:00 às 15:35 impreterivelmente.

 

 

Sem mais

                                                                      Osasco, 08 de abril de 2021

 

 

 

Coordenação Escolar



 Atividade 6

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     30/03/21

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 30/03 – Click no link abaixo.

 

 

 

TEMA: Energia

  

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail de aluno.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios do Slide 11 do Arquivo PPT da Aula anexo a essa atividade e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 Este é o arquivo da aula em PPT abaixo:

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/9892/114250.pptx

 

 

 

 Esta atividade valerá 2,0 pontos.

 


 

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem mais

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

Boa atividade a todos e boa sorte

 

 

 

2° A/B - MATEMÁTICA - PROFA SAMANTHA


BOM DIA!

Vou passar atividade às terças e gabarito das atividades AQUI no blog para não encher o grupo de imagens , às sextas, enquanto for EAD. 


Estou à disposiçao no privado para quem quiser tirar dúvidas. 


Para essa semana, muitos alunos já fizeram no presencial comigo , pag 58 a 71. 


As aulas estão no CMSP , lá tem todas as atividades, mas caso não tenha alguma me perguntem as dúvidas no particular.


Na sexta explico como serão feitas as correções. 


Obrigada!

Bjos!

Samantha - Matemática

___________________________________________________________

AULA - 2ª Série - GEOGRAFIA – PROFESSOR ERALDO     

ATIVIDADE PARA A SEMANA

Email-eraldo.amenezes@hotmail.com

Telefone- 989260823

 

O Brasil é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo em área territorial. Além disso, sua localização e características climáticas lhe conferem grandes vantagens para conquistar o mercado global. Porém, é um país de baixo IDH e índices econômicos tímidos.

Atualmente, com relação à agenda externa brasileira, vale destacar os seguintes pontos:

·         Busca por novos acordos internacionais de sustentabilidade

·         Aproximação das economias liberais

·         Maior dependência com relação ao Mercosul

·         Aumento da participação do comércio exterior no PIB

 

Atividades

 

1)O que você entendeu do texto acima, faça um breve resumo?

2)Qual a importância do Brasil para o Mercosul?

3)O que vem a ser PIB, e porque é importante?

4)O que vem a ser acordos internacionais de sustentabilidade?







 

 ATIVIDADE ON LINE PARA SEMANA DE 05 A 09 DE ABRIL

                ATIVIDADE 01 - Projeto de vida - Professor Marco Aurélio - 2º A e B

Segundo as aulas de Projeto de vida do CMSP (aula 1 https://youtu.be/BVcu06oIyHo, aula 2 https://youtu.be/H_BJk3jOwLI, aula 3 https://youtu.be/g-ByRJlrWag) diga quais são os quatro pilares da construção da sociedade?

Responda no caderno e envie para o e-mail marcocandido@prof.educacao.sp.gov.br e não esqueça de responder as questões do CMSP.

ATIVIDADE ON LINE PARA SEMANA DE 05 A 09 DE ABRIL

                ATIVIDADE 01 - Química - Professor Marco Aurélio - 2º A e B

Depois de assistir a aula do CMSP, explique o que significa g/mol.

Responda no caderno e envie para o e-mail marcocandido@prof.educacao.sp.gov.br e não esqueça de responder as questões do CMSP.



 Atividade 5

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno Oliveira

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     09/03/21

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 09/03 – Click no link abaixo.

 

 

 

TEMA: Transformações físicas da matéria

  

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail de aluno.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios das páginas 28 a 29 do CADERNO DO ALUNO – Atividade 2 e 3 e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 Estes são os arquivos da aula em PPT e WAV abaixo:

 

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/8439/97177.pptx

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/8439/97784.wav

 

 

 Esta atividade valerá 2,0 pontos.

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e

 

 

 

Sem mais


Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

Boa atividade a todos e boa sorte

 

 


 Atividade 4

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     03/03/21

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 02/03 – Click no link abaixo.

https://youtu.be/4FjaPtkaT_Y  

 

 

TEMA: Transmissão de calor

  

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail de aluno.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios das páginas 05 a 48 dos Slides e do CADERNO DO ALUNO – Atividade 3, 4 e 5 e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

 

 https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/7498/101474.pptx

 

 Esta atividade valerá 3,0 pontos.

 

 

OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

Sem mais

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

Boa atividade a todos e boa sorte

 


 Atividade 3

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     23/02/2021

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 23/02 – Click no link abaixo.

 https://youtu.be/ozSFrgtEOEA

 

TEMA: Temperatura e propriedades térmicas das substâncias

  

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail de aluno.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios das páginas 47 a 48 do CADERNO DO ALUNO e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 


https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/7497/87399.pptx

 Esta atividade valerá 3,0 pontos.

 


OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

Sem mais

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

Boa atividade a todos e boa sorte

 

 Atividade 2

E.E. ANTÔNIO CARLOS DA TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Série/Turma

Disciplina

Professor

Data

 2 º B

Física

Suedno

suedno@prof.educacao.sp.gov.br

                     16/02/2021

 

1º Bimestre 08/02 a 30/04 – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Office Libre.

AULA DO CMSP DE 16/02 – Click no link abaixo.

 https://youtu.be/PpfZzvbkM0Y

 

TEMA:  Calor e sistemas térmicos

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até a data limite da data da entrega.

Passe para o seu caderno, na minha Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará pra estudar pra o Exame e Provas.

Para aluno que não receberam a atividade por e-mail, Grupo de WhatsApp, ou o Responsável, deverá realizar as configurações do seu e-mail de aluno.

ORIENTAÇÃO

 

Para essa atividade o aluno deverá responder os exercícios dos Slides das páginas 4 a 5 e entregar aqui ou no e-mail do professor.

