Atividade
14 |
Disciplina:
TECNOLOGIA
& INOVAÇÃO |
Nota: |
Série/Turma |
IT/Professor:
SUEDNO
OLIVEIRA
E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br |
Data da
aula: 17.09.2021 |
7º A e B
|
Nome do
Aluno (a): |
RA: |
3º Bimestre – Período - Manhã.
Tema: MINHA ESCOLA
ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.
Segue
o Link do Arquivo da aula dada, para realizar uma montagem ou uma pintura para
mudar o que acha você acha que deve mudar na sua Escola:
Minha escola, acesse o Arquivo
dessa aula dada e siga as orientações do slide 5 e 7 para realizar a tarefa!
https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/21579/192740.pptx
Esse trabalho vai
valer no máximo 5 pontos para sua Nota final do bimestre!
Boa
atividade a todos!
IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp
Atividade
13 |
Disciplina:
TECNOLOGIA
& INOVAÇÃO |
Nota: |
Série/Turma |
IT/Professor:
SUEDNO
OLIVEIRA
E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br |
Data: |
7º A e 7º
B |
Nome do
Aluno (a): |
RA: |
3º Bimestre – Período - Manhã.
Tema: CONVIVA E CMSP – Um guia para vida digital!
Vídeo aula: https://youtu.be/7f08J0dNfG8
Entregar a atividade realizada no e-mail do professor, ou
no Classroom até no máximo 10 de setembro do 3º Bimestre de 2021.
Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como
as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.
Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará
disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na
página correspondente ao ano do aluno.
ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.
Segue
o Arquivo da aula dada, para realizar um resumo do tema dado:
Conviva e CMSP - Um guia para a vida digital,
então se descreva como você convive e se relaciona ao navegar na Internet e nas
Redes sociais!
No mínimo de 8
linhas e no máximo de 10 linhas para entregar na próxima aula, também
discutiremos em sala, os Impactos da Tecnologia relacionado com ansiedade para
finalizarmos!
https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/21581/200527.pptx
Boa
atividade a todos!
IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp
MATEMÁTICA – Profª
Silvia – 7º ano B
Atividade a ser
enviada apenas pelos alunos remotos (não presenciais)
Efetuar a pesquisa dos conceitos abaixo, e enviar foto do
trabalho para o Whatsapp 97162-2285 ou email silviasemensato@prof.educacao.sp.gov.br.
O prazo para envio é 10/09/2021.
2) Como se classificam os ângulos de acordo com sua medida? Dê um exemplo em desenho para cada um deles.
Atividades de Artes 7º anos A e B
Faça uma pesquisa escrita sobre a história do
Circo.
1-O circo faz parte de qual linguagem?
2-Quais são os artistas do Circo?
3-Qual o nome do primeiro Circo?
4-O que os antigos circos exibiam?
5- Quando surgiu o primeiro Circo no Brasil? Expliquei.
6-Qual é o grande personagem do circo?
7- Qual a diferença das exibições do circo antigo para o de
hoje?
8- Faça uma releitura de uma imagem de circo antigo e o de
hoje?
Entregar até:08/09/2021
Bons estudos!!
Professora:
Marta
Geografia 7º Anos A e B. – 3º Bimestre – Atividade: 01
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Assista o vídeo ou leia o texto, em seguida responda as
perguntas e/ou faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS
PERGUNTAS, NEM O TEXTO. FAÇA APESNAS AS RESPOSTAS, COM EXCEÇÃO DAS PERGUNTAS
COM ALTERNATIVAS! Ou seja, quando tiver questões de múltipla escolha (questões
com alternativas), anote o número da questão, coloque a “letra da alternativa”
e copie a alternativa que você escolher. Coloque seu nome completo, a
disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno, ou seja, na parte de
cima da folha (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e
envie para WhatsApp do professor. 11974688949. Data de entrega: 31/08/2021
Link das
últimas aulas sobre o assunto no YouTube:
Aula 01 https://www.youtube.com/watch?v=7a11SGQaatE&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=28
Texto:
Meio Ambiente versus Atividades
Econômicas
Atualmente a humanidade tem se preocupado cada vez mais com
as questões de preservação e diminuição dos impactos ambientais. Com o início
da Revolução Industrial e a massificação das atividades econômicas, no século
XIX, temos assistido paulatinamente à degradação dos ecossistemas, ao
esgotamento das reservas naturais; a poluição da atmosfera; a destruição da
camada de ozônio; a contaminação do solo, dos oceanos e das fontes de água
doce; o desmatamento das florestas; e a extinção de inúmeras espécies animais e
vegetais. É indubitável que o progresso nos traz uma melhor qualidade de vida,
seja nos transportes, saúde, comunicação, dentre outros setores. Porém, (...) “da forma como vem sendo feito, tem
acabado com o ambiente ou, em poucas palavras, destruído o planeta Terra e a Natureza” (MENDES). A finitude do planeta e
dos recursos naturais é uma óbvia e preocupante realidade;
ambientalistas e economistas discutem maneiras de equilibrar desenvolvimento
com proteção ambiental. “As ameaças de ordem ambiental, que estão trazendo sérios danos à
natureza, prejuízos incalculáveis a economia mundial, e colocando em risco a
sobrevivência da humanidade, são o resultado direto da contínua agressão que a
atual civilização vem causando ao meio ambiente” (ALI, 2007). O presente estudo irá abordar os problemas
ambientais encarados pela humanidade em decorrência das atividades econômicas.
Medidas alternativas de preservação ambiental precisam ser efetivadas com
celeridade e comprometimento, pois corremos o risco de esgotarem-se todas as
fontes de recursos naturais, o que levará ao caos social, econômico e
ambiental. O objetivo desse estudo é detectar os problemas ambientais
enfrentados pela humanidade e provocados pelas atividades econômicas, e
verificar se tal relação é de fato nociva ou se a preservação do meio ambiente
pode-se equilibrar com o desenvolvimento econômico. Para tanto, irei considerar
as premissas de uma economia clássica e seus equívocos, os limites ao
crescimento físico e as possíveis soluções para conciliar meio ambiente e
economia. Muitas organizações já começaram a perceber que os consumidores estão
preocupados com a origem de seus produtos, como são produzidos, quais e como os
recursos estão sendo utilizados, e, também qual a destinação dos resíduos
gerados. Visando conquistar este mercado, as empresas têm investido em uma
melhor gestão ambiental de seus processos de produção, (...) “seja em busca de diferenciação e vantagem competitiva junto a seu
mercado de atuação; seja na
conquista de novos mercados; ou ainda na intenção desesperada de não perder o
mercado já conquistado” (PERICARO,
2005). Repensar as questões ambientais
(...) “não é simplesmente uma atitude poética ou apologética à beleza, à paz, à harmonia ou à sabedoria da natureza” (EMILIE, 2006), é mais do que isso, é uma garantia da
sobrevivência.
Premissas da economia clássica e seus equívocos
Diferentemente dos ambientalistas, os economistas clássicos
não acreditam na escassez dos recursos e na finitude dos recursos naturais.
Criticam a noção de um limite natural e aduzem que a disponibilidade muda com o
tempo. Ademais, ainda que esse limite exista, não há como defini-lo ou prevê-lo
economicamente. Ressaltam não haver limitações sequer para a terra arável,
sendo esta indefinível. No entanto, tais argumentos são facilmente combatidos.
Não há como ter a noção precisa da quantidade de carvão que
temos disponíveis, no entanto, as estimativas apontam serem baixas. Por outro
lado, podemos ter, surpreendentemente, logo na primeira milha da superfície
terrestre, uma reserva de metais bem maior que a conhecida. Tais exposições não
comprovam a inesgotabilidade dos recursos, porém, deixam de lado o argumento da
acessibilidade e da disponibilidade.
Uma vez que todos os recursos são em quantidades limitadas,
nenhuma teoria, classificação ou nomenclatura científica, pode esgotar com essa
finitude. "Tanto terra arável quanto recursos que serão necessários a um
tempo ou outro vão consistir em baixa entropia e disponibilidade".
Sustentam ainda que a tecnologia não conhece limites e que é
capaz de driblar a escassez de algum recurso, substituindo-o. Ledo engano!
Segundo esta linha de raciocínio, não deveria o ser humano se preocupar com a
morte, pois para toda doença haveria um medicamento ou tratamento, e a mortalidade
inexistiria.
Por fim, advogam a tese de que não há limites para a
substituição, ou seja, tudo pode ser substituído. Contudo, tal assertiva é
frágil, pois, "muitos componentes da crosta terrestre incluindo terras
cultiváveis são tão específicos que não admitem substitutos".
Limites ao crescimento físico
Conforme mencionado, os problemas ambientais remontam aos
tempos do início da industrialização e vem se intensificando gradativamente. É
comum, infelizmente, assistir na televisão notícias sobre aumento do buraco na
camada de ozônio, poluição e escassez da água doce, desmatamento, espécies em
extinção, etc. Em seu texto "Desenvolvimento Sustentável", Marina
Ceccato Mendes, reportando-se a um estudioso do assunto ensina "que é mais
difícil o mundo acabar devido a uma guerra nuclear ou a uma invasão
extraterrestre (ou uma outra catástrofe qualquer) do que acabar pela destruição
que nós, humanos, estamos provocando em nosso planeta".
A finitude do planeta e dos recursos naturais é um tema que
causa debates e discussões há quase quarenta anos. Em 1968 nascia o Clube de
Roma, hoje uma Ong, formado na época por trinta pessoas sendo cientistas,
educadores, economistas, humanistas, industriais e funcionários públicos de
nível nacional e internacional. Em 1972, um estudo desse Clube apontou, pela
primeira vez, "Os limites do crescimento". Quase quatro décadas
depois, a destruição das florestas, a degradação ambiental e a poluição
aumentaram de forma assustadora, ocasionando o aquecimento do planeta pelas
emissões de gases causadores do efeito estufa.
O Conselho do Clube de Roma dizia o seguinte em seus
comentários finais: "quanto mais próximo chegarmos dos limites materiais
do planeta,mais difícil de resolver ficará o problema" (ABRANCHES, 2007)
O mundo arrisca-se a forçar seus limites físicos. Consoante
leitura do texto "Meio ambiente e desenvolvimento sustentável: o mundo na
encruzilhada da História", escrito por Henrique Rattner, pode-se apontar
os seguintes limites:
a) A crescente escassez de água potável com uma demanda
crescente em conseqüência do aumento da população, o desenvolvimento industrial
e a expansão da agricultura irrigada verifica-se uma oferta limitada de água
potável distribuída de forma muito desigual. Estima-se que 40% da população
mundial sofre de escassez de água;
b) A degradação dos solos por erosão, salinização e o avanço
contínuo da agricultura irrigada em grande escala e os desmatamentos, remoção
da vegetação natural, uso de máquinas pesadas, monoculturas e sistemas de
irrigação inadequados, além de regimes de propriedade arcaicos, contribuem para
a escassez de terras e ameaçam a segurança alimentar da população mundial;
c) A poluição dos rios, lagos, zonas costeiras e baías tem
causado degradação ambiental contínua por despejo de volumes crescentes de
depósitos de resíduos e dejetos industriais e orgânicos. O lançamento de
esgotos não tratados aumentou dramaticamente nas últimas décadas, com impactos
eutróficos severos sobre a fauna, flora e os próprios seres humanos;
d) Desmatamentos contínuos, destruição da biodiversidade,
mudanças climáticas, extração predatória de recursos naturais e minerais,
transformações no uso de solos estão dizimando a fauna e a flora em diversas
regiões do mundo.
O alerta dado pelo Clube de Roma em 1972, parece mais atual e
realista do que nunca. Sustentou-se naquela época que "as tendências
atuais de crescimento não são sustentáveis.A população global e as atividades
econômicas crescem de um modo exponencial, que levará a ultrapassar os limites físicos
dos recursos, que são finitos" (extraído do texto "A beira dos
limites", agosto, 2006). No cenário contemporâneo, lamentavelmente, está
constatado que o meio ambiente não suporta as agressões feitas a qualquer preço
em nome do desenvolvimento econômico e da melhoria do bem estar material da
população mundial. Quem poderia imaginar, por exemplo, a seca na Amazônia? A
resposta à intervenção desmedida do homem na natureza são os problemas
noticiados com freqüência e o comprometimento (escassez/limitação) dos recursos
naturais.
Possíveis soluções para os problemas identificados
O momento presente é marcado profundamente pela necessidade
de mudanças estruturais e pela busca de novos caminhos que levem à manutenção
do crescimento econômico para satisfazer a população mundial com uma
disponibilidade de bens compatíveis com a dignidade humana, sem, entretanto,
esgotar os recursos naturais.
Entendo que é possível conciliar preservação ambiental e
crescimento econômico, através de um desenvolvimento sustentável, definido
como: "equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos
grupos sociais de um país.”
ATIVIDADES:
01 – Com base no texto faça um resumo
em seu caderno contendo ao menos 10 linhas respondendo em seu caderno
seguinte pergunta: o que é desenvolvimento sustentável?
02 – Copie em seu caderno a alternativa correta.
A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de
desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a
partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. O
uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se
sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do
desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio
ambiente.
e) divulgar a insustentável situação do meio ambiente.
03 – Vivemos numa sociedade extremamente consumista, havendo
grande utilização dos recursos naturais e degradação ambiental. Com os atuais
modos de produção e consumo é possível alcançar o desenvolvimento sustentável?
Faça um resumo em seu caderno contendo ao menos 10 linhas.
Atividade de Ciências - 7° A
Professora: Laianny Alves
As atividades deverão ser enviadas para
o
e-mail: laiannyalves@prof.educacao.sp.gov.br ou
WhatsApp: 11946998031.
Equilíbrio Térmico e a vida na Terra
O equilíbrio térmico da Terra é
fundamental para a nossa existência e a de outras espécies. Sem a ocorrência
desse fenômeno, a Terra não abrigaria as condições necessárias para
a manutenção da vida. Em razão da sua alta capacidade
de reflexão da luz, os mares e as nuvens refletem parte da radiação
solar, enquanto o restante dessa radiação penetra a atmosfera terrestre, aquecendo
o planeta.
Em razão da presença dos gases do efeito estufa (dióxido de carbono, metano,
óxido nitroso), a radiação solar é continuamente refletida para a superfície da
Terra, propagando a radiação térmica em todo o globo terrestre. Grande parte
dessa radiação térmica também é consumida como forma de calor
latente, derretendo o gelo presente nas nuvens. Sem esse balanço de energias, a
amplitude térmica em nosso planeta seria enorme: teríamos dias escaldantes e
noites extremamente frias.
Questões
1) Acerca do equilíbrio térmico, assinale as alternativas corretas,
com V para verdadeiro e F para falso:
( ) Para que ocorra o equilíbrio térmico, é
necessário que a quantidade de calor contida nos corpos seja igual.
( ) O equilíbrio térmico
ocorre quando as temperaturas entre dois ou mais corpos igualam-se.
( ) O calor sempre flui
espontaneamente dos corpos mais quentes para os corpos de menor temperatura.
2) Fale sobre a importância do equilíbrio térmico para a vida na
Terra.
“A busca pelo conhecimento não pode
cessar!” J
Atividade 11 |
Disciplina: TECNOLOGIA e
INOVAÇÃO |
Nota: |
Série/Turma |
IT/Professor: SUEDNO OLIVEIRA
E- mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br |
Data: |
6º B /7 º A e 7 º
B |
Nome do Aluno (a): |
RA: |
3º Bimestre – Período - Manhã e Tarde
Faça as atividades em
folha separada, com Nome, Número, RA e Série, pode fazer em papel pautado, no
caderno pra vistar ou digitado no computador no Word ou Libre Office.
Tema: Reprise - Eu Robô!
Vídeo aula: https://youtu.be/p23-fxGOKhU
Aluno(a)(s)
Entregar
a atividade realizada no e-mail do professor, ou na sua sala do Classroom
até no máximo 09 de agosto do 3º Bimestre de 2021.
Passe para o seu caderno, da sua disciplina as questões propostas, assim como
as respostas, facilitarão para estudar para o exame, provas ou simulados.
Para aluno que não está assistindo as aulas presenciais, a atividade estará
disponível no Classroom, Grupo de WhatsApp, acessar pelo Blogger da Escola, na
página correspondente ao ano do aluno.
ORIENTAÇÃO PARA REALIZAR ESTÁ ATIVIDADE.
Faça um Fluxograma no seu caderno
utilizando a criatividade, tema é livre, conforme a orientação do Slide 8
do Tema
da aula: Eu Robô! conforme a orientação dessa aula e assista a vídeo aula anexado a essa
atividade, junto com o PPT abaixo.
https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/14930/164060.pptx
Boa atividade a
todos!
IT/Prof. SUEDNO OLIVEIRA
E-mail: suedno@prof.educacao.sp.gov.br
Cel. (11) 99415-2178 e WhatsApp
Atividade de Ciências - 7° A
Professora: Laianny Alves
As atividades deverão ser enviadas para o
e-mail: laiannyalves@prof.educacao.sp.gov.br ou WhatsApp: 11946998031.
De acordo com a aula: A vida e sua organização (CMSP), faça um resumo que mostre a diferença entre as células procariontes e eucariontes, como também a diferença entre os organismos unicelulares e pluricelulares.
“A busca pelo conhecimento não pode cessar!” 😊
Tema
da aula: Modernidade e Renascimento
Atividade:
Faça a leitura do texto, em seguida a assista a vídeo aula do CMSP e por fim
responda as questões.
Obs:
Após responder as questões, tirar uma foto da atividade e enviar e enviar no
número de WhatsApp do professor que consta no grupo da sua sala.
MODERNIDADE
E RENASCIMENTO CULTURAL
Quando se estuda a transição da Idade Média, especificamente a Baixa Idade
Média, para a Idade Moderna, percebe-se que ainda vigora em muitos livros
didáticos de história, revistas e blogs de educação uma certa perspectiva
reducionista que compreende o Renascimento Cultural dos
séculos XIV, XV e XVI como um fenômeno de ruptura radical e definitiva com a
Idade Média. Essa visão supõe ser a Idade Média um período decadente e obscuro
que nada ofereceu de significativo ao universo cultural que sobreveio com
o Renascimento.
Mas muito pelo contrário, no período compreendido como Renascimento
confluíram vários elementos da cultura cristã florescida na Idade Média, como
elementos da cultura clássica (greco-latina), que passou a ter uma dimensão
maior na Europa Ocidental, sobretudo em regiões de intenso comércio marítimo,
como a Itália (ao sul) e a Holanda e os Países Baixos (ao norte), que também
tiveram um intenso desenvolvimento urbano ainda no período medieval.
Para o historiador Thomas Woods, o Renascimento, mais do
que uma ruptura total com o passado medieval, pode ser considerado o auge da
Idade Média. Diz ele que “os medievais, tal como uma das figuras exponenciais
do Renascimento, tinham um profundo respeito pela herança da antiguidade
clássica, ainda que não a aceitassem de modo tão acrítico como o fizeram alguns
humanistas: e é na Idade Média que encontramos as origens das técnicas
artísticas que viriam a ser aperfeiçoadas no período seguinte.” (WOODS, Thomas.
Como a Igreja Católica Construiu a Civilização Ocidental. São Paulo: Quadrante,
2008. p. 119)
A confluência entre a cultura clássica e a cultura cristã viu-se expressa
na obra de vários autores do Renascimento, desde artistas como Michelângelo e Leonardo da Vinci até escritores
como Erasmo de Rotterdan, Nicolau de Cusa e Thomas Morus. Uma
característica que se tornou, sim, uma identidade renascentista no âmbito dos
estudos intelectuais foi a redescoberta dos textos clássicos originais,
sobretudo os gregos. Filósofos como Aristóteles e Platão eram lidos na Idade
Média por meio de traduções latinas com pouca precisão. Eruditos do
Renascimento, como Leonardo Bruni – tradutor da
Política e da Ética a Nicômaco, de Aristóteles –, foram responsáveis por esse
resgate das fontes primárias dos textos gregos e pela feitura de traduções
criteriosas e comentadas.
Além disso, outras características também contribuíram para compor uma
identidade própria ao Renascimento. A concepção antropocêntrica do
mundo, que aos poucos se impôs, divergiu da perspectiva teocêntrica medieval,
ainda que vários elementos doutrinais tenham sido preservados. O humanismo, isto é, a valorização das potencialidades
humanas, da faculdade racional, da capacidade de criação artística, de
observação, registro e cálculo dos fenômenos naturais e de organização
política, também contribuiu para definir essa época que antecedeu o século XVII
– século da Revolução Científica operada por Galileu
Galilei. As grandes navegações e a descoberta do “novo mundo” (o
continente americano) e das civilizações e culturas que nele se desenvolveram
também foram decisivas para configurar o Renascimento como uma época de experiências
novas e enriquecimento cultural. Somou-se a isso a teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico, que também passou
a ajustar-se ao antropocentrismo e à capacidade do homem de descobrir os
mistérios da “harmonia do mundo”, isto é, os mistérios cosmológicos.
No mais, foi no início do século XVI, já no auge do Renascimento, que
ocorreram dois acontecimentos decisivos no âmbito intelectual, religioso, moral
e político da Europa: invenção da imprensa,
por Joannes Gutenberg, e a Reforma Protestante,
desencadeada por Martinho Lutero. Esses dois
acontecimentos combinados mudaram, aos poucos, a relação dos homens com o
conhecimento intelectual antes restrito ao domínio da língua latina. Matinho
Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, enquanto a invenção de Gutenberg facilitou
a reprodução e a leitura de livros (como a Bíblia) pelo público leigo.
https://www.youtube.com/watch?v=7LHkXr0SoC4&list=PLXyA-zl-y4WF1JjMBHrmeP0gOEU2gi2Xf&index=14
https://www.youtube.com/watch?v=PpBMakJkF2o&list=PLXyA-zl-y4WF1JjMBHrmeP0gOEU2gi2Xf&index=15
QUESTÕES
1) Qual a perspectiva mais comum que se tem quando se estudo sobre o
renascimento?
2) Qual a visão do historiador Thomas Woods sobre o renascimento?
3) Explique o que foi o retorno ao valores clássicos greco-romano adotado
pelos artistas do renascimento.
4) Explique o que foi o antropocentrismo.
Matemática – 7 anos A e B
Professora: Lúcia
Vaz / Silvia
Prof. Lúcia Email: hvaz@prof.educacao.sp.gov.br
Whats :(11)
97417-4936
Profª Silvia – e-mail: prosilvia.matematica.trindade@gmail.com
(Whats: 97162-2285)
Atividades: Simplificando as frações.
Segue abaixo link para melhor compreensão.