 

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/7056/79161.pptx

 

 Esta atividade valerá 2,0 pontos.


 OBSERVAÇÃO:

 

  Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: FÍSICA

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

Sem mais

 

 

Prof. SUEDNO OLIVEIRA

Celular: (11) 99415-2178

E-MAIL: suedno@educacao.sp.gov.br

Boa atividade a todos e boa sorte


 Atividade 4

E.E. ANTÔNIO CARLOS DE TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Turma/Série

Disciplina

Professor

Data

2º A / 2º B 

Tecnologia & Inovação.

Suedno Oliveira

 

                     03/03/2021

 

1º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

GOOGLE CLASSROOM: Para acessar as Atividades da sua Matéria melhor organizadas pelo App CMSP com seu e-mail de aluno configurado.

 

  

Assunto: Sociedade e narrativas da sociedade

 

Aluno (a) (s)

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até no máximo 12 de Março do 1º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará para estudar para o Exame, Provas ou Simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade disponível no Classroom aqui, Grupo de WhatsApp, deverá baixar o arquivo e realizar a atividade e devolver no meu e-mail e aqui preferencialmente.

ORIENTAÇÃO

Realize um resumo sobre o tema da aula de  8 a 12 linhas!

Deverá o aluno fazer a Atividade  e devolver no e-mail do professor ou aqui mesmo no Classroom.


Essa atividade vale 2,5 pontos


OBSERVAÇÃO:

 


Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

 

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

Att.:

 

IT / Prof. SUEDNO OLIVEIRA        

Cel. (11)9 9415-2178 WhatsApp

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br


 

 Atividade 3

E.E. ANTÔNIO CARLOS DE TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Turma/Série

Disciplina

Professor

Data

2º A / 2º B

Tecnologia & Inovação.

Suedno Oliveira

 

                     03/03/2021

 

1º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

GOOGLE CLASSROOM: Para acessar as Atividades da sua Matéria melhor organizadas pelo App CMSP com seu e-mail de aluno configurado.

 

 

Tema:  Eletrônica não é só putz putz

Peço que vocês assistam à aula de Tecnologia & Inovação do dia 06/11/2020 que foi exibida pelo Centro de Mídias de São Paulo. Segue abaixo o link para acessar a aula.

https://www.youtube.com/watch?v=U01wWS_psww

Assistir essa Vídeo Aula e ler o Arquivo em PPT Anexos

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/4711/54855.pptx

Entregar a atividade via e-mail, ou aqui no Classroom até no máximo 08 de março do 1º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitarão para estudar para o Exame, Provas ou Simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, e Grupo de WhatsApp.

ORIENTAÇÃO.

 

Deverá o aluno fazer um Circuito Elétrico como do Exemplo do Slide 11 com um problema resolvido, devolver no e-mail do professor ou aqui mesmo no Classroom.

 

 

 Esta atividade valerá 2,5 pontos.

 

OBSERVAÇÃO:

 

 


 

Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

 

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: Tecnologia & Inovação

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 

 

 

Att.:

 


IT / Prof. SUEDNO OLIVEIRA        

Cel. (11)9 9415-2178 WhatsApp

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br


 Atividade 2

E.E. ANTÔNIO CARLOS DE TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Turma/Série

Disciplina

Professor

Data

2º A / 2º B 

Tecnologia & Inovação.

Suedno Oliveira

 

                     15/02/2021

 

1º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

GOOGLE CLASSROOM: Para acessar as Atividades da sua Matéria melhor organizadas pelo App CMSP com seu e-mail de aluno configurado.

 

  

Assunto: Curta metragem

 

 

 Peço que vocês assistam à aula de Tecnologia & Inovação do dia 15/12/2020 que foi exibida pelo Centro de Mídias de São Paulo. Segue abaixo o link para acessar a aula.

 https://www.youtube.com/watch?v=3TnemnNA_Js

 

Assistir essa Vídeo Aula e ler o Arquivo em PPT Anexos

 

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/4867/65860.pptx

 

 

Reflita todas os outros temas abordados nos outros Bimestres e logo acima e responda as atividades das páginas 17 do PPT Link anexo acima, só dê um click e acesse ou abra o Arquivo 19.1 anexos.

 

Logo depois leia as páginas dos Slides das Páginas, vá até o 19 e realize a atividade produzindo um curta da sua escolha (até 3 minutos, utilize quadrinhos ou imagens do dia a dia, família ou dos colegas).

 

Essa atividade vale 2,5 pontos

 

 

OBSERVAÇÃO:

 

 

Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

 

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 


Att.:

 

 

IT / Prof. SUEDNO OLIVEIRA        

Cel. (11)9 9415-2178 WhatsApp

E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br

 Atividade 1

E.E. ANTÔNIO CARLOS DE TRINDADE

Nota

 

    GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Número:

 

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO OSASCO

 

Nome do Aluno:

RA:

Turma/Série

Disciplina

Professor

Data

2º A / 2º B

Tecnologia & Inovação.

Suedno Oliveira

 

                     15/02/2021

 

1º Bimestre – Período - Manhã.

Faça as atividades em folha separada, com Nome, Número, RA e Série e Celular ou E-mail, pode fazer em papel pautado, no caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.

 

GOOGLE CLASSROOM: Para acessar as Atividades da sua Matéria melhor organizadas pelo App CMSP com seu e-mail de aluno configurado.

 

 

Tema:  A História dos computadores.

 

Bom dia, boa tarde ou boa noite.



Aluno(a)(s)



Entregar a atividade via e-mail, ou através do seu e-mail de Aluno no Classroom até no máximo 26 de Fevereiro do 1º Bimestre de 2021.

Passe para o seu caderno, da Disciplina as Questões propostas, assim como as Respostas, facilitará para estudar para o Exame, Provas ou Simulados.

Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na página correspondente ao ano do aluno.