Email: mgilma@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp: 11964635
7ºs anos A e B
1- Escreva no caderno as atividades abaixo e assista ao video:
https://www.youtube.com/watch?v=7y2yUDQvTSI
MY WEEKEND CAROL
It was my birthday. My boyfriend Daniel came to my
house to take me out for dinner. I opened the door, and he had a big bunch of
flowers and a very nice car. He rented the car just to take me out. I was
really surprised. MEU FIM DE SEMANA CAROL
Assinale a alternativa correta: 1‐
Qual é o título do texto? ( ) Minha semana ( j) Meu
fim de semana ( )Meu aniversário
2‐Era aniversário de quem? ( ) Carol ( ) Daniel ( )
João
3‐Quem tinha um grande buquê de flores e um
carro?
( ) João ( ) Gustavo ( ) Daniel
2- Como usar dicionários em inglês durante a leitura, antes assistam o link acima:
Passo 1: encontre um texto para treinar.
Passo 2: veja o texto o mais rápido que
conseguir.
Passo 3: leia de novo vendo os
detalhes.
Passo 4: reveja as palavras grifadas.
Passo 5: hora do dicionário.
Passo 6: leia de novo!
Matemática – 7 anos
A
Professora: Lúcia
Vaz
Email: hvaz@prof.educacao.sp.gov.br
Whats :(11)
97417-4936
Dando continuidade
aos nossos estudos iremos realizar as atividades do Caderno Aprender
Sempre.
Sequência de Atividades 2
Aulas 1 e 2 As relações
entre decimais e frações
Atividades das pag. 73,74,75,76.77 e 78.
Escola Estadual Antonio Carlos da Trindade
Recuperação e Aprofundamento – MATEMÁTICA
7ºs anos A e B
Professoras: Lúcia Vaz - e-mail: hvaz@prof.educacao.sp.gov.br
Silvia – e-mail: prosilvia.matematica.trindade@gmail.com (Whats: 97162-2285)
è Copiar e resolver os problemas abaixo no caderno, e postar foto no e-mail da professora da classe (alunos do 7º ano A devem enviar para a professora Lúcia, e os alunos do 7º ano B devem enviar para a professora Silvia)
1) Renato quer comprar um tênis que custa R$ 750,00. Ele já possui R$ 245,00. Quantos reais faltam para que ele compre o tênis?
2) Sandro quer ganhar no dia das crianças uma guitarra de sua família. A guitarra custa R$ 1.800,00. Para conceder esse presente a Sandro, sua mãe já guardou 450 reais, seu pai 345 reais e sua irmã 200 reais. Quantos reais faltam para o valor da guitarra?
3) Numa escola estão matriculados 1.678 alunos. Entre esses alunos, 867 são meninas. Calcule a quantidade de meninos.
4) A capacidade de uma piscina é de 15.000 litros de água. Ela recebeu inicialmente 4.290 litros de água, e depois mais 2.370 litros. Quantos litros faltam para enchê-la?
5) Qual é a soma do número 23.987 com o número sucessor de 5.678?
6) Na apresentação de uma peça teatral, estavam presentes 4 centenas de mulheres, 5 centenas de homens e 9 dezenas de crianças. Quantas pessoas ao todo estavam na apresentação?
Ciências - (7º B)
Prof. Antonio Carlos Dias Junior
E-mail - antoniocdias@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp - 98417-0104
Orientações:
Assista o vídeo (https://youtu.be/2MpAiK1NNIE) e as aulas do CMSP para responder as questões.
Não é preciso copiar as perguntas, nem o texto. Apenas as respostas.
Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno (faça tudo a caneta).
Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para o professor pelo WhatsApp ou por e-mail.
As dúvidas e entregas de atividades devem ser enviadas através do WhatsApp de segunda a sexta feira das 13:00h até as 18:00h ou através do e-mail.
Data máxima para entrega: 03/06/2021.
Quais as principais características que definem os seres-vivo?
Sabemos que todos os seres vivos, são formados por células. Entretanto, alguns organismos possuem apenas uma célula (unicelulares), enquanto outros possuem milhares de células (pluricelulares). Qual o nome dado ao conjunto de células com estrutura e funções semelhantes, cite um exemplo?
Nós sabemos que os seres humanos são um organismo e que para ser considerado um organismo deve-se ter a união de diversos sistemas. Faça uma pesquisa e diga quais sistemas compõem o corpo humano e qual a principal função de cada sistemas?
Atividade de Ciências- (7° Ano “A”)
Professora: Laianny Alves
Máquinas
simples
As atividades devem ser enviadas para o whatsApp: 11 94699-8031 ou e-mail: laiannyalves@prof.educacao.
01- Em nоѕѕо dіа-а-dіа, vіvеmоѕ сеrсаdоѕ de máquіnаѕ. É muito соmum nоѕ dераrаrmоѕ com máquіnаѕ de tоdоѕ оѕ tіроѕ, dеѕdе аѕ mаіѕ ѕіmрlеѕ até аѕ mаіѕ соmрlехаѕ. Dеnоmіnаmos máquіnаѕ ѕіmрlеѕ соmо:
a) Аquеlаѕ quе ѕеu funсіоnаmеntо dереndе ареnаѕ dе реçаѕ еlеtrônісаѕ.
b) Аquеlаѕ quе dіfісultаm а аtіvіdаdе humаnа nа rеаlіzаçãо dе tаrеfаѕ.
c) Аquеlаѕ quе mоdіfісаm е trаnѕmіtеm а аçãо dе umа fоrçа раrа rеаlіzаr аlgum mоvіmеntо.
d)Аquеlаѕ quе nоѕ реrmіtе rеаlіzаr umа tаrеfа соm mаіоr еѕfоrçо fíѕісо.
02- São tipos de Máquinas Simples, EXCETO:
a) Alavanca, b) polia, c) plano inclinado, d) Parafuso e e) Motor
03- Quais são os tipos de alavancas? Fale sobre cada tipo.
04- Identifique os tipos de alavanca (interfixa, interpotente ou inter-resistente) nas situações abaixo:
a) b)
c) d)
“A busca pelo conhecimento não pode
cessar!” 😊
História - Prof° Antônio (7° Anos – A e B)
Tema
da aula: Baixa Idade Média
Atividade:
Faça a leitura do texto, em seguida a assista a vídeo aula do CMSP e por fim
responda as questões.
Obs: Após responder as questões, tirar uma foto da atividade e enviar e
enviar no número de WhatsApp do professor
Baixa Idade Média
A Baixa Idade Média foi o segundo período da Idade
Média, compreendido entre os séculos XI e XV, que correspondeu à desagregação
do sistema feudal e a consequente transição para o sistema capitalista.
Com a integração dos
mundos romano e germânico e a formação de novos reinos europeus, a cultura
medieval atingiu seu apogeu.
O sistema feudal, também chamado de feudalismo, tinha por base
principal a exploração servil, entrou em processo de desagregação a partir do
século XI.
O fim das invasões
germânicas, ocorridas na Alta Idade Média, resultou em
condições mais estáveis de vida e um crescimento gradativo da população e
consequentemente o aumento do consumo e a necessidade de implementar a produção
agrícola.
A ampliação das
áreas produtivas e o desenvolvimento de técnicas agrícolas, com o uso de arado
de ferro e o aperfeiçoamento dos moinhos hidráulicos, gerou um excedente de
produção que passou a ser comercializada. Fato que contribuiu para a
transformar as sociedades rurais europeias.
As Cruzadas foram expedições militares, organizadas
pela igreja, contra o avanço dos muçulmanos e a retomada do Santo Sepulcro, em
Jerusalém, como também o interesse em dominar as rotas comerciais de
mercadorias orientais, controladas pelos muçulmanos e pelos bizantinos.
As cruzadas se transformaram em uma série de oito expedições à
Terra Santa, realizadas entre os séculos XI e XII.
Na Baixa Idade
Média, as rotas comerciais do Mediterrâneo, antigo caminho das cruzadas, logo
se tornaram importantes e lucrativas.
As cidades
italianas, Gênova e Veneza eram ponto de partida para os centros comerciais do
Mediterrâneo Oriental, como Alexandria, Trípoli, Tiro, além de Constantinopla,
porta de entrada para o mar Negro e parte da Europa Oriental e Ásia Ocidental.
A partir do século
XI formou-se na Europa, um grande mercado consumidor de luxuosos produtos
orientais, como seda, tapetes, joias e principalmente especiarias, como cravo,
canela, pimenta-do-reino, gengibre, etc.
A vida urbana
começou a ressurgir na Europa a partir do renascimento comercial,
no século XI. Novas cidades se edificaram às margens dos rios, nos litorais e
principalmente nas proximidades dos burgos fortificados, onde geralmente havia
uma catedral, o palácio do bispo ou um castelo senhorial.
Cidade Medieval de Carcassonne, França
Fixar-se perto de um
burgo significava, para os comerciantes, segurança e proteção contra
salteadores. Nascia uma nova classe social, a burguesia, formada por
artesões, mercadores, banqueiros e donos de companhias de comércio.
A medida que as cidades cresciam e as relações feudais se
transformavam, um novo sistema econômico começou a despontar na Europa: o
capitalismo.
A população urbana
cresceu até o século XIV, quando veio a peste negra, entre 1346 e 1353, que
dizimou grande parte da população europeia, levando a violenta retração dos
mercados consumidores e da atividade comercial. Uma recuperação da economia só
iria ocorrer do século XV em diante.
https://www.youtube.com/watch?v=2T38moSkHIM&list=PLXyA-zl-y4WF1JjMBHrmeP0gOEU2gi2Xf&index=7
https://www.youtube.com/watch?v=VFaCnTTIq5E&list=PLXyA-zl-y4WF1JjMBHrmeP0gOEU2gi2Xf&index=8
https://www.youtube.com/watch?v=3hJ7W1_KhqY&list=PLXyA-zl-y4WF1JjMBHrmeP0gOEU2gi2Xf&index=9
Questões
1) O que foi a crise do sistema feudal?
2) Explique o que foi as Cruzadas.
3) Quais as principais cidades que vão surgir com o
renascimento comercial?
4) Sobre o renascimento urbano, o que foram os burgos?
5) o que foi o Peste Negra?
Atividades de Artes 7°anos A e B
Faça uma pesquisa sobre escrita: Balé Clássico, suas posições e movimentos.
Responda
as questões no caderno!!!
1- Como
se dança o Balé Clássico?
2- Quais
os fatores da dança do Balé Clássico?
3- Quais
os principais movimentos do Balé clássico?
4- Qual a
roupa adequada para dançar o Balé Clássico?
5- Faça
um desenho da posição “ Jeté” do Balé Clássico.
(utilizar o caderno de desenho).
Entregar
até: 02/06/2021
Enviar as fotos das atividades no WhatsApp 93751-7744
Bons Estudos!!!
Projeto de Vida – 7º Ano B – 2º Bimestre – Atividade: 02
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Assista o vídeo. Leia o texto, em seguida responda as perguntas e faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, NEM O TEXTO. FAÇA APESNAS AS RESPOSTAS, COM EXCEÇÃO DAS PERGUNTAS COM ALTERNATIVAS! Ou seja, quando tiver questões de múltipla escolha (questões com alternativas), anote o número da questão, coloque a “letra da alternativa” e copie a alternativa que você escolher. Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno, ou seja, na parte de cima da folha (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para WhatsApp do professor. 11974867330. Data de entrega: 25/05/2021
Link da última aula sobre o assunto no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-xv3nU7N2ts&list=PLXyA-zl-y4WHzqqZFfXQBWplDeaRhAMSB&index=11
Texto:
Meus sonhos, meus medos e minhas preocupações.
“O medo é esse pequeno quarto escuro onde a negatividade é revelada." – (Michael Pritchard)
Costumamos permitir que o medo, as preocupações e a insegurança dominem e definam as nossas vidas. Permitimos que nos roubem a diversão, o sonho e as nossas ilusões mais apreciadas. Se você quer alcançar a felicidade e realizar todos os seus sonhos, deve estar preparado para dar um salto contra todos os seus medos. As causas pelas quais preferimos seguir brincando com o seguro e evitar o risco é o medo do ridículo, de parecer bobo, sair machucado, enfrentar a rejeição ou falhar. Aprendemos a viver com medo desde a nossa infância, por causa de experiências traumáticas ou das mensagens negativas que vemos por todos os lados. Embora os medos não sejam uma escolha nossa, somente nós podemos enfrentá-los e eliminá-los de nossas vidas.
Aprenda a enfrentar os seus medos
1. Seja amigo dos seus medos. Você já sabe quais são os seus medos, deixe-os entrar na sua vida. Atreva-se a se colocar nas situações que lhe causam medo, respire fundo, dê esse pulo. Só dessa forma você aprenderá a ultrapassar os seus limites.
2. Que seus pensamentos positivos sejam o que lhe dominem. Os pensamentos que se relacionam com o medo só atrairão mais medo, então deixe-os para trás. Em vez de esperar sempre o pior, treine a sua mente para ver e esperar o melhor. Dê espaço para as melhores ideias sobre o futuro.
3. Roube o tempo, a energia e a atenção do medo. Foque conscientemente na forma como utiliza esses três elementos. É importante estar consciente, preparado e focado em encontrar soluções que reduzam as situações que causam medo.
4. Seja consciente das suas vitórias. O medo se alimenta dos fracassos e das ideias negativas que surgem dos eventos ruins das nossas vidas. Por isso, para enfrentá-lo, é importante que valorize cada vitória que teve. Costumamos diminuir a importância dos nossos triunfos, quando eles deveriam ser a nossa ferramenta para estabelecer novos desafios e persistir.
5. Peça apoio para a sua família e para seus amigos. A família e os amigos são as fontes mais confiáveis que temos. Quando sentir que está a ponto de ser vencido pelos seus medos, peça ajuda. Certamente os outros poderão ajudar-lhe a ver alternativas e a assumir os riscos necessários.
6. Ria dos seus medos. Nossos medos, reais ou imaginários, alimentam-se da nossa insegurança, mas quando rimos deles e os minimizamos podemos enxergá-los sob a perspectiva adequada. Ao fazê-los objeto da nossa risada, tomamos o poder deles e o pegamos para nós; isso tornará mais fácil enfrentar o desafio.
7. Leve uma lista dos medos vencidos. Cada vez que conseguir realizar o item 1 e vencer um medo, anote em uma lista. Isso será um lembrete da sua capacidade para seguir em frente. Na próxima vez que enfrentar um medo, revise essa lista e arme-se de coragem para aumentá-la.
ATIVIDADES:
Baseando-se no texto e na aula do MCSP responda em seu caderno:
01 – O que você acha que as pessoas fariam se não tivessem medo? Explique.
02 – Por que algumas pessoas não se dedicam ao que mais gostam?
03 – Por que algumas pessoas deixam de sonhar?
04 – Por que algumas pessoas se preocupam em dar satisfação aos outros e se esquecem de ser felizes?
05 – Por que há coisas que as pessoas fariam totalmente diferente, se soubessem que ninguém as julgariam?
06 – Cite 3 (três) coisas que te deixam feliz.
07 – Cite uma frese com o autor que lhe inspira.
Geografia 7º Anos A e B. – 2º Bimestre – Atividade: 02
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Assista o vídeo. Leia o texto, em seguida responda as perguntas e faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, NEM O TEXTO. FAÇA APESNAS AS RESPOSTAS, COM EXCEÇÃO DAS PERGUNTAS COM ALTERNATIVAS! Ou seja, quando tiver questões de múltipla escolha (questões com alternativas), anote o número da questão, coloque a “letra da alternativa” e copie a alternativa que você escolher. Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno, ou seja, na parte de cima da folha (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para WhatsApp do professor. 11974867330. Data de entrega: 25/05/2021
Link das últimas aulas sobre o assunto no YouTube:
Aula 01 https://www.youtube.com/watch?v=nKN3blVBVYk&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=13
Aula 02 https://www.youtube.com/watch?v=190ferAriNU&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=14
Texto:
Mapas temáticos e informações do Brasil.
Mapas são representações gráficas feitas geralmente em uma superfície plana (como papel), com a finalidade de apresentar informações da realidade; eles fazem parte da humanidade desde os tempos remotos. Essas representações do espaço geográfico se tornaram mais difundidas a partir da necessidade de tornar o trajeto das viagens mais seguro, como as caravanas mercantis, por exemplo.
Praticamente todas as características do espaço geográfico podem ser representadas em um mapa. No entanto, tais características não podem ser colocadas em uma única carta cartográfica, pois sua compreensão fica confusa e comprometida. Diante disso, os cartógrafos criaram mapas que abordam temas específicos, dando origem aos mapas temáticos. São eles: mapa político, físico, econômico e histórico.
Os mapas temáticos são representações gráficas da superfície terrestre ilustradas de acordo com algum critério preestabelecido. Para designar os diferentes aspectos do espaço geográfico, utilizam-se as legendas e os símbolos a elas correspondentes para espacializar determinados fenômenos. Mais do que apenas realizar descrições espaciais sobre determinadas atividades ou fenômenos naturais, os mapas temáticos também possuem o mérito de apresentarem formas distintas de leitura e interpretações da realidade, ofertando ao seu leitor uma melhor noção das manifestações sociais e da natureza, como as atividades culturais de uma região ou os índices pluviométricos de um país.
Portanto, a produção dos mapas temáticos vai muito além da representação das áreas e suas formas, trata-se de reinterpretações dessas para melhor descrever dados e fenômenos. A seguir, os principais tipos de mapas temáticos.
Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas. Nesse tipo de mapa, é comum encontrarmos símbolos, como linha ( — ), para demonstrar fronteiras; e ponto ( • ), para indicar cidades.
Mapa político do Brasil representando as regiões, estados e capitais.
Mapa Físico: são elaborados para informar aspectos naturais (relevo, clima, vegetação, hidrografia) de um determinado continente, subcontinente, país, estado e município. Mapas físicos: apontam a localização e a distribuição de elementos naturais, dividindo-se em vários subtipos, como os mapas topográficos (formas de relevo), os hidrográficos (cursos d'água), os hipsométricos (variações de altitudes), climáticos (variações atmosféricas), dentre tantos outros. Com eles, é possível realizar ações de planejamento de atividades econômicas ou de formas de ocupação e transformação dos solos.
Mapa físico que traz informações sobre o relevo da América do Sul.
Mapas Econômicos: representação cartográfica criada para informar as riquezas de um determinado lugar (continente, subcontinente, país, estado e município). Expressam onde estão localizadas as principais jazidas minerais, além de informar sobre as produções agropecuárias, industriais e de serviços.
Mapa econômico que mostra a produção de algodão herbáceo em distintos pontos do Brasil.
Mapas Históricos: tipo de representação cartográfica que informa sobre aspectos que aconteceram no passado, como, por exemplo, a floresta Amazônica em 1970, a expansão de um território sobre o outro em períodos de expansionismo espacial, entre outros. Observe as mudanças no mapa histórico abaixo.
Mapa histórico que mostra o surgimento da América do Sul
Mapa físico que apresenta informações sobre o relevo brasileiro.
Mapas históricos: como o próprio nome indica, esse tipo de mapa representa algum acontecimento histórico nas suas mais variadas escalas. Eles necessitam de um título que aponte o período de sua ocorrência para melhor situar o leitor quanto ao contexto de época das informações descritas.
Alguns mapas históricos também possuem a importante função de descrever como era realizada a técnica da cartografia em tempos pretéritos, bem como a visão de mundo que se tinha antigamente, antes do descobrimento das Américas, por exemplo.
Mapas demográficos: são elaborados para descrever dados relacionados com a população de um determinado território. Podem explicitar a quantidade de habitantes, a localização, a densidade de ocupação ou os fluxos migratórios.
Mapas econômicos: descrevem as atividades econômicas e a apropriação do espaço geográfico por elas realizada. Os mapas econômicos são importantes na compreensão de temas como a expansão da agropecuária, a localização industrial, a disponibilidade e a extração de recursos naturais, os sistemas de produção de energia, o conjunto de meios de transporte existente em um território, entre outras questões.
Mapa-múndi do uso da terra ²
Mapas políticos: descrevem as delimitações territoriais de países, estados e municípios, com as delimitações de suas fronteiras. Estas não existem na natureza, trata-se de uma construção intelectual humana representada cartograficamente para a melhor compreensão das divisões do espaço geográfico mundial.
Para produzir esses diferentes tipos de mapas, os cartógrafos e geógrafos utilizam técnicas e ferramentas de extrema importância, como a localização geográfica, as escalas ou até a distorção de determinadas características do espaço. Nesse sentido, mais do que apenas representações, os mapas funcionam como documentos e visões de mundo.
Mapa político do Brasil
01 – Sobre os mapas temáticos, responda os itens a seguir:
a) O que são mapas temáticos?
b) O que são mapas físicos?
c) O que são mapas demográficos?
d) O que são mapas econômicos?
02 – Qual a importância dos mapas e da cartografia?
03 – De acordo com a escala, os mapas desempenham funções diferentes. Sobre as características de Planta, planisfério e globo terrestre, julgue os itens a seguir como falso ou verdadeira, ou seja, copie cada item em seu caderno colocando no final se ele é Falso ou Verdadeiro.
a) Quando se deseja representar uma área restrita, como uma casa, um bairro ou uma cidade, recorre-se ao globo terrestre.
b) Quando se deseja representar uma grande extensão de terras, como toda a superfície terrestre, utiliza-se o planisfério ou mapa-múndi.
c) Plantas são utilizadas em pequenas representações tais como: casas, apartamentos, lojas comerciais e shoppings.
d) Um globo terrestre representa a forma e a superfície terrestre da Terra com mais fidelidade que um mapa e é um instrumento didático amplamente utilizado.
e) As escalas dos mapas permitem representar um espaço qualquer em tamanho reduzido, independentemente de sua extensão real.
Matemática 7º A
Professora: Lúcia Vaz
Email:
hvaz@prof.educacao.sp.gov.br
Whats
:(11) 97417-4936
Dando continuidade aos nossos estudos, iremos realizar as
atividades do Caderno Aprender
Sempre.
Sequência
de Atividades
Aulas 5
e 6 NÚMEROS PRIMOS E SEUS COMPOSTOS.
Exercício páginas 65 e 66
Aulas 7
DECOMPOSICÃO DOS NÚMEROS PRIMOS
Exercício páginas 66 e 67
Aulas 8
RESOLVENDO OS PROBLEMAS
Exercício páginas 68,69 e 70
Bons Estudos !