OBS. Deverá o aluno fazer a Pesquisa / trabalho no mínimo em 3 páginas e devolver no e-mail do professor ou aqui mesmo no Classroom.

Vídeo: para facilitar   a  pesquisa

 

https://www.youtube.com/watch?v=mFdUqqwzbVs



Esta atividade vale 2,5 pontos para sua nota.

 

OBSERVAÇÃO:

 

 

Alunos podem fazer as atividades solicitadas no seguinte formato:

 

- Digitado em Computador no Word

- Escrito no Caderno de vocês da minha Disciplina: Tecnologia & Inovação

- Podem digitalizar na Impressora se vocês tiverem ou tirar uma foto das páginas das atividades realizadas e me mandar pelo meu e-mail acima que deixei aqui nas atividades.

- Complete o Cabeçário da Atividades com seu NOME, RA, NÚMERO, TURMA e Celular / WhatsApp ou e-mail.

 


Atenciosamente

IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA


Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp


  ATIVIDADE 01 – MATEMÁTICA

                            Professora - Ana Maria

Em caso de dúvidas mandem mensagens para os e-mails e assim que finalizarem as tarefas mandem fotos dos cadernos com as tarefas realizadas

Professora Ana Maria e-mail: msantosana@prof.educacao.sp.gov.br

Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e do repositório para auxiliá-los nas atividades, e nos mandem e-mails com as possíveis dúvidas.

EXERCÍCIOS

1-A primeira lei de Kepler demonstrou que os planetas se movem em órbitas elípticas e não circulares. A segunda lei mostrou que os planetas não se movem a uma velocidade constante. PERRY, Marvin. Civilização Ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 289. (Adaptado)

É correto afirmar que as leis de Kepler:

a) confirmaram as teorias definidas por Copérnico e são exemplos do modelo científico que passou a vigorar a partir da Alta Idade Média.

b) confirmaram as teorias defendidas por Ptolomeu e permitiram a produção das cartas náuticas usadas no período do descobrimento da América.

c) são a base do modelo planetário geocêntrico e se tornaram as premissas científicas que vigoram até hoje.

d) forneceram subsídios para demonstrar o modelo planetário heliocêntrico e criticar as posições defendidas pela Igreja naquela época.

2- Considere que a Estação Espacial Internacional, de massa M, descreve uma órbita elíptica estável em torno da Terra, com um período de revolução T e raio médio R da órbita. Nesse movimento,

a) o período depende de sua massa.

b) a razão entre o cubo do seu período e o quadrado do raio médio da órbita é uma constante de movimento.

c) o módulo de sua velocidade é constante em sua órbita.

d) a energia mecânica total deve ser positiva.

e) a energia cinética é máxima no perigeu.

3- De acordo com a primeira lei de Kepler, as órbitas dos planetas que se movem ao redor do Sol são:

a) elípticas, com grande excentricidade.

b) elípticas, com o Sol em um dos focos.

c) circulares, com o Sol no centro.

d) circulares, com a Terra no centro.

e) hiperbólicas, com o Sol localizado sobre o foco.

4- As posições do periélio e afélio são, respectivamente, aquelas onde há:

a) maior e menor energia potencial gravitacional.

b) maior e menor energia cinética.

c) maior energia mecânica.

d) menor energia mecânica.

e) maior dissipação de energia.

BOM ESTUDO.

                                  ATIVIDADE 01  -   LÍNGUA INGLÊSA

Professor Rogerio 

Em caso de dúvidas mandem mensagens para os e-mails e assim que finalizarem as tarefas mandem fotos dos cadernos com as tarefas realizadas

Professor Rogerio e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp. gov.br

Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

 Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e  do repositório para auxiliá-los nas atividades,  e nos mandem e-mails com as possíveis dúvidas.

 COPIAR TUDO E RESPONDER NO CADERNO.

The doctor

    Dylan is a doctor. He looks after sick people. He usually gets up at 6.00 o’clock. Today he is late, it is 6.30 and he is still in bed. He usually goes to work by train but today he is driving to work. He arrives at work at 6.30 every morning but it is 7.30 now and he is still driving.  It’s 12.00 o’clock now. He always has his lunch at 12.00 but today he isn’t having lunch at 12.00, he is looking after his sick patients. It is half past seven now, Dylan is watching TV. He usually watches TV at half past seven because his favorite programme starts at half past seven.

    Dylan has his dinner at 8.30 everyday and he is having dinner now. It is 24.00 now Dylan  is going to bed. He always goes to bed at 24.00.

 

Questões

1) Quem é Dylan?

2) De acordo com o texto, Dylan costuma se levantar às 6 horas, mas o que aconteceu para ele acordar 6h30min e ir mais tarde para o trabalho?

3) Qual horário Dylan costuma chegar em seu trabalho?

4) De acordo com o texto, são 7h30min e Dylan ainda:

a) está dirigindo.

b) está tomando o café da manhã.

c) está entrando no carro.

d) ainda está dando beijo nas crianças.

 5) Dylan costuma almoçar às 12 horas, porém, de acordo com o texto,  hoje:

a) ele ainda está indo almoçar.

b) ele está assistindo TV.

c) ele está cuidando de seus pacientes doentes.

d) ele está cuidando de uma criança doente.

 6) De acordo com o texto, o que Dylan costuma fazer às 7h30min e por quê?

7) Qual horário Dylan costuma jantar?

a) 18h30min

b) 18 horas

c) 20h30min

d) 19h30min

 8) Que horário Dylan costuma dormir todos os dias?

a) 00h30min

b) 18 horas

c) 20h30min

d) 19h30min

 9) Você acha que Dylan é uma pessoa metódica ou esses hábitos específicos dele já foram mecanizados?

10) Você conhece alguém como Dylan, que tem horário para praticar as ações diárias? Comente.