Projeto de Vida – 7º Ano B e 8º Ano C. – 2º Bimestre – Atividade: 01
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Assista o vídeo. Leia o texto, em seguida responda as
perguntas e faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS,
NEM O TEXTO. FAÇA APESNAS AS RESPOSTAS, COM EXCEÇÃO DAS PERGUNTAS COM
ALTERNATIVAS! Ou seja, quando tiver questões de múltipla escolha (questões com
alternativas), anote o número da questão, coloque a “letra da alternativa” e
copie a alternativa que você escolher. Coloque seu nome completo, a disciplina
e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno, ou seja, na parte de cima da
folha (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie
para WhatsApp do professor. 11974867330. Data de entrega: 18/05/2021
Link da
última aula sobre o assunto no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=5hwWRca9AhM&list=PLXyA-zl-y4WHzqqZFfXQBWplDeaRhAMSB&index=8
Texto:
Atenção plena.
A atenção plena é uma prática milenar, com origem no budismo,
mas que somente no século passado se difundiu pelo mundo, mais precisamente em
1979. Com rotinas cada vez mais atribuladas, cheias de compromissos para serem
cumpridos, é fundamental ter atenção plena no que se está fazendo. Afinal, só
assim para que a sua mente não disperse e os seus pensamentos não viagem para
longe. Estamos quase sempre no nosso limite, muito próximos de sucumbir ao estresse
e à pressão, não é mesmo? Para que isso não aconteça, precisamos nos conectar
aos nossos sentimentos e ouvir o que o nosso corpo tem a dizer. Essa é uma
medida para combatermos também o chamado piloto automático, aquele modo de ação
em que nem refletimos sobre o que estamos fazendo, simplesmente executamos e
pronto.
ATIVIDADES:
Questão – 01
Você tem “atenção plena” no que faz? Explique.
Questão – 02
Segundo o CMSP, o que é atenção plena?
Questão – 03
Pesquise e depois faça um resumo sobre o que é “atenção
plena?”
Geografia 7º Anos A e B. – 2º Bimestre – Atividade: 01
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Assista o vídeo. Leia o texto, em seguida responda as
perguntas e faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS,
NEM O TEXTO. FAÇA APESNAS AS RESPOSTAS, COM EXCEÇÃO DAS PERGUNTAS COM
ALTERNATIVAS! Ou seja, quando tiver questões de múltipla escolha (questões com
alternativas), anote o número da questão, coloque a “letra da alternativa” e
copie a alternativa que você escolher. Coloque seu nome completo, a disciplina
e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno, ou seja, na parte de cima da
folha (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie
para WhatsApp do professor. 11974867330. Data de entrega: 18/05/2021
Link da
última aula sobre o assunto no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=NevQPpWI3pI&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=11
Texto:
A biodiversidade brasileira.
Biodiversidade é um termo usado pela primeira vez na década de 1980 como
sinônimo da expressão da diversidade biológica. Falar em biodiversidade é falar
da riqueza de espécies de uma região bem como das variações ocorrentes nessas
espécies. Todas as áreas do planeta apresentam biodiversidade, entretanto, em
algumas regiões, ela é maior, porém isso não significa que sua importância seja
diminuída quando em menor quantidade. Cada espécie tem seu papel na natureza e
é fundamental para o equilíbrio do ecossistema.
Conceito de biodiversidade.
A expressão “diversidade biológica” é utilizada desde
a década de 1980 e, inicialmente, fazia referência apenas ao número de espécies
que viviam uma determinada região, ou seja, à quantidade de animais, plantas e
micro-organismos de uma área. Seu significado tornou-se, com o tempo, mais
complexo, incluindo-se também outros aspectos de diversidade, como a
diversidade genética entre os organismos. Em 1986, o entomologista E. O. Wilson
utilizou o termo biodiversidade em substituição à referida expressão.
As florestas tropicais apresentam grande biodiversidade.
A “Convenção sobre diversidade biológica”, criada na ECO-92,
trata a respeito do tema biodiversidade. Nesse importante documento, a
diversidade biológica é definida da seguinte forma: “Diversidade biológica
significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens,
compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros
ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte;
compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de
ecossistemas.” O Ministério do Meio Ambiente ainda frisa que “biodiversidade
abrange toda a variedade de espécies de flora, fauna e micro-organismos; as
funções ecológicas desempenhadas por estes organismos nos ecossistemas; e as
comunidades, habitats e ecossistemas formados por eles”.
A riqueza da biodiversidade.
Muitas espécies de seres vivos são encontradas em diferentes
áreas do planeta, outras espécies, no entanto, são encontradas em apenas uma região.
Algumas áreas são ricas em biodiversidade, enquanto outras apresentam uma
pequena variedade de espécies. Fato é que a biodiversidade do planeta é imensa
e pode ser observada em todos os ambientes, desde as profundezas dos oceanos
até as mais altas montanhas.
De acordo com Instituto Chico Mendes de Conservação da
Biodiversidade, o Brasil é o país que detém a maior biodiversidade de flora e
fauna do planeta. Ainda de acordo com o instituto, são mais de 103.870 espécies
animais e 43.020 espécies vegetais conhecidas pela ciência, e essa variedade de
seres vivos e ecossistemas deve-se a fatores como clima e extensão territorial
do nosso país. No Brasil, as regiões da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica
destacam-se nesse sentido.
Outras regiões do planeta não apresentam uma biodiversidade
tão rica quanto a nossa, sendo esse o caso dos desertos. Uma das razões para
que elas apresentem pouca biodiversidade é a baixa quantidade de chuvas. Além
dos desertos, outra região que apresenta uma baixa biodiversidade é o bioma
Tundra, estando esse resultado relacionado, entre outros fatores, com a baixa
temperatura.
Importância e necessidade de preservação da biodiversidade.
A biodiversidade é importante em diversos aspectos. De acordo
com a “Convenção sobre diversidade biológica”, a biodiversidade apresenta
valores ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional,
cultural, recreativo e estético.
O desmatamento é responsável pela destruição do habitat de
várias espécies.
No que diz respeito à importância ecológica, os motivos são
claros: cada espécie do planeta apresenta uma papel no ecossistema. As plantas,
por exemplo, são a base de toda a cadeia alimentar, além de servirem de moradia
para algumas espécies e fornecerem oxigênio no processo de fotossíntese. Quando
uma espécie entra em extinção, todo o ecossistema local é impactado. A
biodiversidade apresenta também importância econômica. Como sabemos, os seres
vivos são importante matéria-prima na fabricação de alimentos, medicamentos,
cosméticos, vestimentas e até habitação. Preservar é garantir, portanto, que
esses recursos não faltem no futuro e que o meio ambiente permaneça em
equilíbrio.
Apesar de saber da importância da biodiversidade, o ser
humano ainda é responsável pela sua destruição. A poluição, o desmatamento e a
exploração exagerada são algumas ações responsáveis pela redução da
biodiversidade do planeta.
Dia Internacional da Biodiversidade.
O Dia Internacional da Biodiversidade é comemorado, todos os
anos, no 22 de maio. Essa data, criada pela Organização das Nações Unidas, é um
momento de reflexão e conscientização a respeito da necessidade de cuidarmos da
diversidade de vida na Terra. Todos os anos, um tema diferente é escolhido e
ações diversas são realizadas em torno dele.
Referência bibliográfica:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Biodiversidade"; Brasil Escola.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/biodiversidade.htm.
Acesso em 23 de abril de 2021.
ATIVIDADES:
QUESTÃO 1
De acordo com o texto e os seus conhecimentos, defina o
conceito de biodiversidade.
QUESTÃO 2
Sobre a biodiversidade é correto afirmar que:
a) O tráfico de animais não prejudica a biodiversidade de um
determinado local, visto que a reprodução ocorre com rapidez.
b) A biodiversidade é um conjunto de espécies de animais de
um determinado local, não incluindo a fauna, pois essa não é um organismo vivo.
c) O desenvolvimento urbano e econômico não ocasionou nenhuma
perda para a biodiversidade em âmbito mundial.
d) A biodiversidade é o conceito que abrange todas as formas
de vida na natureza, incluindo as espécies animais, vegetais e os
micro-organismos.
e) A retirada de uma determinada espécie de seu habitat
natural não altera a cadeia alimentar, pois outros animais poderão ocupar a sua
função.
QUESTÃO 3
Determinados locais do planeta Terra abrigam maior
biodiversidade. Nesse sentido, marque a alternativa que indica as regiões com
maior diversidade de fauna e flora.
a) Florestas tropicais
b) Oceanos
c) Desertos
d) Zonas polares
e) Floresta temperada
QUESTÃO 4
Preservar a biodiversidade constitui uma das condições
básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação
refere-se a uma preocupação:
a) mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para
se desenvolverem e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas,
se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
b) regional, porque o desaparecimento de espécies de animais
pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela
ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.
c) apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já
destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor
industrial há muito tempo.
d) apenas para países e regiões que se organizaram
politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do
Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
e) apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente
desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos
princípios ativos.
QUESTÃO 5
Sobre a biodiversidade brasileira é INCORRETO afirmar que:
a) O Brasil detém a maior biodiversidade do planeta,
abrigando 15% de todas as espécies conhecidas no mundo.
b) O país é um dos principais alvos da biopirataria, fato que
contribui para a redução da biodiversidade nacional.
c) Várias espécies de orquídeas, plantas, mamíferos,
anfíbios, aves, répteis, entre outros organismos podem ser encontrados no
território brasileiro.
d) A atividade econômica no Brasil não reduz a
biodiversidade, visto que ela ocorre de forma sustentável, ou seja, não agride
o meio ambiente.
e) A variedade de climas no Brasil proporciona a adaptação de
diferentes espécies da fauna e flora.
Atividade de Ciências- (7° Ano “A”)
Professora: Laianny Alves
As atividades devem ser enviadas para o whatsApp: 11 94699-8031 ou e-mail: laiannyalves@prof.educacao.sp.gov.br
Assista o vídeo:
Agora responda:
01- Para que servem as máquinas simples?
02- Explique resumidamente o funcionamento de uma alavanca e dê três exemplos de aplicações de alavancas.
03- Dê um exemplo de Ponto de apoio.
04- Onde se aplica o plano inclinado?
“A busca pelo conhecimento não pode cessar!” 😊
Prof. Antonio Carlos Dias Junior
E-mail - antoniocdias@prof.educacao.sp.gov.br
WhatsApp - 98417-0104
Orientações:
Leia o texto, assista o vídeo, assista a aula do CMSP (https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=10145&id=360) e responda as perguntas.
Não é preciso copiar as perguntas, nem o texto. Apenas as respostas.
Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno (faça tudo a caneta).
Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para o professor pelo WhatsApp ou por e-mail.
As dúvidas e entregas de atividades devem ser enviadas através do WhatsApp de segunda a sexta feira das 13:00h até as 18:00h ou através do e-mail.
Data máxima para entrega: 06/05/2021.
Máquinas Simples:
Por muito tempo os seres humanos só dispunham de sua força física para realizar os trabalhos que lhe eram necessários como: percorrer longas distâncias, carregar pesos, buscar comida entre outras dificuldades que nossos ancestrais enfrentavam.
Com o passar do tempo eles foram criando ferramentas para que pudessem realizar os mesmos trabalhos sem necessitar de tanto esforço e gasto de energia. E assim surgiram as primeiras máquinas, que muito tempo depois foram batizadas pelo filósofo grego Arquimedes de “máquinas simples”. Estas máquinas simples foram de grande ajuda para as civilizações antigas e auxiliaram na construção de um dos monumentos mais enigmáticos criados pela civilização: As pirâmides do Egito, pois sem o auxílio dos planos inclinados, rodas, polias e alavancas a construção dessas pirâmides teriam sido muito mais difíceis.
Agora que sabemos o quanto estas invenções foram importantes para a humanidade, vamos assistir o vídeo clicando no link abaixo e entender como eles facilitam nossas vidas até hoje.