Boa atividade a todos!


                             ATIVIDADE 01 -    LÍNGUA PORTUGUESA 

Professores Ana Sílvia e Rogério

Em caso de dúvidas mandem mensagens para os e-mails e assim que finalizarem as tarefas mandem fotos dos cadernos com as tarefas realizadas

Professora Ana Silvia e-mail: silvia.souto@prof.educacao.sp.gov.br

Professor Rogerio e-mail: rogeriomachado@prof.educacao.sp. gov.br

Estimados(as) alunos(as), esperamos que estejam bem!

 Assistam as aulas do Centro de Mídias ao vivo, e  do repositório para auxiliá-los nas atividades,  e nos mandem e-mails com as possíveis dúvidas.

 

 COPIAR TUDO E RESPONDER NO CADERNO.


                                                       Café

    A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. Foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas se alimentavam de folhas e grãos de um arbusto específico.

    Os monges que viviam na região colheram os frutos e prepararam um chá. A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem mais acordados nas noites de vigília e oração.

    Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.

Disponível em: http://www.muraljoia.com.br 

 Questões

 1 – O tema do texto é:

a) a etimologia da palavra “café”.

b) a origem do café.

c) as sensações oriundas do consumo do café.

d) a importância do café para o povo árabe.

 2 –  Assinale o trecho em que uma forma pronominal faz referência à palavra-chave “café”:

a)“As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas […]”.

b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente a bebida para ficarem […]”.

c) “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe […]”.

d)“Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”.

 3 – “Seu cultivo tornou-se tão importante para o povo árabe, que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. Indique palavras que poderiam substituir “terminantemente” no contexto acima:

 4 – “Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar.”. O conectivo sublinhado instaura entre as orações uma relação de:

a) finalidade

b) causa

c) consequência

d) conclusão

5 – A palavra “café” vem do árabe qahhwah e significa “vinho”. O vocábulo gahhwah aparece em itálico porque:

a) foi citado para explicar a origem de uma palavra.

b) consiste em um termo pouco usual no Brasil.

c) apresenta grafia controversa.

d) constitui uma palavra de origem estrangeira.

6 – Em “[…] após perceber que suas cabras andavam agitadas […]”, a forma pronominal destacada refere-se:

a) ao povo mulçumano

b) ao pastor etíope Caldi

c) aos monges

d) ao povo árabe

 7  O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor corretamente identificado é:

a) “[…] sendo por isso conhecido também como vinho da Arábia.”. (causa)

b) “A partir daí, passaram a consumir frequentemente […]”. (lugar)

c) “[…] que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região.”. (concessão)

d) “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa […]”. (restrição)

 8 – “Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.”. A forma verbal sinalizada indica uma ação: 

a) iniciada no presente.

b) que tinha presença contínua no passado.

c) iniciada no passado e que permanece nos dias atuais.

d) que já foi encerrada.

Boa atividade a todos!


 

2ª SERIE A MANHA ANUAL

 

Nr

Nome do Aluno

RA

Dig. RA

Data de

Nascimento

DIAS DE AULAS

PRESENCIAIS

Turma 01

1

ADAO LEONARDO ALMEIDA DA SILVA

107857250

1

22/07/2004

 

 

15/02

18/02

23/02

26/02

03/03

08/03

11/03

16/03

19/03

24/03

29/03

2

EMANUELA SILVA AMORIM

107968207

7

26/12/2004

3

ALESSANDRA LUZIA ANDRADE LUCAS

103858010

9

28/03/2004

4

ALICE CARVALHO DA SILVA

104402277

2

06/10/2004

5

ALISSON ALMEIDA ROMEIRO

108881382

3

01/11/2004

6

ANNA LUISA DOS SANTOS MIGRAY

107985533

6

22/12/2004

7

BIANCA KARINA DA SILVA VALERIO

107986820

3

23/04/2004

8

BRYAN LOHAN ROCHA DOS SANTOS

106717339

0

22/12/2004

9

CARLA MIRELLI DE SOUSA

109830296

5

21/07/2004

10

CAROLINA SIQUEIRA CAMARGO

108907467

0

25/05/2004

11

CAUAN TEODORO DE SOUZA

106797451

9

22/05/2004

Turma 02

12

CHRISTIAN SOUSA SILVA

108234635

4

05/09/2004

 

16/02

19/02

24/02

01/03

04/03

09/03

12/03

17/03

22/03

25/03

30/03

13

CLAREANE ANDREZA DOS SANTOS

103937390

2

22/02/2004

14

ADRIELLY RAMALHO MARCILIO

105397884

4

17/08/2004

15

FERNANDA SILVEIRA DOS SANTOS

106779070

6

24/04/2005

16

GEOVANNA BARBOSA DE MOURA

108002422

0

08/04/2005

17

GIOVANNA ISABELLE DO NASCIMENTO

PINTO

109110765

8

04/08/2004

18

GUSTAVO DE SOUZA AGUIAR

107856684

7

17/04/2004

19

INGRID MIRELY RODRIGUES DA SILVA

106796546

4

20/07/2004

20

JHULIA MACHADO NASCIMENTO

104461320

8

28/11/2004

21

JOAO VICTOR FERREIRA

106768713

0

09/06/2004

22

JULIA BATISTA GUIEIRO

109056175

1

09/11/2004

Turma 03

23

LETICIA DA SILVA VIANA

107209324

8

11/05/2002

 