Agora que você já entendeu as máquinas simples, vamos fazer alguns exercícios?
1- Sobre os tipos de máquinas simples, faça a correta associação entre as colunas:
I. Alavancas
II. Roldanas
III. Plano Inclinado
( ) Mudam a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração).
( ) Forma um ângulo com a superfície horizontal, facilitando o trabalho de levar um corpo de um nível para outro, mais elevado.
( ) São capazes de multiplicar a força que é aplicada a um corpo ou objeto, quando apoiadas em um ponto fixo.
2- Cite duas formas de trabalho que você conhece e de que forma as máquinas simples são utilizadas para facilitar este trabalho. (Ex: Pedreiro – utilizando o carrinho de mão que é uma alavanca Inter-resistente).
3- Você utiliza algum tipo de máquina simples na sua casa? Qual?
Matemática ( )
Professora:
Lúcia Vaz
Email:
hvaz@prof.educacao.sp.gov.br
Whats
:(11) 97417-4936
Dando continuidade aos nossos estudos iremos realizar as atividades
do Caderno Aprender Sempre.
Sequência
de Atividades
Aulas
1 Padrões e relações numéricas . Exercício
páginas 58 e 59
Aulas
2 Os múltiplos e suas relações
Exercício páginas 60 e 61
Aulas
3 e 4 Divisores e seus critérios
Exercício páginas 62,63 e 64
Bons Estudos !
GEOGRAFIA - 7º Anos (A e B)
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Leia o texto, em seguida responda as perguntas e faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, NEM O TEXTO. APENAS AS RESPOSTAS! Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para WhatsApp do professor. 11974867330. Data de entrega: 20/04/2021
Link da última aula no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=E5gY1sf23mg&list=PLXyA-zl-y4WEPcKhkxrEzfnv9k36WUvTO&index=9&t=28s
Texto:
As Regiões Geoeconômicas do Brasil.
A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. No entanto, além dessa regionalização do território nacional, existe outra divisão regional (não oficial), conhecida como regiões geoeconômicas do Brasil: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. Os critérios adotados para a delimitação dessas três regiões foram os aspectos naturais e, principalmente, as características socioeconômicas.
As regiões geoeconômicas do Brasil não seguem os limites das fronteiras dos estados, visto que seus critérios mais importantes são os aspectos sociais e econômicos, havendo grande dinamismo na delimitação espacial.
Portanto, alguns estados brasileiros estão inseridos em diferentes regiões: a porção norte de Minas Gerais é parte integrante da chamada região Nordeste, e o restante do estado está localizado no complexo regional Centro-Sul; o extremo sul do Tocantins localiza-se na região Centro-Sul, e o restante do seu território faz parte da região da Amazônia; a porção oeste do Maranhão integra a região da Amazônia e a sua porção leste está localizada no complexo regional nordestino; Mato Grosso integra a região Centro-Sul (porção sul), além da região da Amazônia (porção centro-norte).
Formada por todos os estados da região Norte, além do Mato Grosso (exceto sua porção sul) e oeste do Maranhão, a região da Amazônia corresponde a 60% do território nacional, abrangendo toda a extensão da Amazônia Legal. Apesar de possuir a maior área, esse complexo regional abriga a menor parcela da população brasileira - aproximadamente 7% do total. No que se refere ao clima, esse é quente e bastante chuvoso. E quanto à vegetação, a Floresta Amazônica é a de maior predominância.
As principais atividades econômicas desenvolvidas na região da Amazônia são: extração mineral, agropecuária e extrativismo vegetal. O setor industrial é pouco desenvolvido, tal segmento econômico destaca-se em Manaus.
O complexo regional do Centro-Sul é formado pelos estados das regiões: Sul, Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais) e Centro-Oeste (exceto o centro-norte de Mato Grosso), além do extremo sul do Tocantins. Essa região corresponde a aproximadamente 22% do território nacional, e abriga cerca de 70% da população brasileira, razão pela qual é considerada como a região mais populosa e mais povoada do país.
A região Centro-Sul é a mais desenvolvida, economicamente, do Brasil, uma vez que é a principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional: cerca de 75% do PIB brasileiro. Sua economia é dinâmica, apresentando um elevado grau de industrialização. As principais atividades econômicas são: agropecuária moderna, variados segmentos industriais dotados de um efetivo aparato tecnológico, bancos, desenvolvimento de pesquisas científicas, serviços diversos, etc. Esse é o complexo regional que concentra a maior parte da renda nacional, além de apresentar os melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.
Composto por todos os estados nordestinos, além da porção norte de Minas Gerais, a região geoeconômica do Nordeste corresponde a aproximadamente 18% do território brasileiro, sendo, portanto, o menor complexo regional.
O território nordestino apresenta contrastes naturais e disparidades econômicas entre as áreas litorâneas: urbanizadas, industrializadas e, economicamente desenvolvidas. Porém, no interior, há o predomínio de um clima semiárido e grandes problemas socioeconômicos.
As atividades econômicas mais relevantes são: cultivo da cana-de-açúcar, algodão, arroz, cultivo irrigado de frutas, extrativismo vegetal, pecuária extensiva e de corte, indústrias têxteis, produção de petróleo (Bahia e Rio Grande do Norte) e o turismo.
ATIVIDADES:
Quais são as macrorregiões do Brasil conforme a regionalização geoeconômica?
Questão 2
Aponte as regiões geoeconômicas do Brasil de acordo com o mapa.
1 – Verde –
2 – Vermelho –
3 – Amarelo –
Projeto de Vida – 7º B
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Assista o vídeo, em seguida responda as perguntas e faça as anotações em seu caderno. NÃO É PARA COPIAR AS PERGUNTAS, NEM O TEXTO. APENAS AS RESPOSTAS! Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para WhatsApp do professor. 11974867330. Data de entrega: 20/04/2021
Link do vídeo da última aula no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=1PbrWRVhLWU&t=18s
Atividade:
1 – Após assistir a aula, responda de modo bem explicado, o que é a “autoavaliação”?
2 – Como você auto avalia-se? Explique.
História - Prof° Antônio - 7°ano A,B
Tema
da aula: O papel social da mulher na Idade Média
Atividade:
Faça a leitura do texto, em seguida a assista a vídeo aula do CMSP e por fim
responda as questões.
Obs:
Após responder as questões, tirar uma foto da atividade e enviar pelo grupo de
WhattsApp da escola (identificado com nome e série).
A situação da mulher na Idade Média
Desde meados do século XVI recae sobre a Idade Média
uma série de noções arbitrárias, preconceito e até mesmo mentiras abertamente
fabricadas. A própria expressão “Idade
Média” foi cunhada no início da era moderna como forma de se
estabelecer um critério de superioridade dos modernos em relação ao homem do
medievo. Todavia, sabemos que a história é mais complexa do que se pensa e que
há diversos temas inerentes ao período medieval que precisam ser investigados
com cuidado. Um desses temas é o da situação
da mulher naquela época.
Costumamos
ter a visão de que, no mundo medieval, a mulher era submissa à figura
masculina, quer no lar, quer fora dele, isto é, nos trabalhos realizados nas
cidades ou no campo, ou ainda nas esferas eclesiásticas. Essa ideia nasceu de
um preconceito muito comum: o de se achar que, por ter sido uma sociedade
orientada pela religião cristã católica, a figura da mulher estaria diretamente
associada ao pecado, seja pela narrativa do Gênesis, em que se tem Eva como
aquela que induz Adão a pecar, seja pelo corpo feminino, que poderia levar à
concupiscência e à luxúria.
Mas o
fato é que as categorias de compressão da Igreja Católica, desde suas raízes no
cristianismo primitivo, nunca atribuíram à mulher nenhuma condição de
inferioridade ou de detenção do pecado em relação ao homem. O cristianismo
compreende que o ser humano, tanto a mulher quanto o homem, está exposto ao
mal, porque é livre – tem liberdade para aceitar ou negar o bem, a graça. Desse
modo, nas esferas social e eclesiástica da Idade Média, como os homens, as mulheres
possuíam um grande trânsito. A sociedade não lhes negava espaço a partir de
determinações político-religiosas, como bem nota a historiadora Regine Pernoud,
no livro “O Mito da Idade Média”:
[…] certas mulheres desfrutaram na Igreja, e devido à
sua função na Igreja, dum extraordinário poder na Idade Média. Algumas
abadessas eram autênticos senhores feudais, cujo poder era espeitado de um modo
igual ao dos outros senhores; algumas usavam báculo, como o bispo;
administravam muitas vezes vastos territórios com aldeias, paróquias.
Além
da grande influência na esfera eclesiástica, as mulheres também tinha lugar de
destaque fora das abadias e conventos. Prossegue
Pernoud:
“Nos
atos notariais é muito frequente ver uma mulher casada agir por si própria, abrindo,
por exemplo, uma loja ou um negócio, e isto sem ser obrigada a apresentar uma
autorização do marido. Finalmente, os registros das derramas (nós diríamos os
registros dos recebedores), quando nos foram conservados, como é o caso de
Paris, no fim do século XIII, mostram uma multidão de mulheres que exerciam
profissões: professora, médica, boticária, educadora, tintureira, copista,
miniaturista, encadernadora, etc.”
No
que se refere à questão das práticas mágicas, feitiçaria, bruxaria, etc., a
figura da mulher estava, sim, diretamente relacionada. Isso acontecia em
virtude das misturas culturais entre ritos pagãos, de origem romana e
germânica, e concepções do cristianismo popular sobre os demônios, ou entidades
inferiores. O culto pagão da fertilidade, por exemplo, tinha grande lastro na
Idade Média. Contudo, os surtos persecutórios às mulheres identificadas como
“bruxas” partiam mais da população que procurava “bodes expiatórios” para
explicar algum desastre natural, como secas, enchentes, peste, etc., e menos da
Igreja e da Inquisição. A Inquisição, aliás, nasceu como forma de contenção dos
linchamentos públicos que eram levados a cabo contra alguém acusado de heresia.
A
“caça às bruxas” só se transformou em uma campanha com estandarte religioso na
Idade Moderna, quando o Estado, a autoridade civil, já havia se superposto à
autoridade da Igreja e aos seus critérios.
Link
da vídeo aula:
https://www.youtube.com/watch?v=ATcKxpngprk
Questões:
1) Qual a visão tradicional que se tem da mulher na
idade média?
2) Por que as mulheres eram associadas às
práticas de feitiçaria e bruxaria?
3) Explique o que foi a Inquisição.
Educação Física – Prof.
Glauber Delmondes – 7º Anos
E-mail- glaubercd@yahoo.com.br Cel. 997606117
O que são doenças cardiovasculares e o que é necessário para preveni-las?
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS- 7° "A"
PROFESSORA: LAIANNY ALVES
As respostas podem ser enviadas no e-mail: laiannyalves@prof.educacao.sp.gov.br ou pelo whatsapp: 11 94699-8031
De acordo com as aulas do CMSP responda as seguintes questões:
01- Assinale a alternativa que define de forma correta o que é temperatura:
(a) É a energia que se transmite de um corpo a outro em virtude de uma diferença de temperatura.
(b) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, menor será sua temperatura.
(c) Energia térmica em trânsito.
(d) É uma forma de calor.
(e) Uma grandeza associada ao grau de agitação das partículas que compõe um corpo, quanto mais agitadas as partículas de um corpo, maior será sua temperatura.
02- Diferencie temperatura e calor.