17/02

22/02

25/02

02/03

05/03

10/03

15/03

18/03

23/03

26/03

31/03

24

LUCAS DOS SANTOS ALDERALDO

106801239

0

22/09/2004

25

MARCOS VINICIUS NEGREIROS

CARVALHO

121686219

9

08/12/2004

26

MARIANA PEREIRA ALVES

107772086

5

29/04/2004

27

MILLIE CRISTINE COUTINHO OLIVEIRA

108887924

X

10/10/2004

28

MIRAEL FEITOSA DE OLIVEIRA

109016023

9

25/12/2004

29

MIRELLA DE ASSIS MORAN

109791456

2

28/06/2004

30

MOYSES DOS SANTOS CELESTINO

107783487

1

27/09/2004

31

OCTAVIO DUARTE DA SILVA

108108404

2

19/01/2005

32

PAULO HENRIQUE PEREIRA DE SOUSA

105370469

0

12/05/2003

Turma 04

33

RYAN DUGA

104402295

4

04/11/2004

18/02

23/02

26/02

03/03

09/03

11/03

16/03

19/03

24/03

30/03

34

SAMUEL DE OLIVEIRA DA SILVA

107783547

4

29/04/2004

35

SAMUEL MARRA BORGES

106037508

4

06/12/2004

36

VICTOR ROBERTO REIS DOS SANTOS

103857947

8

16/03/2004

37

VITOR GABRIEL SOUZA CARDOSO

106801397

7

03/11/2004

38

VITOR HUGO VIANA DE BRITO

105613358

2

23/07/2004

39

VITORIO AUGUSTO SOARES RUFINO

107980303

8

03/09/2003

40

WILLIAN HENRIQUE RIBEIRO ARAUJO

105774354

9

23/11/2001

 

 

2ª SERIE B MANHA ANUAL

 

Nr

Nome do Aluno

RA

Dig. RA

Data de

Nascimento

DIAS DE AULAS

PRESENCIAIS

Turma 01

1

BRENO MORALES AROUXA

107989617

X

28/02/2004

 

15/02

18/02

23/02

26/02

03/03

08/03

11/03

16/03

19/03

24/03

29/03

2

CAMILA BORGES SILVA

111299055

0

31/05/2005

3

CAMILA DE CARVALHO CORREIA

107987602

9

16/06/2004

4

CECILIANE PEREIRA DA SILVA

114991605

9

02/07/2003

5

CICERO ANDERSON GOMES DA SILVA

114749405

8

23/01/2006

6

DANIEL DE JESUS MOURA

111634598

5

07/07/2004

7

ERICK KAUAN DE SOUSA VICENTE

110772391

7

02/11/2004

8

FERNANDA DOS SANTOS AMORIM

108117402

X

14/05/2004

9

FRANCIELLEN CRISTINA JARDIM DA

SILVA

TRANSF

10

GABRIEL SILVA TURNO

107940549

5

14/07/2004

Turma 02

11

GEOVANA CONCEICAO DA SILVA

108973788

9

30/01/2005

16/02

19/02

24/02

01/03

04/03

09/03

12/03

17/03

22/03

25/03

30/03

12

GISELE DA SILVA NERE

114926716

1

07/02/2004

13

GUILHERME FARIAS DE SOUZA

108999274

9

18/07/2005

14

GUSTAVO DE HOLANDA

109511545

5

16/05/2005

15

IGOR BARBOSA DOS SANTOS

109492967

0

22/03/2004

16

ISAIAS FERREIRA DA SILVA

108711216

3

07/09/2002

17

ISMAEL PEREIRA DE MATOS

107994901

X

19/07/2004

18

JHONATAN CAVALCANTE DE MELO

108109748

6

04/02/2005

19

JONATA CLARENCIO DE LIMA

107963340

6

21/09/2003

20

JONATHA ROSSIO PEDROSA

109340513

2

07/05/2004

Turma 03

21

JOSE ROBERTO DE ARAUJO ABEL

107987094

5

05/07/2004

 

17/02

22/02

25/02

02/03

05/03

10/03

15/03

18/03

23/03

26/03

31/03

22

KAREN PAIXAO DA SILVA

113885748

8

05/07/2003

23

KARINE VITORIA MELO DA SILVA

108105315

X

25/08/2004

24

KAUE CABREIRA MARINHO

108892579

0

21/12/2004

25

KAWA GONCALVES DOS SANTOS

110476089

7

25/05/2005

26

LAUANE FERREIRA DA SILVA

109761180

2

18/11/2004

27

LEANDRO SEPULVEDA SANTOS

109439353

8

05/06/2004

28

LETICIA MARCIANO DE OLIVEIRA SILVA

120804441

2

27/09/2004

29

LUIZ KAUA DE MOURA SANTOS GOMES

108434616

3

03/05/2005

30

MATHEUS CALIEL TENORIO LOPES SILVA

108893080

3

04/11/2004

Turma 04

31

MAYARA XAVIER ALMEIDA

109212375

1

14/08/2004

 

18/02

23/02

26/02

03/03

09/03

11/03

16/03

19/03

24/03

30/03

32

RADIJA SANTOS REIS

108759928

3

09/01/2003

33

RIAN TONI GONCALVES

107942813

6

15/11/2004

34

RYKARDO CONATIONI MARTINEZ

HIDALGO

108108383

9

28/02/2005

35

SARA VITORIA NEVES SANTOS

108001627

2

15/04/2005

36

THAILLER TALISSON BARBOSA MARINO

108110336

X

16/05/2004

37

THALYA DOS SANTOS MOURA

108893179

0

04/01/2005

38

WALAS SANTOS LIMA

109259956

3

08/12/2004

39

WALISSON VINICIUS PEREIRA

CARVALHO

108894779

7

11/07/2004

 


 


Atividade 1 – História – 2º Ano E.M. – série: A / B  

Conteúdo: Identidade e Memória: valorizar para preservar.

Link da aula do dia 10/02/2021 exibida através do CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=qMY8NOoCwwA

 

Façam uma pesquisa conforme abaixo e escrevam em seu caderno:

O que é Patrimônio Cultural?                                       

O seu significado e os tipos de patrimônios culturais.