03- Fale sobre os processos de transferência de calor entre os corpos.
04- Qual é a radiação do forno micro-ondas?
05- Explique como o alimento é aquecido no forno micro-ondas.
“A busca pelo conhecimento não pode parar!” 😉
Geografia 7º Anos A e B.
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Leia o texto, em seguida responda as perguntas e faça as anotações em seu caderno. Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para WhatsApp do professor. 11974867330
Atividade:
01 - O conceito de lugar, para a geografia, é muito importante. Explique-o e cite
ao menos dois exemplos de seu espaço de vivência.
02 - Assinale a opção incorreta em relação as características da Paisagem:
a) A Paisagem é tudo o que os nossos olhos veem de um determinado local.
b) As paisagens mudam.
c) As paisagens podem ser bonitas ou feias.
d) As paisagens representam apenas elementos naturais de um determinado
lugar.
03 - A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural.
Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais:
a) floresta, conjunto de montanhas e avenida
b) rodovia, edifícios e represa
c) geleira, floresta e conjunto de montanhas.
d) hidrelétrica, cidade e lago.
04 - Com base nos conceitos de paisagem natural e paisagem humanizada
classifique as colunas de acordo com o tipo de paisagem;
N. Paisagem Natural
H. Paisagem Humanizada
R. Paisagem Rural
U. Paisagem Urbana
a) É aquela composta por diversos elementos físicos como: solos, rios, relevos, etc.
b) É caracterizada por extensas áreas de pastagens e plantações, casas longe da outras.
c) Delimita-se pela grande metrópole de concreto e asfalto, com ruas pavimentas
d) Tem sua estrutura adaptada às necessidades do homem, da produção e sobrevivência.
a) ( ) b) ( ) c) ( ) d) ( )
05 - Explique por que o homem provoca mudanças no espaço onde vive.
06 - O que é paisagem?
07 – Explique o que é:
a) Espaço rural
b) Espaço urbano
08 - Dê o conceito de geografia.
09 - Qual o objeto de estudo da Geografia?
a). Interpretação de Mapas.
b). Descrição dos Lugares.
c). Observação da Paisagem.
d). Estudo do Espaço Geográfico.
e). Saber todos os nomes de países e capitais.
10 - Leia com atenção e responda:
“Telescópio registra colisão de cinco galáxias O telescópio de Catar Alto, na Espanha, e o observatório espacial Sptizer, da NASA, registraram imagens da colisão de cinco galáxias na constelação Pégaso, informou a agência espacial americana nesta sexta-feira. A explosão gerada pela colisão aconteceu a aproximadamente 300 milhões de anos-luz da Terra e é imensamente maior que a Via Láctea, informaram os astrônomos. O efeito visual ocasionado pelo fenômeno consiste em um novo tipo de hidrogênio em combustão.”
Como podemos definir uma galáxia?
Assinale a alternativa correta.
a) São astros com luz própria, formados por gases com temperaturas muito altas e enviam luz para outros astros.
b) São astros iluminados que giram em torno dos planetas, geralmente são menores que os planetas.
c) São astros iluminados, sem luz própria, que refletem a luz de uma estrela. Seguem sua própria órbita ou caminho.
d) São astros que apresentam três partes distintas: núcleo, cabeleira e cauda.
e) São conjuntos de estrelas e outros astros, que formam nuvens de gases e que muitas dessas estrelas formam sistemas de planetas, satélites e cometas. Muitas têm forma de um disco com um núcleo central.
Projeto de Vida – 7º B
Professor Edvaldo Fernandes
ORIENTAÇÕES:
Leia o texto explicativo, em seguida responda as perguntas e as anotações em seu caderno. Coloque seu nome completo, a disciplina e a sua série/ano no cabeçalho do seu caderno (faça tudo a caneta). Tire uma foto da atividade com seus dados e envie para WhatsApp do professor.
Atividade- Autoconhecimento.
Desenvolvimento- Em seu caderno, registre as informações a seguir...
Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis.
Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial.
Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a). Para descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido exercício.
Objetivo 1- Preencha a tabela a seguir.
Objetivo 2- Pense em 3 superpoderes que você já tem! Vale de tudo: saber guardar um segredo, conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando alguma coisa te chateia etc. Registre em seu caderno-
Objetivo 3- Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? Registre em forma de itens.
Objetivo 4- Se imaginou um super-herói? Muito bem, então desenhe em seu caderno como você seria. Use sua imaginação e criatividade e capriche!
Conclusão-
Como foi? Converse com alguém de casa (já que não podemos no momento socializar em grande grupo) sobre o que foi mais fácil e o que foi mais difícil descobrir em você.
Assim como conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores – também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando alguma situação específica acontece etc.
COMUNICADO
07
Convocamos os alunos do 7
Ano B para comparecer na Escola amanhã, 07.04.2021, para a realização de
uma avaliação. O atendimento será das 13:00 às 15:35 impreterivelmente.
Sem mais
Osasco, 06 de abril de 2021
Coordenação Escolar
Obs: Após responder as questões,
tirar uma foto da atividade e enviar pelo grupo de WhattsApp da escola
(identificado com nome e série).
Alta Idade Média
A Alta Idade Média é um termo utilizado pelos
historiadores para referir-se a um período específico da Idade Média que
se estendeu do século V até o século X. Nele
a Europa Ocidental passou por inúmeras transformações devido à desagregação
do Império Romano do Ocidente e ao estabelecimento dos povos
germânicos.
Durante a Idade
Média, a Europa viu a estruturação do feudalismo, o surgimento
do Império Carolíngio, a expansão do cristianismo e o fortalecimento da Igreja
Católica. Fora do contexto europeu, surge do Islamismo e a expansão dos
muçulmanos pelo norte da África e pela Península Ibérica.
Periodização
A
Idade Média é uma periodização criada pelos historiadores modernos e engloba
todos os acontecimentos que se passaram entre 476 e 1453. Essa disposição
considera, principalmente, os acontecimentos ocorridos na Europa Ocidental, e
toda a Idade Média foi dividida em dois períodos, que são:
- Alta Idade Média: século V ao século X;
- Baixa Idade Média: século XI ao século XV.
Desagregação do Império Romano
A Idade Média e todas as transformações observadas na Europa
nesse período foram consequência da desagregação do Império Romano. O fim do Império Romano do
Ocidente foi o resultado final de uma crise que se arrastou por séculos, pelo
menos, desde o século III.
A partir do século III, o sistema que sustentava o Império
Romano começou a colapsar por uma série de fatores. Primeiramente, há de
considerar-se que o sistema escravista era o que afiançava a
economia de Roma, e, a partir do século III, esse sistema entra em crise
pelo fim das guerras de conquista do
império.
O
sistema escravista romano era dependente das guerras de conquista de Roma
porque por meio delas é que se capturavam prisioneiros, enviados como escravos
para o território. Esses escravos amparavam a economia romana, mas, com o fim
das guerras de conquista, o número deles diminuiu e
a economia romana colapsou. Além
disso, havia a conturbada política romana.
No século III, a corrupção e a disputa pelo
poder corroíam a sustentação de Roma e enfraqueciam o
império. Tudo isso fez com que o território ficasse vulnerável e suas
fronteiras suscetíveis a serem invadidas. Nesse momento aparecem os povos germânicos, que
habitavam além das fronteiras do Império Romano e passaram a “pedir”, a partir
do século III, passagem pelas terras de Roma.
Os historiadores
debatem até hoje por que os povos germânicos começaram a migrar nesse
período, e as especulações são inúmeras: procura por terras mais férteis, fuga
de climas rigorosos, fuga de povos mais poderosos que já estavam em migração etc.
Do século III em diante, dezenas de povos germânicos invadiram as terras de
Roma.
Visigodos, ostrogodos, hérulos, alamanos, suevos, vândalos, hunos, saxões, francos, alanos, burgúndios, jutos e anglos são
apenas alguns de muitos povos que assolaram as terras do Império Romano. As
invasões traziam destruição que afetava mais a economia e ampliava a
profundidade da crise romana.
O império tentou
reestruturar-se por reformas: congelamento de preços, criação de uma nova
capital (Constantinopla), divisão do império em Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente, entre outras. As reformas, no
entanto, foram em vão, e o lado ocidental do império sucumbiu.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/alta-idade-media
LINK PARA ASSISTIR A VÍDEO AULA:
https://www.youtube.com/watch?v=OuLI27V_QWk&t=40s
2) Quais fatores levaram a desagregação do Império Romano?
3) Quais os principais povos germânicos vão ocupar o
território do Império Romano?
7°
ANO A TARDE ANUAL |
||||||
|
Nr |
Nome
do Aluno |
RA |
Dig.
RA |
Data de Nascimento |
DIAS DE AULAS PRESENCIAIS |
Turma 01 |
1 |
ALEXANDRE AUGUSTO PINHEIRO SANTOS |
112345763 |
3 |
20/01/2009 |
15/02 18/02 23/02 26/02 03/03 08/03 11/03 16/03 19/03 24/03 29/03 |
2 |
ALICE DUGA DA SILVA |
110331523 |
7 |
12/09/2008 |
||
3 |
ANTHONY LEVI FERNANDES BEZERRA |
112703358 |
X |
16/07/2008 |
||
4 |
DANYELLA SOUZA BELO DOS SANTOS |
111594071 |
5 |
03/03/2009 |
||
5 |
EDIMILSON BEZERRA DE ANDRADE |
110076065 |
9 |
29/11/2007 |
||
6 |
ELIEL BRAIAN PRATES DOS SANTOS |
111724581 |
0 |
08/02/2008 |
||
7 |
EVELYN MARCOS RODRIGUES |
110210707 |
4 |
26/08/2008 |
||
8 |
EVERTON FERREIRA AMORAS |
111257142 |
5 |
31/08/2008 |
||
9 |
FELIPE TONI GONCALVES |
113674431 |
9 |
08/01/2009 |
||
10 |
FERNANDO ROBERTO DE MORAES JUNIOR |
109873630 |
8 |
20/03/2007 |
||
11 |
FLAVIO JOSE CLEMENTE DE OLIVEIRA |
112643279 |
9 |
08/10/2008 |
||
12 |
GABRIELLY PORTES DE OLIVEIRA |
112692189 |
0 |
13/06/2008 |
||
Turma 02 |
13 |
GLEDSON DAVID UGARTE ROCHA |
112328602 |
4 |
15/10/2008 |
16/02 19/02 24/02 01/03 04/03 09/03 12/03 17/03 22/03 25/03 30/03 |
14 |
GUILHERME BATISTA DE SOUZA |
112818094 |
7 |
12/12/2008 |
||
15 |
HELLEN CAVALCANTE FONSECA |
112984407 |
9 |
31/05/2008 |
||
16 |
ISAAC CLAUDINO SILVA |
TRANSF |
||||
17 |
ISLAN IGOR ALVES SOARES |
110441840 |
X |
24/08/2007 |
||
18 |
JEAN DE MIRANDA PETRENAS |
112666141 |
7 |
22/12/2008 |
||
19 |
JOAO VICTOR SOUZA DE ARAUJO |
113268301 |
4 |
18/12/2008 |
||
20 |
JORGE HENRIQUE DE CARVALHO COSTA |
110308015 |
5 |
02/02/2009 |
||
21 |
JULIO GABRIEL FERREIRA GOMES SILVA |
112848854 |
1 |
24/09/2008 |
||
22 |
KAMYLLA VICKTORIA APARECIDA BARBOSA SOARES |
112722947 |
3 |
17/02/2009 |
||
23 |
KAUAN QUEIROZ DA SILVA |
111177146 |
7 |
01/02/2008 |
||
24 |
KYARA MARIA SANTOS SILVA DE OLIVEIRA |
112819632 |
3 |
04/01/2009 |
||
25 |
LEONARDO SOARES CORREA |
110665510 |
2 |
13/06/2007 |
||
Turma 03 |
26 |
LORRAINE DA CRUZ ALMEIDA |
111399761 |
8 |
13/08/2008 |
17/02 22/02 25/02 02/03 05/03 10/03 15/03 18/03 23/03 26/03 31/03 |
27 |
LUCAS FERREIRA SANTOS |
109535297 |
0 |
13/05/2007 |
||
28 |
LUIZ CARLOS SANTOS DA SILVA |
111574272 |
3 |
20/01/2008 |
||
29 |
MARIA EDUARDA DA SILVA |
112016208 |
7 |
27/02/2009 |
||
30 |
MARIA HELENA GONCALVES DE LIMA |
110703554 |
5 |
25/12/2008 |
||
31 |
MARIA VITORIA CAMPOS ALEIXO |
113278876 |
6 |
05/07/2008 |
||
32 |
MATHEUS ANTONIO CORDENIZ LUZ |
114508458 |
8 |
24/10/2008 |
||
33 |
MATHEUS CAVALHEIRO LOPES FURLAN |
110710678 |
3 |
23/02/2009 |
||
34 |
NATHALLY RAMOS DE MIRANDA |
112788027 |
5 |
13/03/2009 |
||
35 |
RAYNARA CARINA DE MORAIS |
TRANSF |
||||
36 |
RENAN PIETRO MARTINS DA SILVA |
109038420 |
8 |
05/09/2008 |
||
37 |
RUAN GOMES PACIFICO ANDRADE |
109436859 |
3 |
12/04/2008 |
||
38 |
VITORIA DE JESUS MATO GENAZIO |
113120364 |
1 |
08/05/2008 |
||
39 |
WILLIAN ANDRADE LUCAS |
112091395 |
0 |
03/02/2009 |
7°
ANO B TARDE ANUAL |
||||||
|
Nr |
Nome
do Aluno |
RA |
Dig.