E quais os 14 (catorze) patrimônios culturais do Brasil reconhecidos pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

 

Site do IPHAN: http://portal.iphan.gov.br/

Sugestão De site: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/o-que-e-patrimonio-cultural

 

 

 

 

OBS: Toda atividade deverá ser realizada no caderno. Por favor no início da atividade colocar a data da aula e o conteúdo/tema da aula. No corpo do e-mail escrever seu nome completo, número de chamada e a série. Me encaminhar as atividades pelo e-mail: quintinoribeiro@prof.educacao.sp.gov.br 



Atividade 2 – História – 2º Ano E.M. – série: A / B  

Conteúdo: Renascimento Comercial e Urbano

Link da aula do 17/02/2021 exibida pelo CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=q49mRfSn4-s

 

 

Alunos e alunas,

 

Alguns dos patrimônios históricos mais fascinantes da Europa, são os antigos burgos que proporcionam aos visitantes uma verdadeira viagem no tempo, de volta a Idade Média.

 

Peço pesquisem sobre uma cidade medieval europeia, durante essa atividade, não deixe de registrar:

·         Localização e ano da fundação da cidade;

·         Tipo e características das construções;

·         Qual seria a sua importância histórica.

Dica: a sua pesquisa pode ter um formato de um panfleto de viagem!

 

A atividade pode ser realizada no caderno e você deve citar qual foi o site que você encontrou as informações.




Atividade 3 – História – 2º Ano E.M. – série: A / B  

Conteúdo: Renascimento Comercial e Urbano – parte 2

Link da aula do dia 24/02/2021 exibida pelo CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=QOG12LGXQek

 

1-) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

 

A. FEIRAS MEDIEVAIS        B. BURGOS        C. BURGUESES        D. SENHORES FEUDAIS

 

1. (     )  Eram cidades fortificadas que surgiram no final do período da idade média, muitas delas, nos locais das antigas e extintas cidades do Império Romano;

2. (     ) Eram comerciantes que com seu novo estilo de vida irão iniciar um processo que levou ao fim o Sistema Feudal e também levou ao fim as características do período denominado como a Idade Média;

3. (     )  Eram os locais onde os vilões ampliaram as suas trocas comerciais, trocando em maior quantidade e com uma maior variedade de produtos.      

4. (     ) Eles eram os responsáveis por comandarem os feudos durante o período denominado como Idade Média, criavam as leis e as regras dos feudos

 

 

2-) ASSINALE (V) VERDADEIRO OU (F) FALSO SOBRE O PERÍODO DO RENASCIMENTO:

 

A. (      ) O Renascimento Comercial e também o Renascimento Urbano, tiveram a sua origem no final do período denominado como Idade Moderna, também conhecido como o período da Baixa Idade Média;

B. (      ) Com o surgimento do Burgos, a população dos feudos vão buscando novas oportunidades nestas cidades medievais, com isso ocorreu uma ampliação do comércio local e os Burgos foram se tornando grandes locais de comércio;

C. (      ) É importante ressaltar que estas cidades medievais surgiram e se desenvolveram sem o mínimo de infraestrutura ou de higiene, não havendo, saneamento básico, rede de esgoto, água encanada, coleta de lixo ou qualquer coisa que garantisse o mínimo de qualidade de vida;

D. (      ) O Renascimento Comercial e o Renascimento Urbano foram o início de um grande processo que levaria toda a Europa a centralização do poder, nas mãos dos senhores feudais, com a formação das Monarquias Absolutistas.

 

 

 

 

 

 

 

OBS: Toda atividade deverá ser realizada no caderno. Por favor no início da atividade colocar a data da aula e o conteúdo/tema da aula. No corpo do e-mail escrever seu nome completo, número de chamada e a série. Me encaminhar as atividades pelo e-mail: quintinoribeiro@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo Google Classroom.

 

 

 

 

 

 

 

 

BONS ESTUDOS!

Prof.º Júnior

 

 

 

 



Atividade 4 – História – 2º Ano E.M. – série: A / B  

Conteúdo: O Renascimento – contexto e suas manifestações nas ciências

Link da aula do dia 03/03/2021 exibida pelo CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=RkfXbiVs7II  

 

 

1-) Qual foi o período histórico responsável por diversas descobertas, experiências científicas e reflexões filosóficas que buscou uma ruptura com a Idade Média?

a) Idade Contemporânea.
b) Idade Moderna.
c) Pré-história.
d) Idade Antiga.

2-) O Renascimento Científico uma nova fase da história:

a) dominada pela ciência e a razão.
b) dominada pela religião e a ciência.
c) dominada pela razão e a religião.
d) dominada pela fé e a ciência.

3-) Leia atentamente os relatos a seguir:

“O pintor que trabalha rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento”.
“Experiência, mãe de toda a certeza”.
“Só o pintor universal tem valor”.

São trechos de Leonardo da Vinci, personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão, experiência, universalismo, valores que marcaram o:

a) teocentrismo, como princípio básico do pensamento moderno.
b) epicurismo, em alusão aos princípios dominantes na Idade Média.
c) humanismo, como postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) confucionismo, por sua marcada oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) escolasticismo, pois admitia a fé como única fonte de conhecimento.

 

 

 

 

 

OBS: Toda atividade deverá ser realizada no caderno. Por favor no início da atividade colocar a data da aula e o conteúdo/tema da aula. No corpo do e-mail escrever seu nome completo, número de chamada e a série. Me encaminhar as atividades pelo e-mail: quintinoribeiro@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo Google Classroom.

 

 

 

BONS ESTUDOS!

Prof.º Júnior

 

 

 

 



Atividade 5 – História – 2º Ano E.M. – série: A / B  

Retomada do conteúdo: Renascimento Urbano, Comercial e Científico / Antropocentrismo / Humanismo

 

 

LEIAM COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E ELABOREM 10 QUESTÕES (PERGUNTAS E RESPOSTAS)

 

Renascimento Urbano

Renascimento Urbano representou uma das vertentes que formaram o movimento Renascentista, ao lado do Renascimento Cultural e Comercial.

Vale lembrar que o Renascimento Italiano foi um movimento econômico, artístico e cultural que dominou a mentalidade europeia durante séculos: do XIV ao século XVII. Assim, o Renascimento Urbano está associado ao florescimento e desenvolvimento das cidades medievais, os “Burgos”.

Contexto Histórico: Resumo

No último período da Idade Média, denominado Baixa Idade Média (século X ao século XV), a Europa passava por diversas transformações nos campos político, econômico e social, de forma que a queda de Constantinopla, em 1493, representou o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

Esse período esteve marcado pela decadência do sistema feudal, formado basicamente de dois grupos sociais: os senhores (proprietários de terras, os feudos) e os servos (trabalhavam e viviam nos feudos). A sociedade feudal era estamental, posto que não possuía mobilidade social, ou seja, se nasceu servo, morrerá servo.

Acima do senhor feudal estavam o Rei, a Nobreza e o Clero, os três grupos que detinham o poder. Dessa forma, o Rei representava o poder supremo, seguido da nobreza (importante figuras) e o Clero, associado ao poder religioso da Igreja Católica.

Esse último grupo dominante possuía claros privilégios em relação ao povo, de modo que somente eles tinham acesso aos assuntos políticos, econômicos e religiosos, bem como ao conhecimento dos livros, posto que representavam a parcela mínima que sabia ler e escrever

Além da explosão demográfica oriunda das Cruzadas, a qual gerou uma população marginalizada que foi em busca de libertar a Terra Santa, e por fim, ficou sem emprego, terras e dinheiro, a melhoria das técnicas agrícolas (rotação de culturas, moinho hidráulico, charrua, etc.) foi um dos importantes fatores para o crescimento populacional nos feudos, o qual possuíam uma economia autossuficiente (consumo local).

Diante disso, o desenvolvimento das rotas comerciais europeias, a partir das Cruzadas (expedições de caráter religioso, econômico e militar que ocorreram entre os séculos XI e XIII) e da intensificação do comércio, sobretudo de especiarias no Mar Mediterrâneo, tornaram evidente o florescimento dos Burgos (pequenas cidades medievais fortificadas), que, anteriormente, estavam ligados ao feudo apenas como centros religiosos e militares donde habitavam os reis, nobres, bispos e alguns comerciantes.

Diante desse contexto, alguns servos, insatisfeitos com as condições rudes e estáticas do sistema feudal fugiam (ou eram expulsos pelo senhor) para os burgos, em busca de melhores condições de vida, desde o trabalho livre assalariado

Renascimento Comercial


Observe que o Renascimento Urbano está intimamente associado ao Renascimento Comercial, na medida em que o crescimento dos burgos só começou a surgir quando o comércio se expandiu, a partir das feiras-livres (encontros para realização de comércio).

Assim, o sistema-autossuficiente feudal, baseado nas trocas (escambo), foi substituído pelas relações comerciais (venda de produtos), fortalecidos pelo desenvolvimento das cidades e do sistema econômico (surgimento da moeda e dos bancos), na medida em que ampliaram as fontes de renda e as relações de produção.

Ademais, o caráter agrário e estamental do feudalismo deu lugar à urbanização e estrutura de classes, com mobilidade social.

Junto à isso, surge a burguesia, uma nova classe social empenhada em adquirir melhores condições de vida por meio do trabalho, formada por comerciantes, desde ferreiros, alfaiates, sapateiros, artesãos, dentre outros.

Note que o nome “burguês” e “burguesia” deriva do termo “burgos”, posto que os burgueses passaram a ser chamados assim por serem os habitantes dos burgos.

Foi nesse contexto de efervescência comercial, cultural e urbana que os artesãos criaram as “Corporações de Ofício” (organizações que reuniam pessoas que exerciam a mesma profissão), enquanto os comerciantes estabeleceram as “Guildas Medievais” (associação de pessoas de diversas profissões) e as “Hansas” (associação de comerciantes), da qual se destaca a Liga Hanseática.

Por fim, o “Movimento Comunal”, demostrou a luta dos burgueses a fim de emanciparem os burgos que ainda pertenciam aos senhores feudais.

Renascimento Científico

 

Época da história da Europa marcada por grande desenvolvimento científico e descobertas nas áreas da Física, Química, Astronomia e Matemática.

O que foi o Renascimento Científico

 

O Renascimento Científico deve ser entendido dentro do contexto do Renascimento Cultural, ocorrido na Europa entre os séculos XV e XVI. Foi um período marcado por grandes avanços nas ciências, possibilitados pelos estudos e experimentos de grandes cientistas.

 

Contexto Histórico

 

Na Idade Média buscavam-se conhecimentos através da leitura de livros, sendo que estes ficavam muito restritos, principalmente, aos monges e teólogos católicos. Foi um período marcado pela influência do pensamento da Igreja Católica, que acabou por prejudicar o desenvolvimento das pesquisas científicas, pois buscava explicar os fenômenos da natureza através da intervenção divina.

 

No Renascimento houve uma grande mudança na produção de conhecimento. A razão passou a ser um dos principais objetivos daqueles que pretendiam desvendar os grandes mistérios do mundo físico. Mesmo tendo a forte oposição da Igreja, muitos cientistas buscaram métodos de produção de conhecimento através da experimentação, observação e comprovação.

 

Características principais:

 

- Uso da pesquisa e investigação como métodos de produção de conhecimento científico.