RA |
Data de Nascimento |
DIAS DE AULAS PRESENCIAIS |
Turma 01 |
1 |
ALESSANDRO DO NASCIMENTO |
112332232 |
6 |
04/11/2008 |
15/02 18/02 23/02 26/02 03/03 08/03 11/03 16/03 19/03 24/03 29/03 |
2 |
ANA LIVIA BENTO REIS |
114856081 |
6 |
15/05/2009 |
||
3 |
ANA PAULA BORGES PACHECO |
112131139 |
8 |
24/03/2008 |
||
4 |
ANDRE LUIZ AMBROSIO |
112713266 |
0 |
24/05/2006 |
||
5 |
ARTHUR MUNIZ DA SILVA |
112715637 |
8 |
22/09/2008 |
||
6 |
BRAYAN TOMCEAC SANTOS |
114856245 |
X |
22/06/2009 |
||
7 |
DAVI GABRIEL OLIVEIRA SOUZA SILVA |
112824605 |
3 |
09/05/2008 |
||
8 |
EDUARDO MACIEL SOUZA |
111521800 |
1 |
23/02/2009 |
||
9 |
ELOA GONCALVES DOS SANTOS |
111599162 |
0 |
23/03/2009 |
||
10 |
EVERTON LIMA TAVARES |
110266981 |
7 |
13/03/2008 |
||
11 |
GABRIEL HENRIQUE DA SILVA |
112340554 |
2 |
27/02/2009 |
||
12 |
GABRIELA SOUZA DUARTE |
112715734 |
6 |
02/05/2008 |
||
Turma 02 |
13 |
GABRIELLY BARBOSA ARAUJO |
112643300 |
7 |
08/03/2009 |
16/02 19/02
24/02 01/03 04/03 09/03 12/03 17/03 22/03 25/03 30/03 |
14 |
GIOVANA VITORIA DOS SANTOS SILVA |
113733362 |
5 |
19/02/2009 |
||
15 |
GIOVANNA DE JESUS SILVA |
112413673 |
3 |
01/04/2008 |
||
16 |
GIOVANNA KIMOTO |
113672696 |
2 |
13/03/2009 |
||
17 |
GRASIELY CAETANO DOS SANTOS |
111289273 |
4 |
22/03/2009 |
||
18 |
GYOVANNA VICTORIA DE SOUZA VIEIRA |
112990476 |
3 |
03/01/2009 |
||
19 |
HERIQUE DE LIMA BRITO |
113630948 |
2 |
01/02/2009 |
||
20 |
JADE BRITO ALVES |
121575170 |
9 |
21/07/2008 |
||
21 |
JENIFFER NITHELLI SANTOS DE SOUZA |
120326638 |
8 |
30/01/2008 |
||
22 |
JESSICA MUNHOZ SILVA |
111598524 |
3 |
31/05/2008 |
||
23 |
JULIO CESAR DE OLIVEIRA SANTOS |
110903136 |
1 |
15/05/2009 |
||
24 |
LUCAS JOSE DOS SANTOS |
114118922 |
7 |
03/03/2007 |
||
25 |
LUIZ RICARDO SILVA DE LIMA |
111130662 |
X |
09/02/2008 |
||
Turma 03 |
26 |
MARIA EDUARDA DOMINGOS |
113088996 |
8 |
02/02/2009 |
17/02 22/02 25/02 02/03 05/03 10/03 15/03 18/03 23/03 26/03 31/03 |
27 |
MARIA EDUARDA VIEIRA SILVA |
112705495 |
8 |
03/06/2008 |
||
28 |
MARIA ISABELLA SILVA DOS SANTOS |
110816551 |
5 |
19/02/2009 |
||
29 |
MONIQUE MORAES BORGES |
112511410 |
1 |
18/12/2008 |
||
30 |
RAFAEL LEVI DE SOUSA |
112644867 |
9 |
24/04/2008 |
||
31 |
RAIANY DA SILVA NUNES |
111844679 |
3 |
13/05/2008 |
||
32 |
RAIKA ALVES MENDES |
113674353 |
4 |
19/04/2008 |
||
33 |
ROBERTO CESAR CORDEIRO DA SILVA |
120227288 |
5 |
05/08/2008 |
||
34 |
RYAN SOUSA CORDEIRO |
111346101 |
9 |
12/06/2008 |
||
35 |
SELMA DA SILVA ALVES |
112643317 |
2 |
01/12/2008 |
||
36 |
VITOR HUGO FRANCA OLIVEIRA |
112700491 |
8 |
18/01/2009 |
||
37 |
BRYAN EMANUEL PEREIRA MATTOS |
112133909 |
|
|
||
38 |
VITOR HUGO SOUZA DA SILVA |
113543414 |
1 |
28/11/2008 |
8°
ANO A TARDE ANUAL |
||||||
|
Nr |
Nome
do Aluno |
RA |
Dig. RA |
Data de Nascimento |
DIAS DE AULAS PRESENCIAIS |
Turma 01 |
1 |
ANA BEATRIZ ROCHA LIMA |
111966876 |
1 |
22/05/2007 |
15/02 18/02 23/02 26/02 03/03 08/03 11/03 16/03 19/03 24/03 29/03 |
2 |
ANDRESSA ADRIELE DOS SANTOS PEREIRA |
122308810 |
8 |
28/04/2007 |
||
3 |
CAIO SANTOS FONSECA |
113608338 |
8 |
27/01/2008 |
||
4 |
DANIELY DA CONCEICAO SILVA |
111927316 |
X |
25/07/2004 |
||
5 |
EDUARDA SANTOS DA SILVA |
109172900 |
1 |
06/12/2007 |
||
6 |
EDUARDO MEIRA SANTOS |
113275936 |
5 |
23/09/2007 |
||
7 |
EDUARDO SOUSA LOPES |
110669270 |
6 |
04/04/2007 |
||
8 |
ERIC PINHEIRO MORAIS |
109419290 |
9 |
21/05/2007 |
||
9 |
EVILLEN DA SILVA SOUSA |
111709253 |
7 |
24/02/2008 |
||
Turma 02 |
10 |
GABRIEL FERNANDES SILVA |
109481309 |
6 |
06/09/2007 |
16/02 19/02
24/02 01/03 04/03 09/03 12/03 17/03 22/03 25/03 30/03
|
11 |
GIOVANNA OLIVEIRA CORDENIZ LUZ |
113681831 |
5 |
12/05/2007 |
||
12 |
GUILHERME OLIVEIRA SILVEIRA LEITE |
111194542 |
1 |
03/08/2007 |
||
13 |
HEBERT JUAN JERONIMO |
110756921 |
7 |
12/05/2006 |
||
14 |
HERICK NASCIMENTO DE SOUZA |
111578991 |
0 |
15/01/2008 |
||
15 |
JOÃO EDSON FRANÇA DE SOUSA |
121374468 |
4 |
28/12/2007 |
||
16 |
JOHNATHAN SILVEIRA ROCHA |
110705267 |
1 |
11/06/2007 |
||
17 |
JOSE RIAN DE JESUS SANTOS |
113921704 |
5 |
16/08/2007 |
||
18 |
LAVINNIA YASMIM VIEIRA DOS SANTOS |
113315395 |
1 |
23/01/2008 |
||
Turma 03 |
19 |
LUCAS APARECIDO DOS SANTOS |
108896400 |
X |
17/10/2004 |
17/02 22/02 25/02 02/03 05/03 10/03 15/03 18/03 23/03 26/03 31/03
|
20 |
LUCAS PRACA MOREIRA |
112374432 |
4 |
04/02/2008 |
||
21 |
MARIA GABRIELLY CORDEIRO DA SILVA |
110678350 |
5 |
30/08/2007 |
||
22 |
MIGUEL ALESSANDRO GOMES DA MATTA COSTA |
109927726 |
7 |
23/06/2007 |
||
23 |
NICOLI SILVA RODRIGUES |
110703816 |
9 |
09/12/2007 |
||
24 |
PAULO ROGERIO MENDES JUNIOR |
111213470 |
0 |
16/12/2005 |
||
25 |
RODRIGO DE SOUZA |
110704447 |
9 |
17/12/2007 |
||
26 |
YASMIN VIEIRA LIMA |
111799291 |
3 |
18/10/2007 |
||
27 |
YGOR CAMILO NOGUEIRA ALDERALDO |
111577820 |
1 |
26/11/2007 |
Tecnologia & Inovação - Prof. Henrique ( 7ºA)
Atividade 6 do 4º Bimestre- Professor Henrique “ Tecnologia
e inovação ” série: 7ºA
Data
de entrega:30/11/2020
Instruções:
ler o texto “Urna Eletrônica ”, e realize as
atividades.
Dúvidas entrar em contato pelo e-mail:
henrimestre1@hotmail. Ou WhatsApp 11945337540
Colocar nome completo, série, enviar
por e-mail ou WhatsApp.
A Urna eletrônica: estamos em um processo eleitoral
onde usamos a urna eletrônica para coletar o resultado, mas nem sempre foi assim,
antes usamos cédulas de papel nas votações.
Sendo assim responda:
1- A urna eletrônica é confiável
e segura?
2- Quais aspectos positivos em se
usar a urna eletrônica?
3- Quais aspectos negativos em
usar a urna eletrônica?
4- Por que nos EUA não se usa a
urna eletrônica?
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