- Grandes avanços nas áreas de Astronomia, Medicina, Matemática, Física, Química e Biologia.

- Desenvolvimento de instrumentos científicos, principalmente na área de observação astronômica.

- Formulação de várias leis da Física e teorias matemáticas.

- Aumento da divulgação dos conhecimentos científicos. Isto aconteceu graças ao crescimento da produção de livros, após a invenção da prensa de tipos móveis por Gutenberg em 1439.

- Período marcado por muitas invenções, que tinham como base os conhecimentos científicos que estavam sendo produzidos.

- As descobertas científicas geraram forte mudança na forma que muitas pessoas entendiam o funcionamento do mundo. Isso ocorreu, pois, as explicações religiosas, sem fundamentação científica, foram sendo substituídas pelas explicações baseadas nas ciências. Além de afetar a religião, estas descobertas científicas também impactaram o pensamento filosófico da época.

 

Antropocentrismo

 

Antropocentrismo é um conceito e uma filosofia que ressalta a importância do homem como um ser dotado de inteligência e, portanto, livre para realizar suas ações no mundo.

A palavra vem do do grego: anthropos "humano" e kentron "centro" que significa homem no centro.

Surgiu questionando o Teocentrismo sistema onde Deus (Theos, em grego) estaria no centro do mundo.

Assim, o antropocentrismo é um conjunto de ideias onde o homem representa a figura central, nos campos da cultura, ciência, sociedade e é a principal referência para o entendimento do mundo.

O ser humano, para o antropocentrismo, é racional, crítico, questionador da sua própria realidade e responsável, portanto pelos seus pensamentos e ações.

Busca a verdade por meio de análises e do método racional e científico, através de provas e explicações, de preferência, matemáticas.

Essa independência humana de Deus levou o ser humano a refletir, criar, difundir e produzir conhecimento de outra forma, possibilitou grandes descobertas científicas e o surgimento do individualismo.

Diferenças entre Teocentrismo e Antropocentrismo

Por oposição, o Teocentrismo está relacionado à religião, que explica os fenômenos naturais a partir da vontade de um ser superior.

Toda a sociedade, em seu aspecto social, cultural e econômico, deveria se basear segundo Deus.

Foi um conceito muito difundido durante a Idade Média quando a religião possuía um papel importante na vida da sociedade.

Humanismo e Antropocentrismo

Durante o século XV e XVI, a Europa passa por várias transformações econômicas e sociais. Alguns acontecimentos são as grandes navegações, invenção da imprensa, reforma protestante, declínio do sistema feudal, surgimento da burguesia, cientificismo, etc.

Nesta época, surge o o humanismo renascentista e o antropocentrismo é parte de movimento. Com isso, os estudiosos tinham o intuito de trazer à tona questões baseadas no cientificismo empirista.

Por isso, o antropocentrismo representou a passagem do feudalismo ao capitalismo mercantil, ou ainda, da passagem da Idade Média para Idade Moderna.

As artes em geral (literatura, pintura, escultura, música, etc.) bem como a filosofia, se pauta em esta nova visão de mundo, a fim de criar suas obras.

Igualmente, os humanistas incentivaram a inclusão de disciplinas no universo acadêmico, importantes para o desenvolvimento dessa nova mentalidade como filosofia, línguas, literatura, artes, humanidades e ciências.

Antropocentrismo e religião

Embora a figura divina fosse questionada, Deus não foi deixado de lado no Antropocentrismo. O “sagrado” ainda fazia parte da vida das pessoas, no entanto, passou a não ser a única fonte da verdade. A própria Bíblia foi bastante estudada neste momento através de novas traduções e crítica histórica.

A verdade, entretanto, deveria ser buscada através da racionalidade humana (razão), pois esta seria uma dádiva divina.

Humanismo na literatura

O Humanismo é um movimento literário de transição entre o Trovadorismo e o Classicismo que marcou o fim da Idade Média e início da Idade Moderna na Europa.

Com foco na valorização do homem, ele se destacou com as produções em prosa (crônicas históricas e o teatro) e poética (poesia palaciana) durantes os séculos XV e XVI.

As características do humanismo

As principais características do humanismo nas artes e na filosofia são:

Antropocentrismo: conceito filosófico que ressalta a importância do homem como um ser agente dotado de inteligência e de capacidade crítica. Avesso ao teocentrismo (deus como centro do mundo), esse conceito permitiu descentralizar o conhecimento que antes era propriedade da Igreja.

Racionalismo: corrente filosófica associada à razão humana que foca na produção de conhecimentos sobre o ser humano e o mundo, contestando o espiritualismo.

Cientificismo: associado ao racionalismo, esse conceito coloca a ciência em um lugar de destaque. Através do método científico, ele fomenta as descobertas desse campo a fim de entender os fenômenos naturais.

Antiguidade clássica: os artistas humanistas foram inspirados pelos estudos realizados anteriormente por pensadores clássicos gregos e romanos, sobretudo pela literatura e mitologia greco-romana.

Valorização do homem: inspirado nos modelos clássicos greco-romanos, houve a valorização do corpo humano e das emoções do homem. Assim, as artes humanistas focavam nos detalhes que revelassem as expressões e desejos.

Ideal de beleza e perfeição: aliado ao conceito de valorização dos modelos clássicos, nesse período buscou-se atingir a perfeição das formas humanas por meio das proporções equilibradas e da beleza perfeita.

 

 

OBS: Toda atividade deverá ser realizada no caderno. Por favor no início da atividade colocar a data da aula e o conteúdo/tema da aula. No corpo do e-mail escrever seu nome completo, número de chamada e a série. Me encaminhar as atividades pelo e-mail: quintinoribeiro@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo Google Classroom.

 

 

 

BONS ESTUDOS!

Prof.º Júnior

 

 










 


 






 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários, Dúvidas e etc.